CUIABÁ

ELEIÇÕES 2022

Mato Grosso é um estado de perfil conservador

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O prefeito de Primavera do Leste, Léo Bertolin (MDB), garantiu que após a oficialização da aliança da sigla na coligação do PL e do União Brasil, a maioria dos prefeitos e lideranças do partido vão apoiar o senador Wellington Fagundes (PL) pelo perfil municipalista e por ser o candidato do presidente Jair Bolsonaro no Estado.

Segundo ele, Mato Grosso é um estado de perfil conservador e sempre votou em representantes que fossem de centro direita ou na direita.

“Muitos prefeitos estavam divididos entre o senador Wellington e o outro candidato a senado quando ambos eram opções para o presidente e ao governador Mauro Mendes. Mas com a ida ao palanque contrário, de apoio a Lula, o cenário mudou. Há uma dificuldade do prefeito apoiar e pedir votos a candidatos de Lula em Mato Grosso e contra Mauro Mendes”, comentou o prefeito.

Léo garante que muitos dos prefeitos e vereadores que antes tinham feito acordos com outro candidato, tem buscado o senador Wellington para ofertar apoio ao projeto político dele.

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“Hoje mais de 80% dos prefeitos do MDB devem caminhar com Wellington Fagundes com a mudança no cenário político, o apoio oficial do partido ao PL e a liberação da sigla em Mato Grosso para que as lideranças tenham liberdade de apoiar quem quiser ao senado”, declarou.

O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner, também disse que o apoio à reeleição do senador é essencial aos municípios, especialmente aos de médio e pequeno porte, que sempre contaram com atenção do senador.

“Ele é um político experiente, de resultados, tem perfil municipalista. É um cargo que não é para aprender a ser senador, e ele tem feito um bom trabalho para Mato Grosso. É o melhor político para o estado no Senado da República, os municípios só tem a ganhar com Wellington”.

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Grupo ZF vence a sexta campanha em série nos últimos 2 anos

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Emplacando a reeleição da advogada Gisela Cardoso na presidência da OAB-MT, no último dia 18 de novembro, o Grupo ZF coleciona a 6ª vitória sequencial em campanhas eleitorais nos últimos dois anos. E desde 2015, o Grupo ZF acumula vitórias consecutivas na OAB-MT.

Com isso, a ZF se destaca como a agência com autoridade em marketing eleitoral em Mato Grosso e Goiânia, seja em eleições político-partidária ou institucionais.

À frente do Grupo ZF estão os empresários Ziad Fares, Frederico Parma e Soraia Ferreira. Graduados em publicidade e jornalismo, respectivamente, os profissionais ressaltam a importância de saber unir as técnicas convencionais do marketing eleitoral às novas ferramentas e dinamicidade do digital com assessoria de imprensa.

Para obter êxito nas campanhas eleitorais, o Grupo ZF fortaleceu o conceito 360° da comunicação e “enterrou” de vez a famigerada figura do marqueteiro. “Para se fazer uma campanha eleitoral é formar uma inteligência que entrelaça pesquisa, planejamento estratégico, expertise técnica, ferramentas digitais e assessoria de imprensa para entregar o resultado esperado. É isso que o grupo ZF tem feito”, avalia Ziad Fares.

Com uma experiência de mais 30 anos na área da comunicação e diversas campanhas eleitorais no currículo, Ziad destaca que as vitórias recentes tiveram em comum a força da comunicação digital alinhada à análise aprofundada dos candidatos e do público-alvo.

“Mesmo em um cenário marcado por ataques, desinformações e fake news realizamos uma campanha propositiva na OAB-MT, mantendo a estratégia adotada desde o início que foi a de comunicar os avanços e os novos compromissos de Gisela com a advocacia. Seguir essa linha foi bastante árduo, pois eu nunca vi em nenhuma eleição, inclusive político-partidária, um nível tão baixo de ataques pessoalizados como foi com a OAB-MT este ano”, destaca Ziad.

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*ESTRATÉGIA DIGITAL*

O publicitário Frederico Parma é o estrategista eleitoral do Grupo ZF e avalia que para a estratégia dar resultados é importante conhecer o eleitor, suas principais características e, a partir daí, traçar o plano tático. “O diferencial é interpretar a pesquisa e o público de forma correta para traçar o melhor posicionamento e planejamento. Cada campanha é única e requer aliar as experiências com novos estudos, novas ferramentas e abraçar o novo”, explica Fred.

Neste sentindo, as novas ferramentas digitais são consideradas fundamentais, com maior possibilidade de personalização e, segundo avalia Parma, é o diferencial que a ZF tem oferecido no mercado de marketing eleitoral no Centro-Oeste.

“O digital ainda é um processo novo para a maioria dos candidatos, mas é a nova realidade e que vai exigir cada vez mais qualidade profissional daqui pra frente. Demonstramos que estamos bem atualizados neste aspecto nas vitórias alcançadas”, pontua Parma.

*CONTEÚDO*

Embalar o candidato na estratégia do marketing e na dinamicidade do digital não é suficiente para uma campanha eleitoral vitoriosa. A assessoria de imprensa é atrelada ao conceito 360° para fechar o ciclo do marketing eleitoral exitoso.

Tendo coordenado assessorias de campanhas vitoriosas como a de Mauro Mendes à prefeitura de Cuiabá e Welligton Fagundes ao Senado Federal, Soraia Ferreira destaca que dentro da estratégia de marketing a assessoria de imprensa representa o fortalecimento do conteúdo e da credibilidade do candidato.

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“A publicidade e mídias digitais comunicam o candidato em uma linguagem multissensorial, em uma frente ampla de ferramentas. Já a assessoria de imprensa completa o tripé do marketing político e eleitoral, oportunizando a entrega de conteúdo espontâneo de forma consistente e em diálogo direto com a opinião pública, que é fundamental para consolidação de qualquer projeto político”, destaca Soraia.

*HISTÓRICO*

Fundado em 2002, o Grupo ZF tem reconhecimento internacional, a exemplo do Prêmio Lusófonos recebido este ano. Há 12 anos, a agência passou a atuar em campanhas político-partidárias e ganhou notoriedade com a eleição a prefeito da capital do agora governador Mauro Mendes. Em 2014, o desafio foi fazer a transição do seis vezes eleito deputado federal Wellington Fagundes ao Senado, outra vitória. Desde então, a agência já elegeu também cargos para deputado federal e estadual, vereador e diretorias de entidades nos Estados de Mato Grosso e Goiás.

Nas campanhas conquistadas em série pela ZF está 2022 com dois deputados federais, Coronel Assis e Amália Barros (falecida em maio de 2024). Em 2023 e 2024, a agência emplacou as vitórias na Unimed Cuiabá e na Unimed Goiânia. Já neste ano, conquistou também a vitória do Tenente Coronel Dias para vereador em Cuiabá e acabou de encerrar a campanha que reelegeu Gisela Cardoso na OAB-MT.

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