CUIABÁ

REPRESSÃO NA FRONTEIRA

Ação empregou equipes do Gefron, da Força Tática e da Delegacia de Polícia de Pontes e Lacerda; droga estava em dois veículos em uma chácara na região de Vale de São Domingos

Publicado em

Uma operação conjunta do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), da Força Tática da Polícia Militar e da Delegacia Regional Pontes e Lacerda, realizada na região da fronteira com a Bolívia, na noite desta segunda-feira (25.11), apreendeu 1 tonelada de cloridrato de cocaína. A apreensão gerou um prejuízo de R$ 25 milhões ao crime organizado.

A droga estava armazenada em dois veículos, sendo uma caminhonete e um caminhão. A operação começou durante o patrulhamento de equipes do Gefron na estrada que liga Pontes e Lacerda à cidade de Vale do São Domingos (a 491 km de Cuiabá).

Os policiais tentaram abordar uma caminhonete F250, de cor prata, que fugiu para evitar a abordagem policial naquele momento. A atitude suspeita intensificou a mobilização das equipes de outras equipes do Gefron e da Força Tática do 12º Comando Regional da PMMT, com sede em Pontes e Lacerda, em buscas na região.

A fuga do condutor da caminhonete reforçou as suspeitas de envolvimento em atividades criminosas. Após diligências, foi avistada, em uma chácara já no município de Vale de São Domingos, a mesma caminhonete F250 e um caminhão.

Leia Também:  Polícia Civil identifica criminoso procurado por homicídio de adolescente em Sinop

As equipes entraram na propriedade, mas não localizaram nenhum suspeito. O local parecia ter sido abandonado de forma recente. No primeiro veículo avistado, a F250, os policiais encontraram 15 fardos de cloridrato de cocaína. Já no caminhão, que estava escondido na mesma propriedade, também havia 15 fardos da mesma droga.

Os dois veículos, assim como a droga, foram transportados para a sede da Delegacia de Pontes e Lacerda para os encaminhamentos e destinação legal da droga.

Ninguém foi preso no momento da apreensão, mas as buscas e investigações prosseguem na tentativa de identificar os responsáveis pela droga.

 

A comunidade pode contribuir com as ações de combate ao tráfico de droga e outros crimes na fronteira pelo disque denúncia do Gefron, o 08006461402, ou mesmo com ligação e mensagens de WhatsApp no (65) 99668-7655.

Fonte: SESP

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRO & NEGÓCIOS

Curso de Equitador para Terapia com Equinos forma novos profissionais em Jaciara

Published

on

Nos dias 03 e 04 de dezembro, o Sindicato Rural de Jaciara, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), realizou o curso de “Equitador para Terapia com Equinos”, na Fazenda Escola Flor de Lótus da Faculdade Eduvale. O objetivo da capacitação foi qualificar profissionais para o trabalho com equoterapia, prática terapêutica que utiliza os cavalos para ajudar no tratamento de pessoas com deficiências físicas e/ou mentais.


O curso reuniu profissionais de diversas áreas, como psicologia, fisioterapia e educação física, interessados em integrar a equoterapia às suas práticas de atendimento. O instrutor André Luis Nascimento, responsável pela formação, destacou a importância da profissionalização dos equitadores para garantir a eficácia da terapia.
“Esse curso de equitador é um trabalho específico para a equoterapia, que envolve o atendimento de crianças com algum tipo de deficiência. O Senar tem uma preocupação enorme em profissionalizar os equitadores, assim como é feito com outros profissionais da área da saúde, como os psicólogos. O cavalo precisa estar apto para esse tipo de trabalho, e o equitador tem a responsabilidade não só de conduzir, mas também de treinar, habituar e sensibilizar o animal para que a equipe de terapia desenvolva um trabalho eficaz”, explicou André Luis.
Entre os participantes, estava Cristiane Gonçalves, estudante do sexto semestre de Psicologia da Universidade Federal de Rondonópolis, que já tem experiência com equoterapia em uma fazenda. Para ela, o curso foi uma oportunidade de atualização profissional. “O curso do Senar vem para capacitar e atualizar o conhecimento que temos tanto na faculdade quanto na prática da equoterapia. Além disso, tenho um filho autista e quero aplicar o que aprendi aqui tanto com ele, quanto com outras crianças, quando me formar psicóloga”, afirmou Cristiane.

Leia Também:  Delegados-gerais se reúnem com ministros do Tribunal Superior Eleitoral

A fisioterapeuta Carolina Galdêncio de Souza, que integra a equipe de um Centro de Equoterapia e Zooterapia de Jaciara, também esteve presente no curso. Ela destacou a importância da capacitação para a melhoria da qualidade do atendimento. “Como fisioterapeuta, vejo a importância de estar atualizada. Esse curso nos ensina desde a morfologia do cavalo, o manejo e o preparo do animal antes, durante e após a sessão. Como profissionais da saúde, precisamos entender que o trabalho com o cavalo exige conhecimentos específicos, e a formação de equitador vem para somar. Agradeço muito a parceria com o Senar e acredito que isso nos ajudará no nosso trabalho diário”, afirmou Carolina.

A presidente do Sindicato Rural de Jaciara, Juliana Bortolini, também reforçou a importância da iniciativa, que beneficia tanto os participantes quanto a comunidade local. “Esse curso é uma grande oportunidade para quem está se formando e para a comunidade de Jaciara. Estamos investindo em profissionais qualificados que irão contribuir com o desenvolvimento de uma prática terapêutica importante para muitas famílias”, destacou Juliana.
O curso de Equitador para Terapia com Equinos proporcionou não apenas conhecimento técnico, mas também a sensibilização dos profissionais para a importância da terapia com cavalos no tratamento de crianças e adultos com deficiências. A parceria entre o Sindicato Rural de Jaciara e o Senar-MT fortalece ainda mais o compromisso com a qualificação profissional na região, visando sempre a melhoria da qualidade de vida das pessoas atendidas.

Leia Também:  PRF realiza operação contra crimes ambientais

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA