SAÚDE
Cigarro eletrônico: mocinho ou vilão?
Publicado em
22 de novembro de 2024por
Da RedaçãoPor Solange de Morais Montanha
Embora seja citado como um facilitador para quem deseja parar de fumar, tenha a fama de não fazer mal como o cigarro convencional, possua design moderno e aromas agradáveis, a realidade do cigarro eletrônico é bem diferente, ele vicia e é extremamente prejudicial à saúde. Tanto que os consultórios médicos estão lotados de usuários de “vape”.
Nos últimos anos, os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) ganharam muitos adeptos, especialmente entre os jovens, adolescentes e pré-adolescentes, muitos deles acreditam que a fumaça inalada é composta apenas por vapor de água.
Entretanto, nesses cartuchos há nicotina, que é o principal responsável pelo vício associado ao cigarro, e mais de 2.000 componentes químicos altamente tóxicos quando aquecidos e aspirados, conforme o artigo “O potencial tóxico de um cigarro eletrônico de quarta geração em linhas celulares de pulmão humano e explantes de tecidos”, divulgado pela J. Appl. Toxicol., em 2019.
Dentre as substâncias encontradas no e-cigarro estão THC, propilenoglicol, glicerina vegetal, álcool, aldeídos, acetonas, ácido acético, partículas ultrafinas, benzeno, lítio, estanho, alumínio, níquel, chumbo, entre outros elementos extremamente danosos à saúde.
Segundo pesquisas, os cigarros eletrônicos contêm nicotina derivada do tabaco, cuja concentração é muito superior à dos cigarros convencionais, o que significa que consumir um e-cigarro de 5ml com 5% de sal de nicotina, equivale a usar 250mg de nicotina, ou seja, fumar 250 cigarros convencionais.
Esses aparelhos mecânico-eletrônicos são alimentados por bateria e exalam um aerossol contendo elementos potencialmente nocivos que podem causar diversos tipos de câncer, a inflamação aguda no pulmão chamada EVALI (em português significa “injúria pulmonar aguda associada ao cigarro eletrônico ou vape”), asma, pneumonias, rinites, laringites, dermatites, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas, entre outras.
E os malefícios em relação ao consumo do tabaco também podem se estender a parte reprodutiva no homem, que além de ter diversas doenças relacionadas, invalidez, ainda tem a diminuição do número e mobilidade dos espermatozoides, pode desenvolver impotência sexual e até se tornar infértil. Na mulher, a junção do tabagismo e o anticoncepcional oral aumenta o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a chance de ter Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).
Vale lembrar que quem respira essa fumaça, mesmo que passivamente, pode desenvolver os mesmos problemas de saúde que um fumante.
O crescente consumo do vape no Brasil é alarmante, apesar de ser proibida a comercialização, importação, propaganda, armazenamento, transporte e fabricação de cigarros eletrônicos, vedação que se aplica a acessórios, peças e refis. O ato proibitivo foi determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 2009.
Porém, a preocupação em barrar o uso dos dispositivos para fumar é global. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas (ONU) alertam que é necessário tomar medidas urgentes para proteger os menores de idade, os não fumantes e a população em geral dos efeitos lesivos dos cigarros eletrônicos na saúde.
Dados da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) mostram que o consumo de vape aumentou 600% nas Américas, nos últimos seis anos. Conforme a OMS, há 1,3 bilhão de tabagistas em todo o mundo.
O consumo de tabaco mata cerca de 8 milhões de pessoas ao ano, no planeta. Sendo que mais de 7 milhões são fumantes ativos e em torno de 1 milhão de fumantes passivos. Desse montante, 1 milhão de óbitos ocorrem nas Américas. No Brasil, o tabaco resulta no óbito de cerca de 162 mil fumantes por ano. A expectativa de vida dos fumantes é, pelo menos, 10 anos mais curta do que a dos não fumantes.
Ressaltando que o tabagismo é a primeira causa isolada, evitável, de mortes precoces em todo o mundo.
Em suma, o importante é ter a consciência de que o vício do cigarro convencional ou eletrônico traz sérias consequências à saúde. O ideal é não experimentar ou deixar de ser dependente de tabaco, fator que reduz o risco de doenças, estabiliza a capacidade pulmonar e melhora a qualidade de vida como um todo. Caso não consiga sozinho, o fumante deve buscar ajuda profissional.
*Solange de Morais Montanha é médica Pneumologista com doutorado em Saúde Pública, atende no Hospital São Mateus, em Cuiabá.
ARTIGO & OPINIÃO
A importância da visão de futuro e do super foco para o empreendedor
Published
5 dias atráson
6 de dezembro de 2024By
Da RedaçãoPor Mário Quirino*
No mundo do empreendedorismo, a visão de futuro e o foco inabalável são duas qualidades indispensáveis a quem deseja alcançar o sucesso. A capacidade de prever tendências, antecipar desafios e manter-se firmemente direcionado em seus objetivos é o que distingue os grandes empreendedores dos demais.
Atualmente os empresários estão ansiosos por resultados rápidos. A internet, os gurus digitais e as redes sociais fazem com que os empresários, muitas vezes, percam o foco, se comparem e se frustrem diante da pesada rotina do empreendedor.
Temos que entender que para alguém se tornar um especialista ele precisa de pelo menos 10 mil horas dedicadas a algo. Se você dedicar 40 horas semanais, você levará no mínimo cinco anos para ficar muito bom em alguma especialidade. Não quero correlacionar esses dados, entretanto a idade média de existência de uma empresa no Brasil é de quatro a cinco anos. É claro que há outros fatores que influenciam uma empresa a fechar, mas a questão é que muitas pessoas desistem um pouco antes de ficarem excelentes em sua área de atuação.
Essa nova geração de empreendedores prefere fazer mil coisas três vezes, do que fazer três coisas mil vezes. A questão é que a rotina, a dedicação, a paciência e a melhoria contínua não são tão divertidas, além do fato de não gerarem tantos likes nas redes sociais. Por isso, a visão de longo prazo e o foco são importantes para combater o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) que os empresários estão sofrendo nas últimas décadas. Para ilustrar essa importância, podemos fazer uma analogia com a clássica história de Ulisses e as sereias na mitologia grega.
Ulisses, o herói da Odisseia de Homero, sabia que em sua jornada de retorno para casa enfrentaria muitos perigos, um dos mais notórios era o canto das sereias. Essas criaturas com vozes encantadoras atraíam os marinheiros para as rochas, onde seus navios naufragavam. Ciente desse perigo, Ulisses adotou uma estratégia inteligente, pediu para ser amarrado ao mastro de seu navio e ordenou que seus homens tampassem os ouvidos com cera, para que não fossem seduzidos pelo canto mortal.
Assim como Ulisses, os empreendedores também enfrentam inúmeras tentações e distrações ao longo de suas jornadas. Essas “sereias” modernas podem surgir na forma de novas oportunidades de negócios que desviam do foco principal, tendências passageiras ou mesmo por pressão para adotar modismos sem substância. Para navegar por esses mares traiçoeiros, o empreendedor deve:
*Ter uma Visão Clara de Futuro* – Assim como Ulisses sabia onde queria chegar (sua casa em Ítaca), o empreendedor deve ter uma visão clara e bem definida de seu objetivo final. Isso envolve um planejamento estratégico detalhado, com metas de curto, médio e longo prazo.
*Conhecer a Si Mesmo* – Ulisses conhecia suas fraquezas e se preparou para não sucumbir a elas. Da mesma forma, o empreendedor deve ser introspectivo e reconhecer suas próprias vulnerabilidades. O que permite criar estratégias personalizadas para manter o foco e a disciplina necessários.
*Adotar Estratégias de Foco* – Ulisses amarrado ao mastro representa o super foco do empreendedor. Em tempos de distração constante é vital adotar técnicas e ferramentas que ajudem a manter a concentração nos objetivos principais. Isso pode incluir a delegação de tarefas, a adoção de agendas rigorosas, a prática de técnicas de mindfulness (atenção plena), entre outras ações.
*Prever e Antecipar Desafios* – Tal como Ulisses se preparou para o encontro com as sereias, os empreendedores devem antever possíveis obstáculos e preparar estratégias de mitigação. Situação que envolve estudo constante do mercado, análise de riscos e flexibilidade para ajustar o curso quando necessário.
*Manter a Equipe Alinhada* – Os marinheiros de Ulisses com os ouvidos tampados representam a importância de uma equipe alinhada e focada. Todos devem estar cientes da visão e dos objetivos da empresa, trabalhando em uníssono para evitar distrações e manter o curso correto.
A jornada empreendedora é repleta de desafios e tentações que podem facilmente desviar o foco do objetivo final. Vejo muitos bons empresários desviando de suas carreiras, se distraindo dos seus propósitos, cansando da carreira e de sua rotina, abrindo mão do futuro promissor de sua empresa, justamente por falta de visão de futuro e pela falta de foco. Por estes motivos eles nunca chegam às 10 mil horas e ficam sempre numa transição de carreira, tornando-se empresários medianos.
Por fim, a história de Ulisses nos ensina a termos uma estratégia anti-distrações que, aliás nunca na história da humanidade foi tão necessária. É claro que o empreendedor, muitas vezes, precisará mudar de rota, de estratégia, de gestão, de softwares, de sócios, de mercado, mas deve ter sempre em mente o “Porto” que quer chegar e para isso precisará ter muito foco e uma visão muito clara de futuro. Vamos lá, pegue o papel, a caneta e trace seu plano de voo, 2025 começa agora!
*Mário Quirino é especialista em Desenvolvimento Humano e Diretor Executivo do BNI Brasil em Mato Grosso.
Protocolo implementado em Mato Grosso por Coronel Assis serviu de base para alteração do PL 5265/23
Programação de Natal segue durante a semana no Sesc Arsenal
Parque das Águas de Cuiabá recebe show de drones no dia 11 de dezembro
Polícia Civil cumpre 9 mandados contra organização criminosa em São Félix do Araguaia
Operação Tolerância Zero impede entrada de 24 celulares na Penitenciária de Sinop
CIDADES
Programação de Natal segue durante a semana no Sesc Arsenal
A programação de Natal segue a todo vapor no Sesc Arsenal na semana do dia 10 a 15 de dezembro,...
Parque das Águas de Cuiabá recebe show de drones no dia 11 de dezembro
A Solar Coca-Cola convida Cuiabá para viver a magia do Natal com um evento de drones e a passagem de...
Alunos caracterizados como Mamonas Assassinas encerram atividades de 2024 em recital de bandas
Vestidos como a banda Mamonas Assassinas, os integrantes de uma das 13 bandas do IGC Fest levaram o público ao...
POLÍTICA MT
Grupo ZF vence a sexta campanha em série nos últimos 2 anos
Emplacando a reeleição da advogada Gisela Cardoso na presidência da OAB-MT, no último dia 18 de novembro, o Grupo ZF...
Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon finaliza processo de internacionalização
A Centro-Oeste Airports (COA) concluiu o processo de internacionalização do Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, localizado em Várzea...
Eleição em Cuiabá terá reforço de quase 500 policiais e 1,7 mil câmeras do Vigia Mais MT
O segundo turno da eleição municipal em Cuiabá, que ocorre no próximo domingo (27.10), contará com um reforço de cerca...
MATO GROSSO
Curso de Equitador para Terapia com Equinos forma novos profissionais em Jaciara
Nos dias 03 e 04 de dezembro, o Sindicato Rural de Jaciara, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem...
Sesp deflagra Operação Tolerância Zero ao Crime Organizado nas 41 unidades prisionais de Mato Grosso
A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) deflagrou, nesta quinta-feira (05.12), a Operação “Tolerância Zero ao...
Brasil é considerado país mais ansioso do mundo e 5º mais depressivo, diz OMS
Os casos de ansiedade, depressão e síndrome de Burnout têm crescido rapidamente no Brasil. Tanto que o país é considerado...
POLÍCIA
Protocolo implementado em Mato Grosso por Coronel Assis serviu de base para alteração do PL 5265/23
Mato Grosso viveu um período tenso sob o ataque de assaltantes a agências bancárias e carros-fortes, o conhecido “Novo Cangaço”,...
Polícia Civil cumpre 9 mandados contra organização criminosa em São Félix do Araguaia
A Polícia Civil deflagrou a Operação Extorsio, nesta terça-feira (10.12), para cumprir nove mandados judiciais para combater o crime organizado no município de...
Operação Tolerância Zero impede entrada de 24 celulares na Penitenciária de Sinop
Mais uma ação da Operação Tolerância Zero impediu, nesta segunda-feira (09.12), a entrada de 24 aparelhos de celulares e diversos...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
ECONOMIA6 dias atrás
Câmara aprova urgência para corte de gastos e governo promete negociar
-
CIDADES6 dias atrás
Iluminação da fachada do Sesc Arsenal dará início à temporada de Natal do Sesc-MT
-
ARTIGO & OPINIÃO5 dias atrás
A importância da visão de futuro e do super foco para o empreendedor
-
CIDADES7 dias atrás
Bulixo do Sesc Arsenal incentiva a criatividade e o trabalho familiar