CUIABÁ

CULTURA

Projeto ‘Movimenta’ chega a Sorriso nesta semana

Publicado em

Na próxima segunda e terça-feira (27 e 28), será a vez do município de Sorriso receber o projeto ‘Movimenta’, ação social itinerante, totalmente gratuita, promovida pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT, com apoio da Prefeitura Municipal e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Sorriso).

Haverá atendimentos à comunidade escolar e abertos à população. Serão realizadas diversas ações de cultura, lazer, recreação, saúde, beleza e de formação em vendas para o comércio local.

Nas duas primeiras cidades onde o projeto esteve, Acorizal e Nova Mutum, foram realizados mais de 7,1 mil atendimentos e visitadas 40 empresas do comércio, aponta balanço feito pelas equipes do Sistema Fecomércio-MT.

Em Sorriso, na tarde do dia 27, e na manhã do dia 28, as atividades ocorrem na Escola Municipal Francisco Donizeti, no bairro Nova Aliança.

Estudantes, professores e trabalhadores da unidade poderão participar de atividades com óculos de realidade virtual e de uma experiência de aprendizado 3D com o aplicativo ‘Virtuali-Tee’.

“O aplicativo leva a ciência a uma nova dimensão ao escanear um código estampado em uma camiseta e, a partir da realidade aumentada projetada, permite explorar os sistemas circulatório, respiratório e digestivo”, explica o diretor regional do Sesc e do Senac Mato Grosso, Carlos Rissato.

Na oportunidade, a comunidade escolar receberá orientações sobre saúde bucal, jogos, brincadeiras, oficinas manuais, contação de histórias e apresentação circense.

Leia Também:  Projeto susta portaria do Ministério da Saúde sobre pré-natal, parto e pós-parto

Na tarde de terça-feira (28), o ‘Movimenta’ segue para as imediações da BR-163. Nas tendas montadas no DelNorte Atacarejo toda população poderá usufruir das ações de saúde e beleza e conferir diferentes intervenções artísticas. Ainda serão realizados testes de glicemia e do Índice de Massa Corpórea (IMC). Também terá espaço para corte de cabelo, design de sobrancelhas e massagem.

Encerrando a programação, no dia 28, a partir das 19h, a coach comercial Cléria Del Barco profere a palestra ‘Empresa que não vende, quebra!’, na Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (Acen).

“A capacitação é aberta aos empresários, empreendedores, vendedores, trabalhadores do comércio e demais interessados da região. Tem como objetivo formar equipes que alinhem propósitos e gestão de resultados, tornando-se engajadas, produtivas, ousadas e criativas”, destaca Rissato.

A entrada será social, mediante doação de um quilo de alimento não perecível para o ‘Mesa Brasil’, rede de bancos de alimentos que combate a fome e o desperdício.

Em seguida, o ‘Movimenta’ estará em Sinop (29, 30/06 e 1º/07) e chegará aos municípios de Colíder, nos dias 5 e 6 de julho, e Alta Floresta, entre 7 e 8 do mesmo mês. Esse percurso encerrará a primeira etapa do projeto. As demais etapas, que contemplarão mais municípios do estado, irão ocorrer até o final deste ano.

Leia Também:  Britney Spears: empresário recebeu milhões de dólares durante tutela da artista

PROGRAMAÇÃO:

Dia: 27/06/2022

Horário: a partir das 13h30

Local: Escola Municipal Francisco Donizeti

Público atendido: comunidade escolar

Atividades com óculos de realidade virtual e de aprendizado 3D, com o aplicativo ‘Virtuali-Tee’, orientações sobre saúde bucal, jogos, brincadeiras, oficinas manuais, contação de histórias e apresentação circense.

Dia: 28/06/2022 | Manhã

Local: Escola Municipal Francisco Donizeti.

Horário: a partir das 7h30

Público atendido: comunidade escolar

Atividades com óculos de realidade virtual e de aprendizado 3D, com o aplicativo ‘Virtuali-Tee’, orientações sobre saúde bucal, jogos, brincadeiras, oficinas manuais, contação de histórias e apresentação circense.

Dia: 28/06/2022 | Tarde

Horário: a partir das 13h30

Local: DelNorte Atacarejo

Intervenções artísticas e ações de saúde (aferição de pressão, testes de glicemia e Índice de Massa Corpórea – IMC) e ações de beleza (corte de cabelo, design de sobrancelha e massagem)

Público atendido: aberto à população, bem como colaboradores da unidade e clientes

Dia: 28/06/2022 | Noite

Horário: a partir das 19h

Local: Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (Acen)

Palestra ‘Empresa que não vende, quebra!’, com a coach comercial Cléria Del Barco

Público: empresários, empreendedores, vendedores, trabalhadores do comércio e demais interessados

Entrada social: doação de um quilo de alimento não perecível para o ‘Mesa Brasil’, uma rede de bancos de alimentos que combate a fome e o desperdício.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CULTURA

Exposição “Ser Mato-Grossense”, promove imersão na cultura e nas tradições regionais

Published

on

Uma imersão na cultura regional é a proposta da exposição “Ser Mato-Grossense”, aberta para visitação na galeria do Sesc Arsenal, em Cuiabá. As obras proporcionam um passeio pelo tempo por meio do olhar de artesãos, músicos e artistas plásticos que recortam um pedaço da história de suas gerações. A exposição é organizada pelo Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Social do Comércio(Sesc-MT)

Os visitantes poderão conhecer mais sobre os costumes, crenças, cerimônias religiosas e tradições. Os curadores utilizam peças do acervo do Sesc-MT. Entre os elementos em destaque estão fotos, quadros, trajes utilizados na dança dos mascarados em Poconé, violas-de-cocho e cerâmicas moldadas por povos indígenas da etnia Iny Karajá.

O diretor regional do Sesc-MT, Carlos Rissato, destaca a proposta da entidade. “Mato Grosso é rico em memórias e representamos parte desse repertório histórico nesta exposição. Com certeza, todos que visitarem o espaço serão surpreendidos com a seleção preparada pelos curadores do Sesc”.

A galeria está aberta ao público de terça a sábado, das 14h às 21h, e aos domingos, das 14h às 20h.

Leia Também:  Comissão adia votação de projeto que acelera registro de agrotóxicos

A exposição ultrapassa os limites da galeria com um mural na entrada da unidade assinado por Paty Wolff. Os desenhos riscados em papelão descortinam personagens tipicamente mato-grossenses com cores que retratam o calor da arte local.

A obra da artista plástica é carregada de referências ancestrais. Natural de Cacoal, em Rondônia, ela chegou à capital do estado quando criança, aos dois anos, e se reconhece como mato-grossense. Sua inquietação para conhecer suas raízes familiares a conduziram em uma longa pesquisa cujas referências influenciam nos traços moldados com estilete e pincelados com tinta acrílica.

“Faço uma conversa com o acervo sobre a cultura mato-grossense a partir das referências que encontrei em livros e arquivos de fotografias, dando vida a personagens conhecidos, como dona Danda, que todos os anos participa da lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Cuiabá”, compartilhou.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA