CUIABÁ

ARTIGO & OPINIÃO

Networking: mapa do sucesso

Publicado em

Por Mário Quirino

Há cerca de 20 mil anos, um grupo de humanos deixou um dos mapas tridimensionais mais antigos da humanidade, esculpido em uma caverna, na França. Esse achado não é apenas um marco arqueológico, ele revela que sempre estivemos buscando maneiras de nos conectar, compartilhar conhecimento e traçar caminhos para o sucesso coletivo.

Esses ancestrais sabiam da necessidade de colaborar para sobreviver. O mapa, provavelmente, era uma ferramenta para guiar a comunidade, indicando caminhos seguros, fontes de água ou até territórios de caça.

Avançando para os dias atuais, a tecnologia mudou, o ambiente de negócios evoluiu, mas o ímpeto de colaboração permanece intuitivo. Assim como nossos ancestrais precisavam de mapas para navegar pelo mundo, nós precisamos de mapas estratégicos para navegar pelo mundo dos negócios e das oportunidades. E esse é o papel do networking de alta qualidade.

No passado, um mapa de pedra poderia significar a diferença entre a vida e a morte. Hoje, um bom networking pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso profissional. Há 20 mil anos os humanos trocavam informações de onde encontrar comida e abrigo, atualmente trocamos insights sobre novos produtos, otimização de performance e expansão de negócios.

Leia Também:  Promissor mercado de crédito de carbono

Assim como nossos antepassados compartilhavam técnicas para fabricar armas ou ferramentas, o networking moderno nos ajuda a inovar. Uma conversa com a pessoa certa pode revelar tendências de mercado, apontar lacunas na oferta de produtos e abrir portas para colaborações estratégicas.

Os caçadores do passado precisavam aprimorar suas habilidades para garantir alimento. Atualmente, empresários, executivos e profissionais buscam mentores, referências e modelos de sucesso para aperfeiçoar seus processos em vendas, gestão ou inovação. O networking nos conecta a pessoas que já trilharam o caminho que desejamos percorrer.

O mapa da caverna era um guia para expansão territorial. Hoje, os eventos de networking, grupos empresariais e plataformas digitais nos direcionam onde estão as melhores oportunidades, quais mercados explorar e com quem devemos nos associar.

Desde os primórdios, o ser humano sempre desejou dividir conhecimento e expandir horizontes. O que antes era um mapa rudimentar, no nosso tempo se manifesta nas estratégias de networking que delineamos para crescer e prosperar.

Se há 20 mil anos o sucesso dependia da capacidade de se unir a outros membros da tribo, na atualidade, ele depende da qualidade do nosso networking. Portanto, fica a dica: quem tem acesso ao mapa certo sempre chega mais longe!

Leia Também:  Mulher Advogada: Desafios e Conquistas no Direito

*Mário Quirino é especialista em Desenvolvimento Humano e Diretor Executivo do BNI Brasil em Mato Grosso

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

ARTIGO & OPINIÃO

Música beneficia saúde do corpo e da mente

Published

on

A música é uma das formas de arte mais antigas e universais de expressão, capaz de despertar emoções, melhorar o humor e até contribuir para a saúde física e mental. Estudos científicos têm demonstrado que ouvir ou praticar música pode trazer inúmeros benefícios para o bem-estar geral.

Dentre as vantagens que ela traz para a mente está a redução do estresse e ansiedade. A música tem um efeito direto no sistema nervoso, ajudando a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Sons suaves e melodias relaxantes podem induzir ao estado de calma, sendo eficazes no combate à ansiedade e ao estresse diário.

Já as músicas animadas e harmoniosas estimulam a produção de dopamina e serotonina, neurotransmissores associados ao prazer e bem-estar. O que promove a sensação de felicidade e auxilia no combate sintomas de depressão.

Ouvir e praticar música fortalece conexões neurais e estimula áreas do cérebro ligadas à memória e aprendizado. Situação, especialmente benéfica para idosos, auxiliando na prevenção de demências como o Alzheimer.

Estudos mostram que as músicas clássicas ou instrumentais podem melhorar a concentração e estimular a criatividade, tornando-se aliadas no ambiente de estudo e trabalho.

Leia Também:  Mulher Advogada: Desafios e Conquistas no Direito

A música também influencia positivamente a saúde física. Pesquisas identificaram que as canções relaxantes contribuem para a redução da pressão arterial e frequência cardíaca, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.

Outro importante benefício propiciado pela música é a melhoria da qualidade do sono. Escutar músicas tranquilas antes de dormir leva ao relaxamento profundo, reduzindo assim a insônia.

A música ainda pode atuar como um analgésico natural, ajudando na liberação de endorfinas, o que causa menor percepção da dor em pacientes com doenças crônicas ou em recuperação de cirurgias.

O estímulo para a prática de atividades físicas é outra benesse que os acordes trazem. Músicas animadas aumentam a motivação para a realização de exercícios físicos, tornando treinos mais eficientes e prazerosos.

Em resumo, a música é uma poderosa aliada para a saúde física e mental, incorporá-la no dia a dia pode trazer bem-estar e qualidade de vida.

* Manoel Izidoro é professor e proprietário da Escola de Música IGC de Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA