CUIABÁ

JUSTIÇA

Ministro atendeu pedido do Instituto Não Aceito Corrupção

Publicado em

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de 10 dias para que a Câmara e o Senado expliquem a resolução aprovada na  quinta-feira (13) sobre novas regras para garantir maior transparência e rastreabilidade das emendas parlamentares ao Orçamento federal.

O ministro determinou a intimação da Advocacia-Geral da União (AGU) para que se manifeste sobre a nova norma também em 10 dias.

A medida foi ordenada “à vista da necessidade de melhor esclarecimento dos fatos”, argumentou Dino.

Ele atendeu a pedido feito pelo Instituto Não Aceito Corrupção (Inac), que atua nas ações sobre o tema como amicus curiae, ou seja, como amigo da corte, apto a apresentar manifestações ao Supremo.

O Inac informou ao Supremo que a nova resolução sobre emendas continua a permitir a ocultação do congressista responsável por emendas, o que já foi proibido pelo Supremo, por violar princípios constitucionais relativos ao Orçamento.

“O texto permite (arts. 45-A, 47 e 48- A) que os parlamentares façam indicações por meio de suas bancadas partidárias, constando apenas a assinatura do líder da sigla, sem identificação do autor original”, diz o Inac.

O instituto afirma que a nova modalidade de emendas de líder seriam “uma nova fase do orçamento secreto”, conforme trechos destacados pelo próprio Dino na decisão desta terça-feira.

Leia Também:  Evento exclusivo de networking em Cuiabá: "Capital Humano e Financeiro: Caminhos para a Excelência

Entenda

As emendas parlamentares representam a parte do Orçamento que tem sua destinação definida de acordo com a indicação de deputados e senadores, que selecionam obras ou serviços públicos que devem receber os recursos, geralmente aplicados nas suas bases eleitorais.

A expressão “orçamento secreto” se refere a emendas parlamentares que, nos últimos anos, não permitiam, por exemplo, identificar qual parlamentar havia indicado a destinação do dinheiro, nem o beneficiário final da verba pública, entre outras irregularidades.

Desde dezembro de 2022, o Supremo tem atuado para disciplinar a proposição e a liberação das emendas, considerando inconstitucionais as que não atendem a critérios mínimos de transparência e rastreabilidade.

Orçamento

A nova resolução é a culminância de um processo de conciliação tocado pelo Supremo e faz parte de um plano de trabalho apresentado pelo Congresso para solucionar a questão.

No mesmo dia em que a resolução foi aprovada em sessão conjunta do Congresso, Dino deu declaração afirmando que a solução encontrada para o orçamento secreto ainda estaria “longe do ideal”.

O impasse relativo às emendas é uma das principais causas para o atraso no Orçamento de 2025, que ainda não foi votado na Comissão Mista de Orçamento do Congresso. Após sucessivos atrasos, a previsão agora é que a votação fique para abril, diante da demora na apresentação do parecer do relator Ângelo Coronel (PSD-BA).

Leia Também:  Sistema Fecomércio-MT atendeu mais de 22 mil mulheres com unidade móvel Sesc Saúde Mulher em 2023

Fonte: Agência Brasil

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

21º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu celebra gerações da música raiz na Concha Acústica 

Published

on

O 21º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu começa no próximo dia 2 de maio (sexta-feira), com muita música e uma programação especial que celebra a tradição e destaca a importância da viola caipira como expressão autêntica da cultura brasileira. A Concha Acústica do Parque de Exposições da cidade será ocupada por nomes tradicionais e jovens talentos, a partir das 17h30. A entrada é solidária e opcional, sendo 1 kg de alimento não perecível.
O evento é realizado pela Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT), por meio do Sesc-MT, em parceria com a Prefeitura de Poxoréu, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, com apoio do Sindicato Rural de Poxoréu e Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secel-MT (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer).
Do alto de seus mais de 50 anos de carreira e com presença confirmada em todas as edições do Encontro, a dupla Zé Mulato & Cassiano carrega consigo a essência da viola raiz. “Onde tem um encontro de violeiros, onde a música é realmente caipira, já é uma vitória. Estar no meio cultural, defendendo o que é brasileiro, é muito importante”, afirma Zé Mulato. Para eles, o evento é mais que um show, é reencontro de irmãos, uma grande comunhão em torno de um mesmo ideal.
Com olhar carinhoso para as novas gerações, a dupla destaca a importância dos jovens que escolhem o caminho da viola. “Meus parabéns para os jovens que escolheram ser violeiros. Eles são a continuação dessa grande tradição. Nossa mensagem aos jovens que estão lutando pela cantoria e a viola, é que procurem ser o mais brasileiro possível dentro daquilo que gostam e respeitam”, completa Cassiano.
É exatamente essa continuidade que Clara Viola, a artista solo mais jovem da edição, representa. Natural de São José do Povo (MT) e com apenas 14 anos, ela se apaixonou pelo instrumento musical em 2019, quando ouviu pela primeira vez o som da viola durante uma apresentação da Folia de Reis na casa do avô.
“O som da viola me chamou muita atenção e percebi que era um instrumento diferente dos outros. Pedi uma para minha mãe, e um amigo da família que estava lá escutou, e no dia do meu aniversário me presenteou com uma viola. E, desde então, a viola não sai da minha vida. Ela entrou e ficou, e pretendo levar até onde eu conseguir”, conta Clara.
A violeira chegou ao Encontro de Poxoréu como competidora, tendo conquistado o tricampeonato mirim no ano passado, e agora sobe ao palco como artista convidada. “É incrível pensar que há três anos eu estava competindo e agora, pensar que vou poder me apresentar juntamente aos artistas mais experientes, é algo que só de falar, arrepia, acelera o coração. Porque a gente que é violeira ou que está começando agora, sempre sonha com isso. E poder mostrar a beleza da viola, é algo muito incrível, é algo fantástico para mim”, diz, emocionada.
Com uma apresentação que promete surpresas, Clara deseja que mais famílias levem seus filhos e netos ao evento. “A cada violeiro que nasce, nasce com ele uma nova raiz. E isso mostra que a tradição nunca vai morrer”, completa.
O primeiro dia do 21º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu contará com as seguintes atrações:
Concha Acústica:
17h30 – Vinicius e Venâncio
18h20 – Trio Viola Raiz
18h50 – Os Diamantes do Catira
19h10 – Clara Viola
20h – Zé Mulato e Cassiano
20h50 – Divino e Donizetti
21h40 – Abertura do evento
22h – Os Altaneiros
22h50 – Juliana Andrade e Cleiton Torres
23h40 – Goiano e Paranaense
Palco central
00h30 – Pâmella Viola e Karoline
01h00 – Abertura do Show com queima de fogos
01h30 – Felipe Araújo
Sobre o Sesc-MT   
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso. Atualmente, o Sesc-MT administra 24 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.
O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Diretor musical usa Tribuna Livre e destaca importância do Dia do Lambadão
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA