CUIABÁ

JUSTIÇA

Ministro atendeu pedido do Instituto Não Aceito Corrupção

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O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de 10 dias para que a Câmara e o Senado expliquem a resolução aprovada na  quinta-feira (13) sobre novas regras para garantir maior transparência e rastreabilidade das emendas parlamentares ao Orçamento federal.

O ministro determinou a intimação da Advocacia-Geral da União (AGU) para que se manifeste sobre a nova norma também em 10 dias.

A medida foi ordenada “à vista da necessidade de melhor esclarecimento dos fatos”, argumentou Dino.

Ele atendeu a pedido feito pelo Instituto Não Aceito Corrupção (Inac), que atua nas ações sobre o tema como amicus curiae, ou seja, como amigo da corte, apto a apresentar manifestações ao Supremo.

O Inac informou ao Supremo que a nova resolução sobre emendas continua a permitir a ocultação do congressista responsável por emendas, o que já foi proibido pelo Supremo, por violar princípios constitucionais relativos ao Orçamento.

“O texto permite (arts. 45-A, 47 e 48- A) que os parlamentares façam indicações por meio de suas bancadas partidárias, constando apenas a assinatura do líder da sigla, sem identificação do autor original”, diz o Inac.

O instituto afirma que a nova modalidade de emendas de líder seriam “uma nova fase do orçamento secreto”, conforme trechos destacados pelo próprio Dino na decisão desta terça-feira.

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Entenda

As emendas parlamentares representam a parte do Orçamento que tem sua destinação definida de acordo com a indicação de deputados e senadores, que selecionam obras ou serviços públicos que devem receber os recursos, geralmente aplicados nas suas bases eleitorais.

A expressão “orçamento secreto” se refere a emendas parlamentares que, nos últimos anos, não permitiam, por exemplo, identificar qual parlamentar havia indicado a destinação do dinheiro, nem o beneficiário final da verba pública, entre outras irregularidades.

Desde dezembro de 2022, o Supremo tem atuado para disciplinar a proposição e a liberação das emendas, considerando inconstitucionais as que não atendem a critérios mínimos de transparência e rastreabilidade.

Orçamento

A nova resolução é a culminância de um processo de conciliação tocado pelo Supremo e faz parte de um plano de trabalho apresentado pelo Congresso para solucionar a questão.

No mesmo dia em que a resolução foi aprovada em sessão conjunta do Congresso, Dino deu declaração afirmando que a solução encontrada para o orçamento secreto ainda estaria “longe do ideal”.

O impasse relativo às emendas é uma das principais causas para o atraso no Orçamento de 2025, que ainda não foi votado na Comissão Mista de Orçamento do Congresso. Após sucessivos atrasos, a previsão agora é que a votação fique para abril, diante da demora na apresentação do parecer do relator Ângelo Coronel (PSD-BA).

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Fonte: Agência Brasil

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CIDADES

Domani inaugura nova loja da marca Leapmotor em Cuiabá e aposta na mobilidade elétrica com respaldo global da Stellantis

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O grupo Grupo Domani, com atuação sólida no setor automotivo de Mato Grosso por quase três décadas, inaugurou neste sábado(08), sua nova loja na Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, com um coquetel de lançamento para convidados.


O destaque da ocasião foi a chegada da marca Leapmotor ao portfólio da Domani, com o importante apoio da Stellantis, conglomerado internacional que reúne marcas como Fiat, Jeep e Ram, e que hoje detém o controle majoritário da Leapmotor — mantendo a empresa chinesa apenas como sócia minoritária.

Domani: história, credibilidade e novo ritmo elétrico


Em entrevista, o proprietário do grupo, Armando Martins de Oliveira, destacou o momento:


“A Domani está fechando ano que vem, trinta anos. Vamos completar vinte e nove anos e pouco. Aqui no grupo Domani temos, não tenho o número exato hoje, mas cerca de seiscentos e pouco colaboradores no total.

Hoje estamos lançando aqui a marca Leapmotor, que agora pertence majoritariamente ao grupo Stellantis — dono da Fiat, da Jeep e da Ram. Essa união trouxe uma marca moderna, com tecnologia de altíssimo nível e suporte global.”

Armando ressaltou que a entrada da Leapmotor representa mais do que adicionar um rótulo novo:


“A nossa esperança com essa marca é que ela seja moderna, extremamente tecnológica, e com o suporte forte da Stellantis. Para mim, isso muda a percepção da garantia de um produto novo.”
Tecnologia, autonomia e nova geração de veículos

No evento, foram apresentados dois modelos da Leapmotor — o totalmente elétrico e o híbrido / “range-extender” — e Armando explicou os diferenciais tecnológicos:

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“O carro tem um motor elétrico de tração e um pequeno motor a combustão que funciona apenas para gerar energia, recarregando a bateria, e isso dá uma autonomia de até mil quilômetros. Ou seja: você tanqueia um pouco, carrega na energia, e vai mil km. Isso muda completamente a visão do primeiro carro elétrico que andava cinquenta quilômetros e você tinha que ligar na tomada todo tempo.”


“É um carro de altíssimo nível de tecnologia, muito forte. Você não tem chave: você tem um cartão, você aproxima do retrovisor, ele abre; dentro o sistema é todo touch screen, você não escuta nada; você está ‘pronto para andar’. O motor elétrico tem aceleração muito forte porque já parte elétrico. Então eu vejo uma boa história para o carro elétrico: o mundo inteiro diz que ele vai começar cada vez mais a substituir o carro à combustão.”

Sustentabilidade e os desafios da bateria

Armando também abordou a questão — cada vez mais relevante — do descarte e da durabilidade das baterias dos veículos elétricos:


“O mundo inteiro ainda não tem uma solução que eu ache resolvida para isso. A vida útil das baterias de carro gira em torno de oito a dez anos. O mercado aqui no Brasil ainda é muito incipiente porque são marcas recentes e acho que não há ainda um descarte bem definido. Já se estuda, já se pensa; mas esse é um tema que será tratado.” Ele admitiu que esse ponto exige atenção, mas que isso faz parte da transição energética global. A força da Stellantis e o modelo Leapmotor

“Não é simplesmente trazer uma marca elétrica qualquer. Você ter a Stellantis por trás, com toda a estrutura, manutenção, suporte técnico — isso conta muito. É diferente de começar a vender sem uma marca forte para te atender.”


“Nós vemos hoje que a procura está aumentando. Por exemplo, nós já passamos de 5% em vendas de carros elétricos no nosso mix, e essa tendência é crescente.”

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Mobilidade elétrica em Mato Grosso e o futuro da Domani

O gestor administrativo do grupo, Fortunato Moraes de Souza, reforçou a estratégia da Domani:


“Hoje estamos inaugurando mais uma loja do grupo Domani, trazendo a marca Leapmotor — uma marca do grupo Stellantis — para Cuiabá. Já somos tradicionais no Estado, com quase trinta anos de atuação nas concessionárias Fiat, Jeep e Ram, além de lojas em Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Rondonópolis e Nova Mutum. Agora, damos esse passo importante ao apostar na mobilidade elétrica.”Com a chegada da loja da Leapmotor em Cuiabá, o Grupo Domani sinaliza sua intenção de liderar também no segmento elétrico no Estado — alinhando-se às tendências de inovação, sustentabilidade e consumo consciente.


O coquetel de inauguração, realizado no sábado, marcou a abertura ao público: os interessados puderam visitar o showroom, conhecer os novos modelos, conversar com consultores e agendar test-drives para sentir a tecnologia de perto. A abertura desta nova unidade reforça o compromisso da Domani de oferecer mobilidade de vanguarda aos clientes cuiabanos.

colaborou Luiz Henrique Menezes

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