CUIABÁ

Sorriso MT

Prefeitura apresenta novos veículos para transporte escolar

Publicado em

“A terceirização nos garante mais agilidade no processo de reposição de veículos em caso de defeitos, o que é mais comum nos ônibus que rodam o interior, por conta das longas distâncias percorridas e por rodarem em estradas não pavimentadas”, explica a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, reforçando que, em contrato, já fica estipulada a condição de manutenção de veículos-reserva para substituir veículos com problemas.

“Com este acréscimo na frota própria, vamos organizar melhor a frota dentro da cidade, facilitar e tornar mais confortável o transporte dos alunos, evitando que sejam feitas muitas viagens com o mesmo veículo nos mesmos horários de entrada e saída, o que vai permitir que os alunos fiquem menos tempo esperando o transporte”, ilustra a secretária.

Transporte coletivo

Além da frota própria, muitos alunos, com 11 anos ou mais, que utilizam o transporte escolar também poderão ir e vir das escolas utilizando o transporte coletivo municipal, por meio do passe livre estudantil.

No mês passado o Legislativo Municipal aprovou o Projeto de Lei 32/2022, que autoriza o Executivo a instituir o programa Passe Livre, beneficiando não apenas os estudantes (agora de todas as redes, incluindo federal e privada), mais igualmente outros públicos. Com a lei, pacientes em tratamento de câncer ou Aids, pessoas com deficiência (PCDs) (e seus acompanhantes, quando necessário); atletas que participam dos projetos da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel); policiais civis militares, bombeiros e servidores públicos municipais (quando no exercício da função) também passam a ter direito ao transporte gratuito. 

Leia Também:  Projeto 'Movimenta' chega a Sorriso nesta semana

Já desfrutavam deste benefício os idosos, crianças de até seis anos de idade e cadeirantes. No caso específico do cadeirante, caso seja criança, o acompanhante também está isento do pagamento.

“Estamos licitando a locação de mais veículos para poder ofertar o passe livre, o que certamente irá facilitar a vida de muitas famílias, assim como reduzir sensivelmente o volume de veículos nas ruas, principalmente nos horários de pico”, acrescenta o secretário de Administração, Estevam Calvo.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso MT

Alunos de escolas municipais participam do programa de educaç…

Published

on

Desenvolvido pela Associação de Revendas de Produtos Agropecuários de Sorriso (Cearpa) e Associação dos Distribuidores e Representantes de Produtos Agroquímicos de Sorriso (Adra), o projeto tem como público alvo alunos da rede pública e produtores.

Nove escolas da rede municipal de ensino participam do projeto: Escola Aureliano Pereira da Silva, Escola Leonel Brizola, Escola Francisco Donizete, Escola Vila Bela, Escola Jardim Bela Vista, Escola Caravágio, Escola Boa Esperança, Escola Primavera e Escola Professora Matilde Luiza Zanatta (Assentamento Jonas Pinheiro).

Na última quarta-feira (10), alunos da Escola Vila Bela visitaram a Adra. Ontem (15), alunos do Jardim Bela Vista estiveram na central de recebimento de embalagens vazias de Sorriso no dia de portas abertas, com visitação pública para apresentar informações sobre o funcionamento da unidade e seu papel no Sistema Campo Limpo. O dia também foi marcado pelo plantio de aproximadamente 30 mudas de árvores.

Concursos PEA 2022

Os alunos participarão de concursos de desenho e de redação, que integram o conjunto de atividades propostas para as escolas participantes do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA), cujo foco é a responsabilidade compartilhada pela gestão dos resíduos sólidos. Na modalidade de desenho participam alunos de 4º ano do Ensino Fundamental e na de redação, alunos do 5º Ano. Serão escolhidos um desenho e uma redação de cada central que serão premiados no dia 25 de agosto, com bate papo com os alunos nas escolas. Os vencedores de cada central disputarão a etapa nacional, quando uma comissão reconhecerá os três desenhos e as três redações mais interessantes do Brasil.

Leia Também:  Wesley Safadão passa por novos exames devido à inflamação na coluna

Sobre a edição 2022

Em sua 13ª edição, o PEA Campo Limpo busca apoiar o trabalho desenvolvido pela comunidade escolar com recursos pedagógicos inéditos.

Na edição de 2022, o programa traz como tema central a logística reversa, como importante ferramenta para colocar em prática os conceitos de Economia Circular, trabalhado nas edições de 2020 e 2021.

A logística reversa é uma das estratégias presentes na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010). Trata-se de um importante aliado quando o assunto é responsabilidade compartilhada da sociedade pela gestão dos resíduos sólidos.

Assim como nas demais edições, em 2022, a equipe do PEA Campo Limpo preparou uma série de novidades de modo a favorecer o trabalho de educadoras e educadores em sua prática docente.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA