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Projeto oferece avaliação de acuidade visual e óculos gratuitos para estudantes da rede pública

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O Sesc Mato Grosso inicia nesta semana os atendimentos do projeto Sesc Saúde Visão com alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) 8 de Abril, localizada no bairro Bela Vista, em Cuiabá. No caminhão do projeto, os estudantes passam por exames de acuidade visual e, aqueles que precisarem, receberão óculos, produzidos sob medida, gratuitamente.

Antes da etapa dos exames, o Sesc-MT realizou palestras educativas voltadas aos alunos e professores da unidade, nos períodos matutino e vespertino, além da triagem inicial dos estudantes previamente autorizados pelos pais. As ações fazem parte da metodologia do projeto, que busca unir educação em saúde, prevenção e tratamento de dificuldades visuais.

Implantado este ano pelo Sesc-MT, o Sesc Saúde Visão já é desenvolvido em outros estados brasileiros, com o objetivo de ampliar o acesso à saúde ocular e contribuir para o desempenho escolar das crianças. A previsão é de que mais de mil alunos sejam beneficiados em Cuiabá, com a ampliação do programa para pelo menos outras três escolas públicas.
O objetivo é que o caminhão do Sesc Saúde Visão rode por Mato Grosso inteiro, levando saúde e qualidade de vida para a população, especialmente para estudantes de escolas públicas. Os municípios que tiverem interesse poderão solicitar a presença do projeto por meio de ofício encaminhado à presidência do Sistema Comércio de Mato Grosso.
De acordo com o diretor regional do Sesc-MT, Allan Serotini, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a qualidade de vida e o desenvolvimento das novas gerações.
“O Sesc atua de forma integrada em diversas áreas, e a saúde é uma delas. Com o Sesc Saúde Visão, garantimos que as crianças possam enxergar melhor e, consequentemente, aprender melhor. É uma ação que tem impacto direto no futuro desses estudantes e de suas famílias”, destaca Serotini.
O projeto é realizado pelo Sesc Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e integra as ações do Programa Sesc Saúde, que leva serviços gratuitos de atenção básica a diversas comunidades do estado.
Sobre o Sesc         
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso.
Atualmente, o Sesc-MT administra 21 unidades fixas no estado e seis unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.
O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário Wenceslau Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

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Domani inaugura nova loja da marca Leapmotor em Cuiabá e aposta na mobilidade elétrica com respaldo global da Stellantis

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O grupo Grupo Domani, com atuação sólida no setor automotivo de Mato Grosso por quase três décadas, inaugurou neste sábado(08), sua nova loja na Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, com um coquetel de lançamento para convidados.


O destaque da ocasião foi a chegada da marca Leapmotor ao portfólio da Domani, com o importante apoio da Stellantis, conglomerado internacional que reúne marcas como Fiat, Jeep e Ram, e que hoje detém o controle majoritário da Leapmotor — mantendo a empresa chinesa apenas como sócia minoritária.

Domani: história, credibilidade e novo ritmo elétrico


Em entrevista, o proprietário do grupo, Armando Martins de Oliveira, destacou o momento:


“A Domani está fechando ano que vem, trinta anos. Vamos completar vinte e nove anos e pouco. Aqui no grupo Domani temos, não tenho o número exato hoje, mas cerca de seiscentos e pouco colaboradores no total.

Hoje estamos lançando aqui a marca Leapmotor, que agora pertence majoritariamente ao grupo Stellantis — dono da Fiat, da Jeep e da Ram. Essa união trouxe uma marca moderna, com tecnologia de altíssimo nível e suporte global.”

Armando ressaltou que a entrada da Leapmotor representa mais do que adicionar um rótulo novo:


“A nossa esperança com essa marca é que ela seja moderna, extremamente tecnológica, e com o suporte forte da Stellantis. Para mim, isso muda a percepção da garantia de um produto novo.”
Tecnologia, autonomia e nova geração de veículos

No evento, foram apresentados dois modelos da Leapmotor — o totalmente elétrico e o híbrido / “range-extender” — e Armando explicou os diferenciais tecnológicos:

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“O carro tem um motor elétrico de tração e um pequeno motor a combustão que funciona apenas para gerar energia, recarregando a bateria, e isso dá uma autonomia de até mil quilômetros. Ou seja: você tanqueia um pouco, carrega na energia, e vai mil km. Isso muda completamente a visão do primeiro carro elétrico que andava cinquenta quilômetros e você tinha que ligar na tomada todo tempo.”


“É um carro de altíssimo nível de tecnologia, muito forte. Você não tem chave: você tem um cartão, você aproxima do retrovisor, ele abre; dentro o sistema é todo touch screen, você não escuta nada; você está ‘pronto para andar’. O motor elétrico tem aceleração muito forte porque já parte elétrico. Então eu vejo uma boa história para o carro elétrico: o mundo inteiro diz que ele vai começar cada vez mais a substituir o carro à combustão.”

Sustentabilidade e os desafios da bateria

Armando também abordou a questão — cada vez mais relevante — do descarte e da durabilidade das baterias dos veículos elétricos:


“O mundo inteiro ainda não tem uma solução que eu ache resolvida para isso. A vida útil das baterias de carro gira em torno de oito a dez anos. O mercado aqui no Brasil ainda é muito incipiente porque são marcas recentes e acho que não há ainda um descarte bem definido. Já se estuda, já se pensa; mas esse é um tema que será tratado.” Ele admitiu que esse ponto exige atenção, mas que isso faz parte da transição energética global. A força da Stellantis e o modelo Leapmotor

“Não é simplesmente trazer uma marca elétrica qualquer. Você ter a Stellantis por trás, com toda a estrutura, manutenção, suporte técnico — isso conta muito. É diferente de começar a vender sem uma marca forte para te atender.”


“Nós vemos hoje que a procura está aumentando. Por exemplo, nós já passamos de 5% em vendas de carros elétricos no nosso mix, e essa tendência é crescente.”

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Mobilidade elétrica em Mato Grosso e o futuro da Domani

O gestor administrativo do grupo, Fortunato Moraes de Souza, reforçou a estratégia da Domani:


“Hoje estamos inaugurando mais uma loja do grupo Domani, trazendo a marca Leapmotor — uma marca do grupo Stellantis — para Cuiabá. Já somos tradicionais no Estado, com quase trinta anos de atuação nas concessionárias Fiat, Jeep e Ram, além de lojas em Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Rondonópolis e Nova Mutum. Agora, damos esse passo importante ao apostar na mobilidade elétrica.”Com a chegada da loja da Leapmotor em Cuiabá, o Grupo Domani sinaliza sua intenção de liderar também no segmento elétrico no Estado — alinhando-se às tendências de inovação, sustentabilidade e consumo consciente.


O coquetel de inauguração, realizado no sábado, marcou a abertura ao público: os interessados puderam visitar o showroom, conhecer os novos modelos, conversar com consultores e agendar test-drives para sentir a tecnologia de perto. A abertura desta nova unidade reforça o compromisso da Domani de oferecer mobilidade de vanguarda aos clientes cuiabanos.

colaborou Luiz Henrique Menezes

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