CUIABÁ

Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis inova com 1ª Autarquia do Transporte Coletivo de MT e catraca livre

Publicado em

Neste dia considerado histórico para Rondonópolis, as primeiras horas marcaram o início das atividades das operações de rua da 1ª Autarquia do Transporte Coletivo (AMTC) de Mato Grosso, criada pela Prefeitura de Rondonópolis para assumir o serviço de transporte público que vinha sendo realizado  sob concessão pela empresa Cidade de Pedra. 

Inicialmente, o transporte dos passageiros está sendo realizado por 50 ônibus novos que foram adquiridos pelo município para compor a frota da autarquia, que chega como uma das mais modernas do Estado. Todos veículos contam com sistema de ar-condicionado, com ultrafiltragem e luz ultravioleta que inibem a propagação de vírus e bactérias, wi-fi, acessibilidade, tomadas para carregar celular, câmeras de monitoramento interno e sistema de telemetria.

Todavia, a ideia é de que a frota de ônibus da AMTC  tenha  80 veículos, visando garantir maior conforto, comodidade e segurança para os usuários do transporte coletivo municipal.

Durante esse momento de transição, estimado a princípio em cerca de três meses, o presidente da autarquia, Ivanilson de Oliveira Aguiar Júnior, explica que a gestão do serviço ficará por conta da autarquia e a mão de obra utilizada na operação dos ônibus ficará por conta da empresa Cidade de Pedra.

Leia Também:  Prefeitura entrega veículos zero km para o Centro de Reabilitação Louis Braille e Casa São Domingos Sávio

“Vamos aproveitar neste período de transição a mão de obra da Cidade de Pedra, até os trâmites jurídicos e legais da composição da estrutura da autarquia seja toda formatada e passe a adotar os mecanismos legais de contratação e funcionamento técnico administrativo gerencial”, explicou.
O valor da passagem não terá alteração. Mas, nestes primeiros dez dias de operação, o transporte de passageiros será gratuito. “Os ônibus estão circulando de graça em todas as linhas por cerca de dez dias para que a  população conheça os novos ônibus”, destaca a secretária de Governo, Ione Rodrigues Santos, durante coletiva com a imprensa nesta sexta-feira. “A gente, então, convida a  população para que venha conhecer este novo modelo de transporte público coletivo em Rondonópolis”. 

Ela ressaltou que ônibus irão circular nas  linhas que eram operacionalizadas pela Cidade de Pedra, que vinha operando com 29 ônibus. Porém, com uma frequência maior, já que terá mais ônibus nas ruas. “Assim, os usuários deverão ficar menos tempo esperando”, disse Ione.
Primeiro presidente da Autarquia, o secretário municipal de Infraestrutura, Vinicius  Amoroso, informou  durante a coletiva que a pasta, em parceria com a AMTC, já realizou estudo para a implantação de novas rotas e de faixas exclusivas em diversas vias para dar mais agilidade na circulação dos ônibus pela cidade e diminua o tempo de espera dos usuários. “As faixa somam cerca de 25 quilômetros de extensão e já foram licitadas”, revelou.

Leia Também:  Prefeitura abre novas vagas para a Brigada Municipal Mista em Lucas do Rio Verde

DIA HISTÓRICO

Rondonópolis vive um dia histórico nesta sexta-feira, 1º de julho.  Nas primeiras horas da manhã iniciou as operações nas ruas dos 50 ônibus do sistema de transporte público da cidade pela Autarquia Municipal do Transporte Coletivo (AMTC). Também, um sonho antigo dos moradores da Vila Operária, região mais populosa da cidade, tornou-se realidade logo no início da manhã: a entrega da recuperação do espaço do antigo Centro Social Urbano (CSU), no Jardim Sumaré, que foi responsável por transformar a trajetória de crianças, adolescentes e jovens nos anos 80 e 90 (Saiba mais). Além disso, o prefeito José Carlos do Pátio se dirigiu para Cuiabá para assinar com o governo do Estado novos convênios para realização de obras de infraestrutura importante para o desenvolvimento da cidade. 

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Sesc Rondonópolis: educação, saúde, cultura, lazer e assistência em um só lugar

Published

on

Os moradores de Rondonópolis que procuram por atividades de lazer, programações culturais, ensino de qualidade e até mesmo atendimento odontológico, podem encontrar tudo isso no Sesc Rondonópolis. A unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) reúne todos os serviços e atendimentos em um único local.

O espaço conta com biblioteca, teatro, ateliê de artes, quadra poliesportiva, campo de futebol, academia, piscina e muito mais. “O Sesc Rondonópolis possui uma infraestrutura pronta para atender os trabalhadores do comércio, seus familiares e a população geral em todas as áreas, incluindo a educacional. É uma unidade completa”, declara Antônio Damião, gerente da unidade. 

O diferencial do local é a presença do consultório odontológico, que promove a saúde bucal por meio de orientações, prevenções e procedimentos básicos em odontologia; e do Sesc Escola, que atende alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, os mantendo no centro do processo de aprendizagem.

Os três filhos da artesã Kelly Kazama Farinha (Igor, Letícia e Henrique), fazem parte da história do Sesc Escola. Igor, atualmente com 14 anos, começou a estudar na unidade aos três e seus irmãos mais novos começaram com a mesma idade. Letícia está com 10 anos e cursando o quinto ano do Ensino Fundamental, enquanto o caçula Henrique, de sete, está no segundo ano. 

Além da escola, os filhos da Kelly participam de outras atividades como natação, futebol, pintura e teatro. “Gosto muito do método do Sesc, o construtivismo, a forma como os professores desenvolvem o pensamento, a autonomia, respeitando o tempo de aprendizado das crianças”, explica Kelly.

Outros projetos oferecidos pelo Sesc-MT fazem parte da vida da artesã, que aprimorou suas técnicas após participar de clube do bordado, realizado gratuitamente às quartas-feiras, e hoje faz da arte sua principal fonte de renda. Kelly ainda leva sua mãe, Massae Kazama, de 72 anos, para praticar hidroginástica e participar das reuniões do “Sesc Conviver”. “Ela ama os encontros de idosos, o acolhimento à terceira idade e essa socialização, promovendo saúde e bem-estar para eles, isso não tem preço” relata.

O projeto “Sesc Conviver” promove bem-estar e sociabilidade do público idoso por meio da oferta de ações de assistência, saúde, lazer, cultura e educação, com a realização de diversas atividades como oficinas manuais, práticas esportivas, ações de orientação em saúde, atividades lúdicas e recreativas, entre outros. As reuniões são gratuitas e realizadas todas as quartas e sextas-feiras no período da tarde.

Os visitantes da unidade têm acesso à biblioteca, teatro, galeria e ateliê de artes, sala de música e de dança e espaço do artesanato. Nos espaços voltados para a cultura, são administrados vários cursos e oficinas para o público de todas as idades, como curso de desenho e pintura, curso de ballet, teatro infantil, cursos de música e oficinas de artes visuais.

Leia Também:  Prefeitura abre novas vagas para a Brigada Municipal Mista em Lucas do Rio Verde

Entre as atividades gratuitas estão o curso de macramê, oficina de lettering, clube do livro e curso de cordas friccionadas (violino, violoncelo, contrabaixo acústico e violão).

Lazer

Ao longo do ano, a unidade realiza sessões de cinema gratuitas pelo projeto “Sessão Pipoca”, com a exibição de diversos filmes com classificação indicativa Livre. Na Galeria de Artes são promovidas exposições abertas à visitação para toda a comunidade. A unidade realiza também, uma vasta programação composta por apresentações de circo, dança, teatro, literatura e música, de diferentes artistas locais e nacionais, além da feira de gastronomia e artesanato.Consulte a programação e fique por dentro de tudo que acontece no Sesc-MT.

Para quem gosta de atividade física e esportiva, a estrutura dispõe de uma academia totalmente equipada, piscina, campo de futebol, ginásio e quadra poliesportivos. Contratando o pacote de musculação, o público tem acesso liberado à academia e às atividades como bike indoor, ginástica e Mat Pilates.

Entre outras modalidades estão hidroginástica, natação, futebol society, futsal, voleibol de quadra e Pilates de estúdio. A unidade oferece, ainda, avaliação física e consulta nutricional.

A Valéria Alves Borges tem 39 anos e frequenta a academia do Sesc Rondonópolis há mais de 10 anos. Ela agradece a atenção e dedicação dos instrutores, tanto com ela, quanto com seus filhos. “Arthur, de 13 anos e a Maria Luísa, de nove anos, praticam natação no Sesc desde os seis anos. Arthur teve facilidade, já a Maria Luísa teve resistência, ela sentia medo, mas os instrutores foram maravilhosos, acolheram ela e aos poucos ela criou coragem e progrediu”, relata. A evolução foi tamanha, que Maria Luísa hoje ama nadar, tanto que costuma participar de festivais e competições de natação, promovidas pelo Sesc-MT.

Toda sexta-feira, crianças de 5 a 12 anos podem se exercitar de forma lúdica e divertida com a aula de funcional kids gratuitamente.

Diversão é o que não falta no “Lazer no Sesc”, realizado aos finais de semana. Com o Day Use, o público tem acesso à piscina, redário e espaço recreativo com diversas atividades para a família toda. Ao menos uma vez no mês, diferentes artistas regionais sobem no palco da unidade e embalam as tardes no projeto “Música ao Vivo”. Uma outra opção para confraternizar com amigos e familiares é a locação de quiosques.

Leia Também:  Sinfra indica desvio no Maria Vetorasso em virtude de obra executada em parte do distrito

A estrutura do Sesc Rondonópolis conta ainda com o Restaurante do Comerciário. De segunda a sábado, o espaço de alimentação contribui para a saúde alimentar do trabalhador do comércio, seus dependentes e do público em geral, oferecendo alimentação de qualidade com valores acessíveis. Interessados podem reservar sua marmita a partir das 8h.

Visite a unidade ou entre em contato pelo telefone (66) 3411-1450 para mais informações sobre cursos, horários e valores de mensalidade. Aproveite e faça o seu Cartão Sesc para ter acesso as atividades gratuitas.

 Sobre o Sesc-MT

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso.

Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.

O Sistema S do Comércio é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

SERVIÇO

Day Use

Sábado: das 13h às 16h30

Domingo e feriados: das 09h às 16h30

Entrada gratuita:

Pessoas que possuem o Cartão Sesc;

Pessoa com deficiência;

Doador de sangue;

Pessoas com mais de 60 anos.

Público Geral: R$ 35,00.

Estudante: R$ 17,50.

Vagas limitadas de acordo com a capacidade do local.

ENTRADA DE MENORES

Crianças e adolescentes menores de 18 anos só poderão entrar acompanhados do responsável legal* ou acompanhante**, ambos portando documento de identificação com foto.

*Responsável Legal: pai, mãe, tutor, curador ou guardião.

**Acompanhante: avós, tios, irmão e cunhados desde que maiores de 18 anos.

Terceiros: Autorização concedida pelos pais, assinada e reconhecida em cartório. O acompanhante maior deve estar munido de seus documentos originais, além de cópia dos documentos dos pais e os documentos pessoais do menor (identidade e certidão de nascimento).

Quiosques

Trabalhador do Comércio de Bens, Serviços e Turismo: R$ 85,00

Público Geral: R$ 140,00

Proibida a entrada de bebidas.

Restaurante do Comerciário

Marmitex (Segunda à Sábado):

Trabalhador do Comércio de Bens, Serviços e Turismo: R$7,00

Público Geral: R$14,00.

Prato Executivo (Domingos e Feriados):

Trabalhador do Comércio de Bens, Serviços e Turismo: R$16,00

Público Geral: R$18,00.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA