CUIABÁ

Lucas do Rio Verde MT

Semana do Meio Ambiente é encerrada com competições de corrida de rua

Publicado em

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e o Programa Viva Lucas, realizou, no último sábado (25), a Corrida Noturna do Meio Ambiente. A disputa, que contou com cerca de 350 atletas inscritos, marcou o encerramento das comemorações da Semana do Meio Ambiente.

Antes da largada oficial, o evento contou com uma programação especial para as crianças, que também disputaram uma corrida e ganharam medalhas pela participação, no Parque de Exposições Roberto Munaretto.

O prefeito Miguel Vaz e a primeira-dama Janice Ribeiro estiveram presentes na corrida e parabenizaram toda a equipe envolvida por mais um evento esportivo no município. 

“Esta é a quarta corrida de uma série de eventos que teremos ainda este ano. Quero agradecer a toda equipe envolvida nesse belíssimo trabalho. Destaco também a importância da programação infantil nos esportes. Essa é uma forma de incentivar as crianças a praticar esse esporte tão importante que é o atletismo, é daqui que saem os grandes talentos que representam muito bem o município”, ressaltou o prefeito.

Leia Também:  Cuidados com a dengue devem ser constantes, orienta Gestão Municipal

Com largada na Avenida Beira Mata, a disputa contou com um percurso de 5 km e foi aberta para corredores de várias regiões. As categorias foram divididas pela idade dos atletas. No masculino, de 60 até 99 anos, o servidor do Saae, José Alves, foi destaque. Com 64 anos, José completou a prova em 26 minutos e pretende não perder mais nenhuma disputa no município. 

“Pratico o esporte há 35 anos e, sempre que posso, participo das corridas aqui na cidade. Não tem segredo, basta treinar e ter foco. Temos que cuidar da saúde e é isso que eu aprendi a fazer desde mais novo”, disse José.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes, também esteve presente no evento e destacou a importância da conscientização sobre o tema para a sociedade. “Temos que cuidar do meio ambiente para as futuras gerações. Precisamos dar ênfase às belezas naturais do nosso município e aproveitar as oportunidades para conscientizar as pessoas”.

A Corrida Noturna do Meio Ambiente contou com o apoio do Saae, Sicredi, Martinello e das secretarias municipais do município. 

Leia Também:  Depoimentos de superação marcam Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas

Confira a galeria de fotos da corrida em nosso site: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/fotos/54

Semana do Meio Ambiente

O cronograma de ações para conscientização ambiental, organizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, contou com distribuição de mudas no Paço Municipal e avenidas da cidade, mutirão de limpeza no entorno do Lago Ernani José Machado e Parque dos Buritis e outras orientações. A Secretaria de Assistência Social também envolveu os idosos assistidos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no Cras, realizando uma palestra e visitação sobre plantas medicinais.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde MT

Gestão Miguel Vaz resgata a história do município ao homenagear família de Francisco Lucas

Published

on

Além de completar 34 anos de emancipação político-administrativa em 2022, a cidade de Lucas do Rio Verde comemora também os 40 anos de criação do núcleo urbano. Para manter viva essa história, o prefeito Miguel Vaz entregou à família de Francisco Lucas de Barros, pioneiro que deu origem ao nome do município, documentos que reconhecem a homenagem.

Lucas do Rio Verde teve o seu nome definido na data da criação do núcleo urbano, dia 05 de agosto de 1982. Na época, foi realizada uma reunião com os primeiros moradores para pensarem em um nome a ser dado ao povoado que estava surgindo.

Muitos nomes foram sugeridos, mas a história do desbravador da região, Francisco Lucas de Barros ganhou destaque. Então, surgiu o nome de Lucas do Rio Verde. “Lucas” em homenagem ao seringalista e “Rio Verde” em referência ao rio que corta o município.

Mais que um seringalista, ele era uma das figuras mais proeminentes e importantes de Mato Grosso.

Leia Também:  Sancionada lei que cria Semana Nacional da Adoção

Em ato realizado no estande da Prefeitura na Expolucas, na noite da última quinta-feira (04), a família de Francisco Lucas, representanda pelo bisneto Gabriel Lucas Scardini Barros, recebeu dois documentos adquiridos pela equipe do Museu Histórico.

O primeiro foi o comunicado do Incra sobre a homenagem ao pioneiro, reconhecendo os trabalhos do desbravador na região. O segundo documento trata-se da ata da fundação do núcleo urbano, com a data de 05 de agosto de 1982.

“Esse é um momento histórico, nesses 34 anos de história, receber aqui a família do Francisco Lucas. Então reviver isso, junto a esse museu aqui em nosso estande, é motivo de muita emoção”, destaca o prefeito Miguel Vaz.

Gabriel, que veio ao município apenas para receber a homenagem, ficou surpreso com o progresso da cidade.

“Pra mim e pra toda minha família tem duas palavras que representam isso que é honra e gratidão. Honra por esse município estar em constante desenvolvimento, fruto de um tão trabalho muito bem feito, uma população muito legal, e é muito bacana levar o nome do meu bisavô. Gratidão por tudo isso, por esse trabalho que a prefeitura tá fazendo de registrar a história para as próximas gerações, que é também a história da minha família”, disse Gabriel.

Leia Também:  Educação capacita monitores para auxiliar alunos

Luciana Bauer, secretária de Cultura e Turismo, destaca o trabalho desenvolvido pela equipe do Museu Municipal. “Eu estou muito feliz por luta tão jovem de reconhecer e valorizar a sua história através desse resgate tão especial promovido pelo Museu Histórico”, conclui a secretária.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA