CUIABÁ

SOLIDARIEDADE EM CENA

Casas Caminho Redentor é especializada em acolher pessoas com lesões físicas e cerebrais no estado

Publicado em

O Instituto Incamtec une arte e responsabilidade social no evento “Beleza Cuiabá & Mato Grosso em Cena”, que será realizado no dia 1º de dezembro, no Teatro da UFMT. O espetáculo, que celebra a cultura mato-grossense, tem um propósito maior: arrecadar alimentos para a Casas Caminho Redentor, uma entidade filantrópica que acolhe pessoas, entre crianças e adultos, em situação de extrema vulnerabilidade e com lesões físicas e cerebrais.

A entrada para o evento é gratuita, mas o ingresso deve ser trocado por 2kg de alimento não perecível (exceto sal). A arrecadação será integralmente destinada à instituição, que depende exclusivamente de doações para manter seus serviços essenciais.

O evento tem como produtores o artista Edmilson Maciel e Rodinei Barbosa, diretor da companhia de dança que leva seu nome.

A Casas Caminho Redentor, fundada em 1986, atende pessoas com lesões físicas e cerebrais em situação de risco familiar. A entidade oferece não apenas abrigo, mas também atendimento médico, medicação contínua e fisioterapia diária, buscando oferecer dignidade e qualidade de vida aos acolhidos.

A presidente do Instituto Incamtec, Jane Santos de França, reforça o compromisso social do projeto.

“Ao mesmo tempo em que celebramos a arte mato-grossense, estamos estendendo a mão a quem precisa. O formato de troca de ingressos por alimentos não só democratiza o acesso à cultura, mas também mobiliza a comunidade em torno de uma causa vital. É a cultura e a solidariedade caminhando juntas, reforçando o impacto positivo que queremos deixar na vida das pessoas.”

Leia Também:  Atendimento virtual a vítimas de violência doméstica marca lançamento da Operação Átria em MT

O produtor Edmilson Maciel pondera que o espetáculo transcende o entretenimento e se torna uma ação de cuidado coletivo. “A arte sempre foi uma ponte entre pessoas, e desta vez não é diferente. Quando colocamos nosso talento a serviço do bem, criamos um movimento que vai muito além do palco. Cada pessoa que contribuir com um quilo de alimento estará ajudando a escrever uma nova história para alguém que precisa. É isso que dá sentido ao nosso trabalho: transformar emoção em cuidado, e espetáculo em esperança.”

Rodinei Barbosa, também produtor do espetáculo, faz um apelo à participação. “Nosso espetáculo é uma celebração das nossas raízes, mas também um convite à ação. Quem for prestigiar a arte e a história de Mato Grosso estará, diretamente, garantindo o sustento e o cuidado de pessoas que não têm a quem recorrer. É um prazer poder usar a arte como ferramenta de auxílio ao próximo.”

NECESSIDADES
A Casas Caminho Redentor se mantém com doações e, muitas vezes, o valor é insuficiente para cobrir os custos de medicação contínua, terapias especializadas e as três refeições diárias.

Leia Também:  Servidores de Barra do Garças reconhecem melhorias no atendimento socioeducativo

A instituição, que se divide em três lares (Lar Adalha para homens, Lar Caminho Redentor para mulheres e Lar Fraternidade para integração), busca voluntários de diversas áreas, como musicoterapia e terapia ocupacional, e está aberta à comunidade aos sábados para momentos de interação.

APOIO E PATROCÍNIO
O evento é realizado pelo Instituto Incamtec, com produção de Edmilson Maciel e da Cia de Dança Rodinei Barbosa, por meio de emenda do deputado estadual Beto Dois a Um (PSB), com apoio do Governo de Mato Grosso, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e do deputado federal Fábio Garcia.

SERVIÇO
•O QUÊ: Espetáculo “Beleza Cuiabá & Mato Grosso em Cena” – Ação Solidária
•QUANDO: 1º/12/2025, a partir das 20h
•ONDE: Teatro da UFMT
•INGRESSOS: Gratuitos, com troca solidária por 2kg de alimentos não-perecíveis (exceto sal).
•OBS.: Entrar em contato pelo telefone (65) 99815-9070 para agendar e pegar os ingressos.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Instituto Incamtec emociona público e lota Teatro da UFMT com “Beleza Cuiabá & Mato Grosso em Cena“

Published

on

O Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu o duplo espetáculo “Beleza Cuiabá & Mato Grosso em Cena”, que uniu a força da Companhia de Dança Rodinei Barbosa à performance cênica de Edmilson Maciel. Eles trouxeram ao palco uma exaltação vibrante às raízes, ritmos e histórias que moldam a identidade cultural de Mato Grosso, na noite desta segunda-feira, 1º de dezembro.

Do início ao fim, o público foi envolvido por cores, musicalidade e narrativas que despertaram orgulho cuiabano e mantiveram a plateia atenta – e muitas vezes em pé – durante 1h20 de apresentação.

A noite foi marcada por animação e encanto: o rasqueado arrastou gente para dançar, a companhia distribuiu pixé, apresentou o guaraná ralado e levou ao palco expressões que fazem parte do cotidiano regional. Uma entrega que emocionou e divertiu o público, reforçando a força da identidade mato-grossense quando colocada na cena artística.

Para a presidente do Instituto Incamtec, Jane Santos de França, a noite mostra que a cultura mato-grossense tem espaço para todos os dias da semana. “Esta noite é a prova viva de que a cultura mato-grossense pulsa forte, emociona e transforma. Ver o Teatro da UFMT praticamente lotado em uma segunda-feira, com famílias, jovens e admiradores da nossa arte, é a maior confirmação de que estamos no caminho certo: valorizando aquilo que nos identifica e que nos une. O Instituto Incamtec tem muito orgulho de realizar este espetáculo duplo, que traz a força da Companhia de Dança Rodinei Barbosa e o talento gigantesco de Edmilson Maciel em uma celebração da nossa cuiabania, das nossas histórias e das nossas raízes. Cada gesto, cada dança, cada palavra dita no palco é uma homenagem à cultura que formou este estado e continua formando gerações”, pontuou.

Leia Também:  Curso de Equitador para Terapia com Equinos forma novos profissionais em Jaciara

Mesmo em uma segunda-feira, o teatro ficou praticamente lotado, algo que, para os artistas, representa a resposta mais valiosa de quem vive da energia do público. “A gente se satisfaz profissionalmente, mas se não vier o retorno da plateia, não está completo. Hoje eu estou muito feliz, porque a manifestação e a energia do público chancelam o espetáculo como um sucesso”, celebrou Edmilson Maciel.

Para Rodinei Barbosa, dançarino e coreógrafo, a energia da plateia é parte essencial do espetáculo, e o sucesso do show se deve ao público. “Teve um momento em que ninguém mais ficou sentado, todo mundo dançando junto. Essa é a grande diferença da nossa companhia. Mostrar a beleza de Cuiabá com o público participando é sempre emocionante. Saio daqui radiante”, contou.

Entre dança, música e narração de fatos culturais, o espetáculo consolidou o orgulho cuiabano e mostrou que a tradição local continua viva, pulsante e capaz de encantar a todos que se permitem sentir a cultura de Mato Grosso.

O médico e cantor João Eloy, o Doutor do Rasqueado, ressaltou a importância histórica deste evento. “Aqui a cuiabania se sente viva, na música, na dança, no teatro, na universidade. Esse momento é grandioso porque mantém viva nossa tradição, essa cultura que nasceu do nosso isolamento. Então gerou aqui no útero do tempo uma cultura nova, autóctone que o Edmilson vai reviver muito bem no trabalho dele aí”.

Para o policial civil Adriano Leal, a noite reforça o papel da cultura como ferramenta social importante: “Quanto mais a gente consumir cultura, conhecimento e educação, melhor a gente lida com as pessoas, com o crime e até com a nossa própria proteção. Para nós da segurança pública isso é fundamental, e quanto mais cedo o jovem tiver esse contato, melhor.”

Leia Também:  Sesc Arsenal recebe o primeiro Festival Gastronômico do Sesc-MT 

Ele também destacou a iniciativa de realizar o espetáculo em dias alternativos. “É um horário para todas as famílias. Saiu do trabalho, passa aqui, traz os filhos. Quanto mais diversificado, mais inclusivo”.

Edmilson Filho, presente na plateia, era um dos bastantes jovens que marcaram presença no teatro, e reforçou a dimensão afetiva do evento: “É sempre uma grande satisfação ver meu pai no palco. Cresci nesse meio, vivendo essa cultura, e tenho enorme apreço por tudo isso. É uma emoção dupla assistir a esse espetáculo”.

Além do aspecto cultural, o duplo espetáculo teve caráter solidário. Cada ingresso foi trocado por 2 kg de alimento não perecível, que serão destinados à instituição Casas Caminho Redentor, localizada no bairro Nova Esperança I, em Cuiabá, que atende pessoas em situação de extrema vulnerabilidade.

“Fico imensamente feliz em apoiar um evento que une cultura, solidariedade e cuidado com as pessoas. Esse show, com Edmilson Maciel e a Cia de Dança Rodinei Barbosa, é uma celebração da beleza de Cuiabá e de Mato Grosso, mas também é um gesto de amor, cada ingresso vira alimento para quem mais precisa”, disse o deputado Beto Dois a Um.

A apresentação encerrou a noite deixando a certeza de que Cuiabá segue viva, pulsante e bem representada nos palcos — seja pela dança, pela voz, pela solidariedade ou pelas histórias que atravessam gerações.

*APOIO E PATROCÍNIO*
O evento é realizado pelo Instituto Incamtec, via emenda do deputado estadual Beto Dois a Um (PSB), com apoio do Governo de Mato Grosso, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e do deputado federal Fábio Garcia.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA