CUIABÁ

MONITORAMENTO

Cidade já possui 23 câmeras em funcionamento, mas atual quer mais equipamentos de vigilância nas áreas urbanas e rurais

Publicado em

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), através do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), apresentou, nesta sexta-feira (17.1), o programa Vigia Mais MT ao prefeito de Gaúcha do Norte, Ari do Prado, que quer ampliar o monitoramento do município.

Gaúcha do Norte já possui 23 câmeras em funcionamento. Entre elas, estão câmeras OCR, Speed Dome e fixas. Contudo, o prefeito estuda propor um aditivo no Termo de Cooperação para adquirir novas câmeras e ampliar o monitoramento no município nas áreas urbanas e rurais.

Segundo Ari do Prado, o monitoramento já trouxe resultados positivos na segurança do município e considera que a aquisição de novos equipamentos vai auxiliar de forma significativa na prevenção e repressão de ações criminosas, facilitando a identificação e captura de suspeitos.

“Toda ferramenta para ajudar na segurança é bem-vinda. Queremos iniciar o mandato com mais reforço ainda no município a fim de garantir total amparo aos cidadãos. Já estamos planejando e estudando esse aditivo e esperamos que seja positiva essa contínua parceria”, pontuou o prefeito.

Leia Também:  Assembleia Legislativa aprova alterações no Regimento Interno

No encontro, o secretário adjunto de Integração Operacional, coronel Fernando Augustinho de Oliveira Galindo, apoiou ampliação do monitoramento no município e ressaltou que o programa tem como foco a redução de crimes no Estado a partir do monitoramento e mapeamento virtual da cidades e bairros.

“Temos câmeras instaladas em mais de 120 municípios que já aderiram ao programa Vigia Mais e que estão inibindo a pratica de crimes e delitos, porque o indivíduo sabe que será monitorado e identificado pelas câmeras, então a população de Gaúcha do Norte só tem a ganhar com a ampliação do monitoramento”, detalho.

Fonte: SESP

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

BRASIL

Sorocaba recebe Planetário da OBA em evento gratuito

Published

on

Os amantes da astronomia e dos mistérios do universo de Sorocaba e região já podem comemorar! O Planetário da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) voltou ao espaço Smart Mall Facens. As atividades gratuitas serão promovidas no Pátio Cianê Shopping, em Sorocaba (SP), no sábado (08/02), das 10h30 às 20h50, e, no domingo (09/02), das 13h às 19h20. A inscrição será no local durante os dias do evento e a escolha do horário será de acordo com a disponibilidade.

Os interessados em explorar os conceitos como, por exemplo, constelações, evolução das estrelas e planetas devem comparecer ao espaço, localizado no Piso 2, Bloco B, e realizar a inscrição na hora. A entrada na atração acontece por ordem de chegada, e cada sessão tem duração de 40 minutos, com capacidade para 30 pessoas.

Composto de uma cúpula inflável, de 5 metros de diâmetro que pesa 34 kg, o planetário cabe em uma mala. O planetário é um projeto de divulgação científica em Astronomia, vinculado à OBA. As sessões são narradas por planetaristas e realizadas em uma cúpula inflável, onde o céu é projetado, proporcionando uma experiência educativa e imersiva.

Leia Também:  Redesenho do sistema de plantio direto vai gerar mais sustentabilidade ao agro

Segundo João Batista Garcia Canalle, coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), o planetário itinerante ajuda a despertar a curiosidade de crianças, jovens e adultos sobre temas como astronomia, céu e os planetas. “É uma forma de divulgar a astronomia e gerar interesse de forma lúdica.”

Organizadores da OBA

A OBA é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com os Deputados Federais Tabata Amaral, André Janones, Vitor Lippi, Ismael Alexandrino, Senador astronauta Marcos Pontes, Centro Universitário Facens, BTG Pactual, Bizu Space, UERJ, Força Aérea Brasileira e Agência Espacial Brasileira.

A OBA ainda tem como embaixadores os canais Manual do Mundo, Física Total e AstroBioFísica.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA