CUIABÁ

ESCLARECIMENTOS URGENTES

ONG participou de três reuniões ministeriais com passagens patrocinadas pelo poder público

Publicado em

O deputado federal Coronel Assis (União-MT) irá protocolar, nos próximos dias, um requerimento convocando o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski e a ministra de Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, para explicarem por qual motivo representantes da ONG paulista Pacto Social e Carcerário participaram de reuniões nos ministérios de Estado. Conforme investigações da Polícia Civil de São Paulo e Ministério Público, a Organização Não Governamental é diretamente ligada à cúpula do grupo criminoso PCC.

“Essa não é a primeira vez que integrantes do governo Lula se reúnem com pessoas ligadas a facções criminosas. Precisamos que os ministros esclareçam qual a ligação entre o poder público federal e essas organizações, quais assuntos foram tratados por eles e qual o critério que autoriza a emissão de passagens aéreas para que eles participassem dessas reuniões? São muitas as respostas que precisam ser dadas à Câmara e ao povo brasileiro”, enfatiza Assis.

O militar que é membro titular da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal exigirá que os fatos sejam devidamente esclarecidos, já que além de serem acusados de intermediar ações de líderes de facções criminosas, os integrantes da ONG ainda tiveram as viagens patrocinadas pelo dinheiro do contribuinte.

Leia Também:  Ditadura militar no Brasil será cenário de HQ do jogo Assassin's Creed

Inicialmente as informações foram publicadas pelo jornal Estadão que destacou a realização de pelo menos três reuniões ministeriais com a presença dos membros da Pacto Social e Carcerário, sendo a última participação no mês de dezembro de 2024.

Dentre os presentes nesses encontros estavam a presidente da ONG Luciane Neves Ferreira e Geraldo Sales da Costa, ambos presos no dia 15 de janeiro deste ano durante a Operação Scream Fake, que desarticulou o esquema do PCC que utilizava a ONG como fachada para a prática de operações ilícitas. Na época outros membros da Organização foram presos, incluindo três advogados.

A ONG é acusada de realizar ações sociais e carcerárias disfarçadas para se infiltrar em espaços institucionais visando o favorecimento do crime organizado.

*Dama do tráfico*

Assis cita como o primeiro encontro entre servidores de Ministério e líderes faccionados, as notícias publicadas em novembro de 2023 pelo Jornal O Estado de São Paulo e portal UOL. Na ocasião em que Luciane Barbosa Farias, esposa do líder do Comando Vermelho, Clemilson dos Santos, de codinome Tio Patinhas, foi recebida por secretários do Ministério da Justiça. Situação confirmada pelo próprio ministério. Inclusive, à época, a dama do tráfico amazonense postou em suas redes sociais fotos e vídeos no CNJ, Câmara dos Deputados e em encontros com políticos.

Leia Também:  PM prende homem com arma de fogo e 102 munições em Sinop

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

EDUCAÇÃO

Sesc Cáceres oferece vagas para EJA/Ensino Médio com formação profissional de produtor cultural na modalidade EAD

Published

on

O Sesc Cáceres está com vagas abertas para o curso EJA/Ensino Médio integrado à formação profissional de Produtor Cultural, na modalidade de Educação a Distância (EAD). As aulas são gratuitas e destinadas a quem atende aos critérios do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), como ter renda per capita de até dois salários mínimos por membro da família, entre outros requisitos.
As pré-inscrições para o curso podem ser realizadas até o dia 14 de fevereiro por meio do link https://apsweb.senacrs.com.br/modulos/vestibular/?codproc=861&curso=1606. As aulas terão início no dia 10 de março.
Para fazer a pré-inscrição, o candidato deverá ter 18 anos completos, ter concluído o ensino fundamental, ser, preferencialmente, trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo ou dependente ou ser egresso da educação básica.
A baixa renda será declarada e atestada pelo candidato através do preenchimento do Formulário de Autodeclaração de Baixa Renda contido nas Normas Gerais do PCG.
O curso terá duração de três semestres, com carga horária de 1.200 horas, sendo 80% de forma virtual, e 20% presencial. As aulas presenciais serão realizadas no Sesc Cáceres, todas as terças-feiras, das 18h às 21h. A formação é oferecida nacionalmente pelo Departamento Nacional do Sesc, por meio da Escola Sesc Alberto Bins (Escola Sede do Programa – Sesc/RS), devido a um esforço coordenado do Sesc-MT com a Fecomércio-MT, filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), sob a presidência de José Roberto Tadros.
Sesc Cáceres
O Sesc-MT está presente em Cáceres desde 2003. Após passar por reformulações e um processo de transição, deixou de ser um local voltado apenas para a educação de crianças, jovens e adultos, para se tornar uma unidade operacional, que contempla os cinco pilares do Sesc: educação, saúde, cultura, lazer e assistência.
Atualmente, o Sesc Cáceres oferece diversas atividades para a população cacerense, como beach tennis, academia, matpilates, aulas de ginástica funcional, hidroginástica, natação, futsal, volei e mix esportivo, além dos projetos já existentes como o Sesc Criar, EJA e cursos de valorização social. A unidade também recebe projetos de cultura como o Bulixo, Território de Memórias e Patrimônio, Sesc Folia, Arraiá do Sesc, de Férias no Sesc e Jogos Escolares Sesc em diversas modalidades.
Sobre o Sesc-MT      
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso. Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.
O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Três homens são presos por tráfico de drogas em Nova Mutum
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA