CUIABÁ

VÍCIOS CONSTRUTIVOS

Construtora Paiaguás pode ser multada em até R$ 60 mil se não consertar falhas em imóvel

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A construtora Paiaguás Incorporadora LTDA pode ser multada em até R$ 60 mil se não consertar falhas estruturais em uma casa situada no condomínio horizontal Murano Residence, no bairro Ilza Terezinha Picolli, em Cuiabá. É o que decidiu a 4ª Vara Cível de Cuiabá, ao analisar o processo de R.A.E.F., que recebeu o imóvel com cinco meses de atraso e com diversas falhas na construção, e conceder a tutela de urgência. O caso foi ajuizado pela advogada Stephany Quintanilha, especialista em Direito Imobiliário.

“Promova a correção integral de todos os vícios construtivos apontados no Laudo Técnico de Engenharia, notadamente as infiltrações, falhas de vedação, exposição de armaduras (ferragens expostas), desníveis e demais anomalias que comprometem a estanqueidade e segurança da edificação, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, a contar da intimação desta decisão. Em caso de descumprimento injustificado, FIXO multa diária no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais), nos termos do art. 537 do CPC, limitada, por ora, até R$ 60.000,00 (sessenta mil reais)”, determinou o Juízo.

Além dos reparos, Quintanilha também pediu a condenação por danos morais de R$ 15 mil e o pagamento de aluguel no valor de R$ 2 mil, uma vez que o proprietário está impedido de morar no imóvel por responsabilidade da própria construtora.

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De acordo com os autos, R.A.E.F. pagou mais de R$ 400 mil na casa, cujo financiamento ele já quitou antes mesmo de pegar as chaves, que deveriam ter sido entregues em fevereiro deste ano, já no prazo máximo previsto em contrato. A vistoria só foi agendada para julho, mas, quando o cliente entrou na casa, encontrou diversas irregularidades, que foram confirmadas por um engenheiro em um laudo técnico de mais de 50 folhas.

O processo cita ainda que estas falhas tornam o lugar inabitável porque põe em risco a segurança dos moradores, além de comprometer a saúde humana, uma vez que apresenta risco de infiltrações e mofo.
De acordo com a advogada Stephany Quintanilha, a empresa não demonstrou interesse em solucionar os problemas. “Mais uma vez, nós vemos o sonho se tornando pesadelo. Meu cliente tentou de tudo para resolver a situação sem precisar acionar a Justiça: foi ao Procon, enviou notificação, procurou a empresa, mas não recebeu nenhum retorno positivo. A construtora chegou ao ponto de enviar um e-mail dizendo que os problemas encontrados estavam dentro da tolerância. É cúmulo do absurdo todo esse descaso”, afirmou.

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A advogada cita também que a concessão da tutela já é uma vitória porque, desde o começo, o que seu cliente buscava era ter a casa em condições de morar, tal qual o prometido pela construtora no ato da venda.

“Essa foi uma primeira vitória, mas olha todo o desgaste do meu cliente: finalmente realizou o sonho, mas está impedido de usufruir. Pagou quase meio milhão de reais numa casa que sequer tem condições de ser a moradia de sua família. O processo ainda precisa tramitar, mas nós buscamos a indenização por danos morais, porque essa situação chega a ser abusiva contra a dignidade dele e de sua família”, apontou.

A tutela foi concedida no último dia 24 de outubro e a empresa tem 30 dias para cumprir com a decisão, sob pena de multa.

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CIDADES

Domani inaugura nova loja da marca Leapmotor em Cuiabá e aposta na mobilidade elétrica com respaldo global da Stellantis

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O grupo Grupo Domani, com atuação sólida no setor automotivo de Mato Grosso por quase três décadas, inaugurou neste sábado(08), sua nova loja na Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, com um coquetel de lançamento para convidados.


O destaque da ocasião foi a chegada da marca Leapmotor ao portfólio da Domani, com o importante apoio da Stellantis, conglomerado internacional que reúne marcas como Fiat, Jeep e Ram, e que hoje detém o controle majoritário da Leapmotor — mantendo a empresa chinesa apenas como sócia minoritária.

Domani: história, credibilidade e novo ritmo elétrico


Em entrevista, o proprietário do grupo, Armando Martins de Oliveira, destacou o momento:


“A Domani está fechando ano que vem, trinta anos. Vamos completar vinte e nove anos e pouco. Aqui no grupo Domani temos, não tenho o número exato hoje, mas cerca de seiscentos e pouco colaboradores no total.

Hoje estamos lançando aqui a marca Leapmotor, que agora pertence majoritariamente ao grupo Stellantis — dono da Fiat, da Jeep e da Ram. Essa união trouxe uma marca moderna, com tecnologia de altíssimo nível e suporte global.”

Armando ressaltou que a entrada da Leapmotor representa mais do que adicionar um rótulo novo:


“A nossa esperança com essa marca é que ela seja moderna, extremamente tecnológica, e com o suporte forte da Stellantis. Para mim, isso muda a percepção da garantia de um produto novo.”
Tecnologia, autonomia e nova geração de veículos

No evento, foram apresentados dois modelos da Leapmotor — o totalmente elétrico e o híbrido / “range-extender” — e Armando explicou os diferenciais tecnológicos:

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“O carro tem um motor elétrico de tração e um pequeno motor a combustão que funciona apenas para gerar energia, recarregando a bateria, e isso dá uma autonomia de até mil quilômetros. Ou seja: você tanqueia um pouco, carrega na energia, e vai mil km. Isso muda completamente a visão do primeiro carro elétrico que andava cinquenta quilômetros e você tinha que ligar na tomada todo tempo.”


“É um carro de altíssimo nível de tecnologia, muito forte. Você não tem chave: você tem um cartão, você aproxima do retrovisor, ele abre; dentro o sistema é todo touch screen, você não escuta nada; você está ‘pronto para andar’. O motor elétrico tem aceleração muito forte porque já parte elétrico. Então eu vejo uma boa história para o carro elétrico: o mundo inteiro diz que ele vai começar cada vez mais a substituir o carro à combustão.”

Sustentabilidade e os desafios da bateria

Armando também abordou a questão — cada vez mais relevante — do descarte e da durabilidade das baterias dos veículos elétricos:


“O mundo inteiro ainda não tem uma solução que eu ache resolvida para isso. A vida útil das baterias de carro gira em torno de oito a dez anos. O mercado aqui no Brasil ainda é muito incipiente porque são marcas recentes e acho que não há ainda um descarte bem definido. Já se estuda, já se pensa; mas esse é um tema que será tratado.” Ele admitiu que esse ponto exige atenção, mas que isso faz parte da transição energética global. A força da Stellantis e o modelo Leapmotor

“Não é simplesmente trazer uma marca elétrica qualquer. Você ter a Stellantis por trás, com toda a estrutura, manutenção, suporte técnico — isso conta muito. É diferente de começar a vender sem uma marca forte para te atender.”


“Nós vemos hoje que a procura está aumentando. Por exemplo, nós já passamos de 5% em vendas de carros elétricos no nosso mix, e essa tendência é crescente.”

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Mobilidade elétrica em Mato Grosso e o futuro da Domani

O gestor administrativo do grupo, Fortunato Moraes de Souza, reforçou a estratégia da Domani:


“Hoje estamos inaugurando mais uma loja do grupo Domani, trazendo a marca Leapmotor — uma marca do grupo Stellantis — para Cuiabá. Já somos tradicionais no Estado, com quase trinta anos de atuação nas concessionárias Fiat, Jeep e Ram, além de lojas em Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Rondonópolis e Nova Mutum. Agora, damos esse passo importante ao apostar na mobilidade elétrica.”Com a chegada da loja da Leapmotor em Cuiabá, o Grupo Domani sinaliza sua intenção de liderar também no segmento elétrico no Estado — alinhando-se às tendências de inovação, sustentabilidade e consumo consciente.


O coquetel de inauguração, realizado no sábado, marcou a abertura ao público: os interessados puderam visitar o showroom, conhecer os novos modelos, conversar com consultores e agendar test-drives para sentir a tecnologia de perto. A abertura desta nova unidade reforça o compromisso da Domani de oferecer mobilidade de vanguarda aos clientes cuiabanos.

colaborou Luiz Henrique Menezes

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