CUIABÁ

ARTES

As peças trazem como referência a cultura dos quatro povos da região. A exposição acontece até 17 de setembro, com entrada gratuita

Publicado em

A arte indígena contemporânea retratada por obras que misturam os conhecimentos e práticas tradicionais dos povos do Oiapoque (Amapá) é exibida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), no projeto ‘Amazônia das Artes’, na Galeria de Arte do Sesc Arsenal. A exposição “Waçá-wará” tem entrada totalmente gratuita e fica disponível para visitação de terça a domingo, das 14h às 21h.

“A ideia principal é fortalecer a cultura por meio da arte, ao mesmo tempo em que se transmite conhecimentos sobre a história do país. Uma forma de representar as terras indígenas da região por meio de expressões contemporâneas dos conhecimentos e práticas de cada povo indígena”, destaca a diretora de Produtos e Serviços do Sesc-MT, Ellen Camargo. A exposição, que é de responsabilidade da regional do Amapá, fica disponível para visitação até o dia 17 de setembro.

As obras são produzidas pelo coletivo de artistas e mestres indígenas, que é representado pelos quatro povos do Oiapoque, Waçá-wará, e que são fundamentais para a história da arte indígena do país, como Milton Nunes, Keyla Pailur, Yermollay Capipoune e outros. “Propagar essa produção artística fomenta que os indígenas sejam protagonistas de suas próprias histórias, para que elas possam ser difundidas pelos próprios produtores”, completa Ellen.

Leia Também:  Sesc-MT apresenta exposição “Retratos na História da Arte”: uma homenagem à contribuição feminina ao longo dos séculos

Composta por 38 peças, a exposição conta com pinturas em tela, esculturas, desenhos e gravuras. Tem o objetivo de transmitir a figura do(a) artista indígena e as expressões dos conhecimentos, além das práticas tradicionais e a individualidade de cada povo.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

 

SERVIÇO

Exposição “Waçá-wará”

Onde: Galeria das Artes – Sesc Arsenal

Quando: até 17 de setembro (de terça a domingo, das 14h às 21h)

Valor: Gratuito

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

BRASIL

Grupo Molejo apresenta a inédita “Coração Molengo”

Published

on

Banda reforça seu legado e inicia novo projeto

 

O grupo Molejo vem com novidade, a canção “Coração Molengo” , uma composição de Pedrinho da Flor, Gilson Bernini e Xande de Pilares. A faixa já está disponível nas plataformas digitais e carrega o estilo descontraído e bem-humorado que consagrou a banda ao longo de mais de três décadas de carreira. A direção e produção musical é de Bira Haway.

Ouça aqui: https://bfan.link/coracao-molengo

Assista aqui: https://youtu.be/1_R4uTZhdVM?si=9ywMFf0dbFG7xPwk

Primeiro trabalho iniciado desde a morte de Anderson Leonardo, vocalista e um dos fundadores do grupo, em abril de 2024, “Coração Molengo” mistura romantismo e irreverência em uma batida contagiante de pagode, característica da sonoridade que se tornou uma banda uma referência nacional. A nova música renova o compromisso do grupo em manter vivo seu legado de sempre levar alegria ao público. Andrezinho, Jimmy Batera, Claumirzinho, Lúcio Nascimento e Robson Calazans.

Animados em começar esse novo ciclo com o público, o grupo celebra o lançamento:

‘Coração Molengo’ é um grande presente que ganhamos dos nossos amigos, ídolos e renomados compositores de sucesso Pedrinho da Flor, Gilson Bernini e Xande de Pilares. Nos deram essas pérolas para gravarmos, com a produção do nosso pai Bira Haway. É samba com bom humor, malemolência e aquela pegada percussiva alegre que é a cara do Molejão! Contamos com a certeza de que o nosso cantor Anderson Leonardo também está com a gente nessa nova etapa da nossa carreira”.

Coração Molengo
(Pedrinho D`Flor, Gilson Bernini, Xande de Pilares)

Leia Também:  Primeiros socorros aumentam chance de sobrevivência em 50%, em casos de parada cardiorrespiratória

Toma cuidado com esse coração molengo
Põe juízo nesse quengo, toda vez que ganha um dengo
Você logo se apaixona tá empolgado, e metido a mulherengo
Pode ser um golpe armado
Se você abrir a guarda vai beijar a lona

Tô dando um papo, mas quem sabe é você
Fique ligado esse filme eu já vi
Tá confundindo sentimento com prazer
Isso é casa de caboclo sai logo daí
Vai devagar pra você não se machucar
Essa aventura sempre acaba em solidão
Dá pra notar que você está perdido
Tá esvoaçando alto mas sem direção
Dá pra notar

Toma vergonha na cara
Se afasta dessa orgia
Quem tem uma joia rara
Não use bijuteria
Toma vergonha na cara
Melhor ficar na sua
Esse seu filé de casa
Nem se compare com lanche da rua
Tome cuidado

 

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA