CUIABÁ

ATENDIMENTO IMEDIATO

Primeiros socorros aumentam chance de sobrevivência em 50%, em casos de parada cardiorrespiratória

Publicado em

O atendimento imediato de primeiros socorros eleva em 50% a chance de sobrevivência do paciente que sofreu uma parada cardiorrespiratória, segundo o Ministério da Saúde. A informação reforça que agir rapidamente e com conhecimento pode salvar vidas.

Dados do Ministério revelam que mais de 300 mil pessoas morrem de infarto por ano, no Brasil.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a asfixia provocada por sufocação ou engasgo é a terceira maior causa de morte de recém-nascidos no mundo. A Sociedade Brasileira de Pediatria, aponta que todos os dias cerca de 15 bebês de até 1 ano de idade vão a óbito por asfixia. Tragédias que podem ser evitadas com atendimento básico de primeiros socorros.

De acordo com o coordenador de urgência e emergência da Help Vida Cuiabá, Felipe Simioni, a prática de primeiros socorros é fundamental não apenas para salvar vidas, mas também para evitar complicações à vítima.

“O recomendado é chamar uma equipe médica para o atendimento de emergência porque é preciso ter conhecimento técnico em situações mais graves. Antes de tomar qualquer atitude é preciso saber o que fazer para evitar o agravamento do quadro” explica o médico.

Leia Também:  Duas em cada 10 brasileiras já sofreram ameaça de morte de parceiros

O especialista destaca que após chamar o serviço de emergência, é preciso verificar o pulso da vítima e se ela tiver desacordada realizar a manobra de ressuscitação, que consiste em colocar as mãos entrelaçadas no centro do tórax e comprimi-las, sem dobrar os braços, repetindo o procedimento entre 100 e 120 vezes por minuto até o socorro chegar. A cada 2 minutos, verifique se há pulso, e não havendo, continue.

“A reanimação é um procedimento muito importante, em situações de maior gravidade, se não for feita imediatamente, a pessoa tem chances muito reduzidas de sobreviver”, frisa o socorrista.
As técnicas de primeiros socorros podem ser aplicadas em vítimas de acidentes, mal súbito, parada cardiorrespiratória, engasgamento, hemorragias, afogamento, queimaduras, choque elétrico, crise convulsiva, acidente com animais peçonhentos, fraturas, intoxicação e desmaios.

Atendimento especializado

Com o objetivo de facilitar a promoção da saúde dos seus clientes, a empresa Help Vida criou o atendimento domiciliar “Help Já”, uma assinatura de atendimento médico 24h, todos os dias da semana, com orientação por telefone, atendimento de urgência e emergência in loco, sem carência, sem co-participação e sem custos adicionais.

Leia Também:  Em quatro meses, hospital realiza 100 cirurgias robóticas

Para saber mais sobre o atendimento domiciliar entre em contato pelo número: (65) 3611-1313.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

ARTIGO & OPINIÃO

Música beneficia saúde do corpo e da mente

Published

on

A música é uma das formas de arte mais antigas e universais de expressão, capaz de despertar emoções, melhorar o humor e até contribuir para a saúde física e mental. Estudos científicos têm demonstrado que ouvir ou praticar música pode trazer inúmeros benefícios para o bem-estar geral.

Dentre as vantagens que ela traz para a mente está a redução do estresse e ansiedade. A música tem um efeito direto no sistema nervoso, ajudando a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Sons suaves e melodias relaxantes podem induzir ao estado de calma, sendo eficazes no combate à ansiedade e ao estresse diário.

Já as músicas animadas e harmoniosas estimulam a produção de dopamina e serotonina, neurotransmissores associados ao prazer e bem-estar. O que promove a sensação de felicidade e auxilia no combate sintomas de depressão.

Ouvir e praticar música fortalece conexões neurais e estimula áreas do cérebro ligadas à memória e aprendizado. Situação, especialmente benéfica para idosos, auxiliando na prevenção de demências como o Alzheimer.

Estudos mostram que as músicas clássicas ou instrumentais podem melhorar a concentração e estimular a criatividade, tornando-se aliadas no ambiente de estudo e trabalho.

Leia Também:  OdontoSesc realiza mais de 4,4 mil procedimentos gratuitos em Cuiabá

A música também influencia positivamente a saúde física. Pesquisas identificaram que as canções relaxantes contribuem para a redução da pressão arterial e frequência cardíaca, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.

Outro importante benefício propiciado pela música é a melhoria da qualidade do sono. Escutar músicas tranquilas antes de dormir leva ao relaxamento profundo, reduzindo assim a insônia.

A música ainda pode atuar como um analgésico natural, ajudando na liberação de endorfinas, o que causa menor percepção da dor em pacientes com doenças crônicas ou em recuperação de cirurgias.

O estímulo para a prática de atividades físicas é outra benesse que os acordes trazem. Músicas animadas aumentam a motivação para a realização de exercícios físicos, tornando treinos mais eficientes e prazerosos.

Em resumo, a música é uma poderosa aliada para a saúde física e mental, incorporá-la no dia a dia pode trazer bem-estar e qualidade de vida.

* Manoel Izidoro é professor e proprietário da Escola de Música IGC de Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA