CUIABÁ

RECONHECIMENTO EXCEPCIONAL

Cuiabano recebe a maior distinção acadêmica na Universidade de São Paulo (USP)

Publicado em

*linha fina*: O engenheiro eletricista e professor da UFMT, Danilo Ferreira de Souza, recebeu a honraria durante a apresentação de seu doutoramento.
O engenheiro e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Danilo Ferreira de Souza, recebeu este mês de abril o maior grau de distinção acadêmica, o Summa Cum Laude, em apresentação de pesquisa de doutorado para o comitê avaliador na Universidade de São Paulo (USP).

Menos de 5% dos pesquisadores recebem distinção, e no caso da Summa Cum Laude, o número costuma ser menor que 1% do total de titulados.
A pesquisa realizada e prestigiada propõe técnicas para aumentar a eficiência de sistemas acionados por motores elétricos, com preocupações desde a produção dos motores elétricos, passando pela etapa de uso, e analisando a manutenção e o descarte ou a reciclagem dos equipamentos. A tese defendida pelo professor foi escrita em inglês, e é composta pelos artigos científicos publicados nas revistas ao longo dos anos de pesquisa no doutoramento, cujo título é – “A contribution to energy efficiency in motor-driven systems”.
Para Danilo a honraria representa uma conquista coletiva de todos que somaram esforços pelo desenvolvimento da pesquisa. Dos supervisores, os colegas coautores das publicações, o suporte de realização na pesquisa, os trabalhadores da pós graduação em Energia da USP, sua família e os colegas da UFMT. Também a universidade de São Paulo e de Coimbra que o apoiaram com toda a infraestrutura e com o suporte financeiro para a realização das pesquisas.
Danilo é o primeiro doutor em sua família e sempre foi estudante de escola pública, concluindo o ensino médio no Instituto Federal de Mato Grosso e se graduando em Engenharia Elétrica pela UFMT, declara que isso faz parte do seu desenvolvimento. “Trabalhar em uma Universidade Pública é uma forma que vejo de tentar devolver um pouco da formação que tive, sempre nas instituições públicas. Não só em Mato Grosso, mas também na UFRJ, na USP e na Universidade de Coimbra em Portugal, que são todas instituições públicas e estão entre as melhores universidades do mundo”, completa o professor.
De volta às salas de aula, o novo doutor tem expectativas de continuar escrevendo seus livros e se dedicar ao ensino, à divulgação de conhecimentos através da extensão universitária. No que diz respeito a pesquisas, Danilo pensa em continuar os trabalhos na Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, no NIEPE/UFMT – Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético, no CPLEN/USP – Centro de Análise, Planejamento e Desenvolvimento de Recursos Energéticos, no DESEME/USP – Grupo de Desempenho e Segurança de Equipamentos e Materiais Elétricos – USP, no CENDAT/USP – Grupo de Descargas Atmosféricas e Alta Tensão e no Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (ISR/UC). Além disso, o doutoramento abriu portas para diversas possibilidades de parcerias para pesquisas com colegas em outros países.
Sobre a honraria:
O termo “cum laude” é parte do sistema de honrarias em latim, utilizado em diversos países para indicar o nível de distinção com que um grau acadêmico foi conquistado.
Existem três variações que simbolizam níveis progressivamente mais altos de distinção acadêmica são eles: “Cum Laude” (com honra), que reconhece um elevado nível acadêmico de destaque; “Magna Cum Laude” (com grandes honras), concedida a pesquisadores de excepcional desempenho acadêmico; e “Summa Cum Laude” (com a maior das honras), que representa a mais alta distinção, reservada para casos de extrema excepcionalidade, particularmente em formação de último nível (doutorado).
Essas distinções existem para prestigiar o comprometimento e a excelência acadêmica de pesquisadores.
Da assessoria de comunicação

Leia Também:  Bioma amazônico tem 30 a 40 mil espécies só de plantas, mostra estudo

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

ALMT é ponto de arrecadação de donativos para as vítimas das enchentes no RS

Published

on

Diante do movimento de solidariedade de todo o país, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) se coloca como um ponto de arrecadação de donativos, a serem encaminhados ao  Rio Grande do Sul. Em razão das fortes chuvas que atingem o estado, foram registradas 90 mortes e calcula-se que mais de 1 milhão de pessoas foram afetadas pela devastação ocasionada pelas águas.

A ALMT, por meio da Superintendência de Integração, Cidadania e Cultura (Assembleia Social), está recolhendo todo tipo de doação de boa qualidade, com destaque para água mineral, cobertores e produtos de higiene pessoal, nesta situação de calamidade pública. Sugere-se a entrega também de alimentos não perecíveis, roupas e calçados e ração para animais domésticos.

O ponto de arrecadação é a entrada do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, de segunda a sexta-feira, a partir das 7h, em horário comercial. O espaço cultural também fará a coleta durante as programações previstas para a segunda quinzena do mês de maio.

A iniciativa da ação foi do presidente da Casa de Leis, deputado estadual Eduardo Botelho (União). “Tudo o que você puder doar, você pode trazer à Assembleia, para encaminharmos para nossos irmãos do Rio Grande do Sul. Junte seus amigos, seus vizinhos, as igrejas… Venha participar conosco deste grande momento de solidariedade”, convida.

Leia Também:  Conselheiros municipais de assistência social participam de curso de formação nos dias 06 e 07 de outubro

Os deputados da Assembleia Legislativa também estão aderindo à campanha e convidando doadores em suas redes sociais. A deputada estadual Janaina Riva (MDB) orientou, em seu perfil do Instagram, como preparar as doações, de forma a facilitar a entrega, especialmente a identificação de roupas e sapatos e a entrega dos materiais em pacotes lacrados. “Um pack (fechado) de água mineral, a cesta básica, se você já puder mandar montada, é muito importante para facilitar na hora da distribuição; kit de higiene para eles entregarem para cada uma das famílias, os sapatos ou roupas, a gente passou uma fita nos sapatos e você vai colocar em uma sacola e identificar”, explicou.

As arrecadações ocorrem por tempo indeterminado, enquanto houver demanda. “A gente tem agora a oportunidade de exercer a nossa humanidade, nessa que é uma dor que devasta todos nós”, registra a superintendente da Assembleia Social, Dani Paula Oliveira.

Em caso de dúvidas, os telefones de contato são (65) 3313-6994 ou (65) 99213-7380 (por Whatsapp).

Serviço

Leia Também:  Bioma amazônico tem 30 a 40 mil espécies só de plantas, mostra estudo

Doações de donativos às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Local: entrada do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros (anexo ao prédio da ALMT)

Período: A partir de 07/05, por tempo indeterminado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e durante programações no Teatro Zulmira Canavarros

Mais informações: (65) 3313-6994 (Assembleia Social) ou (65) 99213-7380 (por Whatsapp)

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA