Turismo
Hotéis fazenda trazem impacto positivo na saúde mental dos turistas
Publicado em
20 de junho de 2022por
Da Redação

A rotina conturbada das grandes cidades tem gerado grande impacto na vida das pessoas e doenças como a Síndrome de Burnout — distúrbio emocional que causa exaustão extrema, estresse e esgotamento físico —, são cada vez mais comuns. Psicoterapia e medicamentos são algumas das diversas recomendações médicas, mas algo que pode trazer um diferencial nos tratamentos dessas condições é se “desligar” do mundo e passar um tempo em conexão com a natureza.
Em uma pesquisa publicada pela revista Nature, de 2019, duas horas por semana em contato com a natureza causa um significativo aumento na sensação de bem-estar, melhora no humor e alívio dos sintomas de estresse e ansiedade. Com isso, os hotéis fazenda se tornam uma boa opção para quem procura um ambiente tranquilo e em contato direto com o meio ambiente para relaxar e fugir do cotidiano agitado da cidade.
Em Gaspar, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, fica localizado o Fazzenda Park Hotel, que oferece aos hóspedes as mais diversas atividades que promovem o bem-estar, em meio a um ambiente rodeado de verde e ar puro. Fazem parte das programações do hotel: trilhas, passeios de charrete, atividades esportivas, oficinas, além das próprias dependências do resort, que são um respiro de alívio dos ares urbanos.
As atividades ao ar livre aliviam os sintomas de ansiedade, estresse e depressão, além de colaborar com a recuperação do cérebro em relação à fadiga acometida pelo cotidiano. Isso ajuda no desempenho do trabalho e dos estudos e na satisfação pessoal.

O bom sono também faz parte dos impactos positivos à saúde mental, como explica o estudo publicado pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia, na qual aqueles que afirmaram ter um sono de boa qualidade, apresentaram menos da metade de pensamentos negativos em uma semana do que aqueles que disseram ter o sono de baixa qualidade.
Viajar impacta de forma geral a saúde mental
Matilde Mendes, 47, psicóloga, conta que o ócio é muito importante e o destino, na verdade, não influencia nos benefícios que uma viagem traz para os aspectos de saúde mental das pessoas, pois isso é muito individual. Até um passeio perto de casa, por exemplo, ou ir à praia ficar um fim de semana, já ajuda as pessoas terem uma melhor qualidade de vida e isso traz impacto na saúde mental delas. Então seja um destino rural ou urbano, os benefícios são os mesmos.
“A psicologia enxerga o ócio como um grande aliado no combate do estresse, aumento na qualidade de vida das pessoas, porque quando temos o ócio, a nossa mente descansa. Então, a partir do momento que relaxamos, isso ajuda recuperar o estresse do dia a dia e, consequentemente, isso traz um grande impacto positivo na saúde das pessoas, física e mentalmente”, argumenta.
“Além disso, o tipo de acomodação vai depender muito das condições pessoais de cada pessoa, mas uma acomodação que traz mais conforto, que dá mais sensação de bem-estar, implicará, sem dúvidas, que esse viajante desfrute melhor. Então é muito relativo, e também é preciso entender as condições socioeconômicas de cada viajante”, explica.
A profissional aconselha quem optar por viajar a escolher o destino que deseja e aproveitar bem esse momento. Mas antes é preciso se planejar, para extrair o máximo da experiência. “É importante que as pessoas se permitam usufruir desses momentos de viagem e curtam isso da melhor forma que puderem no momento, independentemente do local”.
Seja uma viagem sozinha ou com a família, todas trazem benefícios. Uma viagem sozinha aumenta a autoconfiança da pessoa, porque ela tem que lidar com situações diferentes, que não está habituada no dia a dia dela, e isso traz uma melhora na autoconfiança e na autoestima, enquanto uma viagem em família estreita os laços e fortalece o vínculo entre as pessoas.
“O que esse viajante está buscando? Se ele quer uma viagem sozinho para sentir essa sensação de liberdade, com desafios novos, ou ele está querendo uma coisa em família para ter essa conexão, esses momentos de relaxamento em família. Basta saber o que lhe agrada para ter esses momentos de lazer”, justifica Mendes.
Tudo isso, aliado a terapia e o uso de medicamentos, quando recomendado pelos médicos, colabora para os cuidados com a saúde mental, fazendo as pessoas desconectarem do cotidiano movimentado, focando um pouco mais no momento e em si mesmos.
Turismo
Taste Atlas: Pavê está entre as 50 melhores sobremesas do mundo
Published
18 horas atráson
8 de agosto de 2022By
Da Redação

O pavê entrou para a lista dos melhores do mundo segundo o Taste Atlas, site especializado em elaborar diferentes rankings gastronômicos, sempre de acordo com o gosto dos próprios consumidores.
O pavê brasileiro aparece no 12º lugar de uma lista de 50 bolos. Segundo o site, é um bolo popular no Brasil, elaborado em camadas e semelhante ao tiramisu.
“Este bolo de camadas é feito por uma combinação de biscoitos de champanhe, creme, ovos, leite condensado e chocolate. É uma sobremesa tradicional no Brasil, onde cada família tem sua própria variação, por isso há receitas de pavê de morango, abacaxi, chocolate branco, coco, amendoim, entre outros”, escreveu o site, que complementou: “A única coisa importante é servir o bolo frio e apreciar os seus sabores, texturas e variedades únicas.”
Quem lidera o ranking dos melhores bolos e tortas do mundo é a garash, um clássico da culinária Bulgária. Foi criada em 1885 pelo confeiteiro austro-húngaro Kosta Garash, que na época trabalhava em um luxuoso hotel na cidade de Ruse, onde serviu o bolo pela primeira vez. A torta possui camadas delicadas de nozes e um creme de chocolate amargo, depois é coberta por chocolate e amêndoas picadas.
Já no segundo lugar, está uma torta da República Tcheca, chamada “frgál”, encontrada comumente na região da Wallachia da Morávia. A receita é uma torta doce de até 30 centímetros de diâmetro (parece uma pizza), feita com uma massa fina fermentada e com muita cobertura; que pode ser com peras, queijo fresco, ameixas, nozes, mirtilos ou framboesas. As informações são do CNN Viagem e Gastronomia.
E em terceiro, o bolo russo “Smetannik”, feito com uma combinação de farinha, açúcar, ovos, mel, e uma cobertura de leite fresco com creme azedo, baunilha, cream cheese, e leite. “O bolo é tradicionalmente realizado numa frigideira profunda. Uma vez feito, é recomendado deixar o “smetannik” descansar no geladeira durante a noite, e no dia seguinte é cortado em pedaços individuais e servido. O smetannik é especialmente popular em aniversários e ocasiões festivas semelhantes”, explica o site Taste Atlas.
Confira o ranking completo:
355 world cakes: https://t.co/ugegZ8tY90 World’s cakes ranking according to TasteAtlas audience ratings, last update. Opinions? pic.twitter.com/TF74hrjDik
— TasteAtlas (@TasteAtlas) July 5, 2022
Acompanhe o iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram.
Fonte: IG Turismo

Avaliamos o aplicador de selantes da Alcance Profissional

Ômicron: BioNTech anuncia nova vacina contra a variante para outubro

Abertas inscrições para curso sobre argumentação no Direito Tributário

CDH promove audiência pública para debater situação das comunidades quilombolas

Xiaomi vai lançar smartphone dobrável nesta semana
CIDADES


Sugestão de Pauta: Prefeitura de Cuiabá lança Programa ‘Cuiabá Sem Queimadas’ nesta quarta-feira (10)
Luiz Alves Clique para ampliar A Prefeitura de Cuiabá realiza o lançamento da Brigada de Incêndio e do Programa de...


Gestão Municipal avança no revestimento asfáltico nas avenidas Goiás e Mato Grosso
Consideradas eixos estruturantes da cidade, com grande concentração do comércio e circulação de veículos, as avenidas Goiás e Mato Grosso...


Prefeitura de Cuiabá realiza treinamento de líderes comunitários para prevenção e combate a incêndios urbanos
Jose Ferreira Clique para ampliar A Prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano...
POLÍTICA MT


Prefeitos do MDB decidem apoiar reeleição de Wellington Fagundes
A maioria dos prefeitos do MDB vão apoiar a reeleição do senador Wellington Fagundes (PL) pelo perfil municipalista e pelo...


Jarbas se aproveitou do cargo para atrapalhar o rumo das investigações
A Polícia Civil concluiu, o inquérito policial que apura o caso de escutas ilegais no Estado de Mato Grosso, conhecido...


Fagundes elogia Mauro dizendo que ele resgatou a esperança do povo de MT
Com o apoio definido ao senador Wellington Fagundes (PL), o governador Mauro Mendes (UB) foi elogiado pelo senandor que disse...
MATO GROSSO


Tempo vira com chuva, frente fria e temperaturas têm queda brusca
Uma surpreendente frente fria trouxe chuva a Mato Grosso e a segunda-feira (08) amanheceu com clima ameno, na maioria das...


Dona Eulália responde ao Censo 2022 no 1º dia da coleta em Cuiabá
A Unidade Estadual do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em Mato Grosso visitou Eulália da Silva Soares, conhecida...


Obras do primeiro empreendimento Smart Home de MT começam em agosto
O Moov, primeiro empreendimento smart home de Cuiabá, começou oficialmente a ser construído na última segunda-feira (1). O modelo de...
POLÍCIA


Ouro é apreendido no município de Poconé
Na manhã de ontem (07), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 300g de ouro. A ocorrência aconteceu na BR...


Veículo do Rio de Janeiro é recuperado em Rondonópolis/MT
Na noite de ontem (04), na BR 364, no município de Rondonópolis/MT, a Polícia Rodoviária Federal abordou um veículo que...


Lula tem rejeição de 37,2% do eleitorado de MT
O candidato à presidência da República, Luis Inácio Lula da Silva (PT) é rejeitado por 37,2% do eleitorado mato-grossense, conforme...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Política MT4 dias atrás
Senador afirma que a prioridade do PL é reeleger Jair Bolsonaro
-
Política MT5 dias atrás
Coronel Fernanda participa de encontro com Bolsonaro, prefeitos e líderes do agro de MT
-
Política MT4 dias atrás
Coronel Fernanda tem candidatura à deputada federal oficializada durante convenção do PL
-
Política MT5 dias atrás
Paccola pede licença parlamentar