CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Curiosidades Notícias

TEMPESTADE SOLAR VAI ATINGIR A TERRA NESTE FIM DE SEMANA E PODE AFETAR O SETOR ELÉTRICO

Redação
Redação out 30

Explosão dia (28) no Sol diretamente voltada para a Terra liberou enorme energia que chegará ao nosso planeta amanhã e domingo

Essas tempestades podem desencadear auroras a olho nu tão ao Sul quanto os estados de Illinois e Oregon, nos Estados Unidos e poderão ser registradas por fotógrafos até em latitudes ainda menores na América do Norte. A tempestade solar pode seguir no domingo de Halloween, mais moderada e com classes G1 e G2, à medida que a Terra vai estar passando pelo rastro da ejeção de massa coronal.

O melhor período de observação das auroras na Antártida (aurora austral) e no Hemisfério Norte (aurora boreal) será, assim, na noite de sábado para domingo.

A EMC foi lançada ao espaço ontem após uma explosão do tipo X na mancha solar AR2887 que no momento da liberação da ejeção estava voltada diretamente para a Terra. Por isso, é alta a probabilidade de uma tempestade solar mais forte neste fim de semana. A sonda SOHO da NASA registrou a ejeção de massa coronal deixando o Sol a mais de 1260 quilômetros por segundo. As imagens da SOHO acusaram grande quantidade de prótons em direção à Terra e alcançaram nosso planeta ontem apenas uma hora depois de terem sido liberados pelo Sol. Já a ejeção de massa coronal que trará a tempestade solar leva mais de dois dias para cruzar todo o espaço entre o Sol a Terra. As explosões solares do tipo X, como de ontem, são as mais fortes de erupção solar. Em regra, causam os blecautes de rádio mais intensos e as tempestades geomagnéticas mais fortes, que geram auroras e podem afetar o setor elétrico. A explosão X 1.5 de ontem não apenas foi a primeira do tipo X do atual ciclo solar recém iniciado como foi a primeira desde setembro de 2017.

Fonte: https: metsul.com

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *