CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Destaques Opinião Saúde

SISMA divulga Manifestação Conjunta assinada por mais de 20 entidades representativas

Redação
Redação jan 21

Sindicato dos Servidores da Saúde de Mato Grosso (SISMA/MT) divulga Manifestação Conjunta, assinada por mais de 20 entidades representativas repudiando o processo seletivo 001/2022 da Secretaria de Estado e Saúde (Ses). O documento foi protocolado no Ministério Público Estadual do Estado de Mato Grosso (MPE/MT).

A manifestação dá continuidade ao movimento colegiado, iniciado na última segunda-feira, dia 10, data em que os representantes dos conselhos de classes, sindicatos, conselhos das mais diversas áreas da saúde e afins, se uniram para protestar contra o edital do processo seletivo e solicitar o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de 2019, firmado pelo Ministério Público, exigindo a realização do concurso público.

Um dos apontamentos apresentado no manifesto é o discurso que justifica a realização emergencial do seletivo ‘com necessidade para retomada das cirurgias eletivas’, uma vez que o edital não contempla sequer médicos cirurgiões.

“O processo seletivo aprofunda a precarização do trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo fragilidade e descontinuidade do cuidado, baixa qualidade no atendimento, perdas de direito trabalhistas, exploração do trabalhador, desmotivação das equipes que seguem submetidas a não proteção social no trabalho, onde todos os seus direitos trabalhistas são negados”, diz trecho do documento que segue anexo.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *