CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Notícias Política

SEGUNDA MULHER QUE ASSUME O GOVERNO NA HISTÓRIA DE MT

Redação
Redação out 30

Redação:GD

Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas, tomou posse como governadora do Estado no fim da tarde desta sexta-feira (29), no Palácio Paiaguás. Ela ocupará o cargo interinamente em substituição ao vice-governador Otaviano Pivetta (sem partido), que se ausentou do cargo para ceder a cadeira à magistrada por 4 dias.

Em entrevista à imprensa, Maria Helena disse que pretende fazer um passagem tranquila e harmônica com os demais Poderes. “Sou uma serva da Constituição e no momento que fui chamada, eu vim prontamente para atender a ausência momentânea do governador e do presidente da Assembleia Legislativa. É uma vaga muito gloriosa para qualquer um, embora seja muito espinhosa pra quem detém um mandato”, disse.

A governadora interna seguiu dizendo que sua posse no comando do Paiaguás também é uma forma de representatividade as mulheres mato-grossenses. A desembargadora é a segunda mulher a assumir o governo de Mato Grosso. A primeira foi Iraci França, vice no primeiro mandato do ex-governador Blairo Maggi (2003-2010).

“É um prazer muito grande dividir isso com mulheres mato-grossenses. O governador em exercício Otaviano Pivetta, ao fazer essa troca de comando, ele falou também que queria homenagear as mulheres. Acrescento também a minha homenagem às mato-grossenses, que já deram provas de sua garra e determinação”, ponderou.

Helena também destacou que não pretende fazer tomar nenhuma decisão sem o aval de Mendes ou Pivetta. “Eu fui pega de surpresa, mas obviamente já estamos pensando em algumas coisas. No entanto, não farei nada que vá mexer na estrutura do governo, até mesmo porque eu não sou legítima do cargo… Tudo o que iremos negociar em termos de Judiciário com o Executivo será feito na volta do governador Mauro Mendes”, acrescentou.

Pivetta havia assumido o comando do governo na terça-feira (26) diante de uma viagem do governador Mauro Mendes (DEM) à Dinamarca. O democrata participa da Conferência do Clima em Glasgow, na Escócia (COP26) e só retorna ao cargo no próximo dia 9 de novembro.

O governador viajou acompanhado da primeira-dama Virginia Mendes, dos secretários Mauro Carvalho (Casa Civil), César Miranda (Desenvolvimento Econômico), Rogério Gallo (Fazenda) e da secretária Mauren Lazaretti (Meio Ambiente). Também acompanharam os deputados estaduais Max Russi, que é presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e Xuxu Dal Molin.

Neste período, a Assembleia Legislativa está sendo presida pelo deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), que é lider do governo.

Por Batatinha News

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *