SAÚDE
Varíola dos Macacos: Nova York começa a vacinar homossexuais
Publicado em
24 de junho de 2022por
Da Redação

Na tentativa de conter o número crescente de casos da varíola dos macacos, Nova York começou nesta quinta-feira, 23, a vacinar homens homossexuais e bissexuais, com 18 anos ou mais, que tiveram múltiplos parceiros sexuais nos últimos 14 dias e que, consequentemente, estão com “alto risco” de pegar a doença. A cidade já contabiliza mais de 30 casos da enfermidade, sendo a maioria detectada dentro do grupo LGBT.
Antes, assim como em outras jurisdições americanas, a cidade só oferecia o imunizante a pessoas que tiveram contato próximo com infectados ou a pacientes com o resultado positivo para a doença. O imunizante utilizado é a Jynneostm, ou Jynneos, em um esquema de duas doses, com intervalo de 28 dias. O departamento de saúde americano destacou que ser vacinado logo após uma exposição reduz o risco de desenvolver a doença.
Por enquanto, apenas uma clínica faz a aplicação da vacina na cidade. A Chelsea Sexual Health Clinic recebeu cerca de mil doses. A fila na entrada do local na hora da abertura nesta quinta-feira já tinha mais de 100 pessoas. Após três horas, Nova York foi obrigada a suspender as consultas por conta da alta demanda. A clínica agora só atende com hora marcada, sendo que até segunda-feira, 27, não há mais horários disponíveis. As autoridades de saúde esperam disponibilizar mais vagas “em breve”.
A vacinação ocorre pouco dias antes das comemorações do Orgulho LGBT na cidade, que estima atrair cerca de dois milhões de pessoas para as ruas de Nova York.
Na terça-feira, 21, o Reino Unido já havia anunciado a recomendação de vacinação de homens gays e bissexuais por serem o grupo de “maior risco de exposição ao vírus”. O imunizante escolhido foi o mesmo – mas na Europa ele é chamado de Imvanex e foi licenciado previamente apenas para combater a varíola (smallpox).
Estudos apontam que a vacinação prévia contra a varíola pode ser eficaz contra a varíola dos macacos em até 85%, visto que ambos os vírus pertencem à mesma família e, portanto, existe um grau de proteção cruzada devido à homologia genética entre eles. Porém, a doença foi erradicada há mais de 40 anos e não existe atualmente vacinas disponíveis para o público em geral.
Os Estados Unidos já detectou um total de 156 casos do vírus em todo o país em quase metade de seus estados. A cidade de Nova York tem o maior surto de qualquer metrópole em todo o país. Em nível estadual, a Califórnia tem o maior surto com 40 casos, seguido pelo estado de Nova York e Illinois com 19.
Transmissão e prevenção A doença é transmitida pelo contato próximo/íntimo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. Esse contato pode ser por abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias próximas e por tempo prolongado.
Para se prevenir é preciso evitar o contato próximo ou íntimo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado. É importante evitar o contato com qualquer material como roupas de cama, acessórios e vestimentas, que tenham sido utilizadas pelo enfermo e, claro, higienizar bem as mãos lavando-as com água e sabão, além do uso do álcool em gel em seguida.
Em caso de sintomas, os especialistas orientam a busca pelo serviço médico o mais rápido possível, assim como na situação de contato com pessoas sintomáticas.
Sintomas
Os sintomas mais comuns da doença são febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De um a três dias após o início desses sintomas, as pessoas desenvolvem lesões de pele encontradas principalmente no rosto, nas mãos, nos pés e na boca. O período de incubação do vírus é longo, geralmente de 6 a 13 dias, mas podendo variar de 5 a 21 dias, o que pode levar a uma demora para o surgimento dos sinais. A doença costuma apresentar um quadro leve, e as manifestações desaparecem sozinhas dentro de duas a três semanas.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
SAÚDE
Ômicron: BioNTech anuncia nova vacina contra a variante para outubro
Published
35 minutos atráson
9 de agosto de 2022By
Da Redação

A farmacêutica BioNTech e seu parceiro americano Pfizer informaram, nesta segunda-feira, que começaram a fabricar vacinas “bivalentes” de Covid-19 atualizada e projetada para proteger contra as mais recentes subvariantes BA.4 e BA.5 do coronavírus. A empresa disse que pode lançar os imunizantes até outubro se receber aprovação regulatória.
Elas se juntam a outros fabricantes de vacina como a Moderna, que tentam criar formas avançadas e atualizadas de vacinas para proteger contra as novas cepas do coronavírus. A ideia é que os dois novos imunizantes protejam contra as variantes mais recentes e as cepas variantes anteriores.
O primeiro imunizante tem como alvo a subvariante BA.1 da Ômicron . Os dados do estudo clínico sobre sua segurança e eficácia foram enviados em julho para a aprovação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA). Os resultados do estudo foram satisfatórios ao mostrar a produção de anticorpos neutralizantes mais altos contra a variante. A segunda vacina, desenvolvida para atacar as subvariantes BA.4 e BA.5, começará a ser testada este mês.
A agência reguladora americana, Food and Drug Administration (FDA) , no intuito de agilizar e facilitar o processo de aprovação, afirmou que os fabricantes de vacina não precisam enviar dados atualizados de ensaios clínicos para as vacinas adaptadas BA.4/BA.5, pois ela aprovará as vacinas modificadas usando dados clínicos dos ensaios da vacina BA.1.
Entretanto, a Agência Europeia de Medicamentos seguirá o contrário e disse que exigirá dos fabricantes de vacina todos os dados clínicos para cada uma das novas vacinas atualizadas.
Fabricantes tentam atualizações
A Moderna anunciou no mês passado que havia testado um reforço bivalente que produzia anticorpos neutralizantes mais altos contra as subvariantes BA.1 e BA.4/BA.5. Porém, ainda nenhum esforço contra as novas variantes foi aprovado.
Em junho, a FDA pediu, em comunicado, que as fabricantes de vacina mantivessem sua composição atual, ou seja, que previnem contra doenças graves da Covid-19, enquanto adicionavam componentes extras que pudessem proteger contra as cepas BA.4/BA.5.
Os receios são de que as empresas sempre tenham que ficar inovando os imunizantes contra cepas cada vez mais infecciosas e mais transmissíveis que se espalham e continuam a sofrer mutações.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG SAÚDE

Projeto de implantação do campus da UFMT é apresentado para a Gestão Miguel Vaz

Trump pode ser proibido de concorrer à Presidência dos EUA

Polícia prende homem acusado de pedofilia e estupro no Rio de Janeiro

BMX de Lucas do Rio Verde conquista medalhas em etapa do Estadual

Google TV se prepara para adicionar mais canais ao vivo gratuitos
CIDADES


Projeto de implantação do campus da UFMT é apresentado para a Gestão Miguel Vaz
O prefeito Miguel Vaz e a secretária de Educação, Elaine Lovatel, receberam em reunião os professores doutores Adelmo Carvalho, pró-reitor...


BMX de Lucas do Rio Verde conquista medalhas em etapa do Estadual
Equipes de Lucas do Rio Verde de BMX participaram, no último final de semana, de etapa do Campeonato Estadual, realizado...


Sugestão de Pauta: Prefeitura de Cuiabá lança Programa ‘Cuiabá Sem Queimadas’ nesta quarta-feira (10)
Luiz Alves Clique para ampliar A Prefeitura de Cuiabá realiza o lançamento da Brigada de Incêndio e do Programa de...
POLÍTICA MT


Prefeitos do MDB decidem apoiar reeleição de Wellington Fagundes
A maioria dos prefeitos do MDB vão apoiar a reeleição do senador Wellington Fagundes (PL) pelo perfil municipalista e pelo...


Jarbas se aproveitou do cargo para atrapalhar o rumo das investigações
A Polícia Civil concluiu, o inquérito policial que apura o caso de escutas ilegais no Estado de Mato Grosso, conhecido...


Fagundes elogia Mauro dizendo que ele resgatou a esperança do povo de MT
Com o apoio definido ao senador Wellington Fagundes (PL), o governador Mauro Mendes (UB) foi elogiado pelo senandor que disse...
MATO GROSSO


Tempo vira com chuva, frente fria e temperaturas têm queda brusca
Uma surpreendente frente fria trouxe chuva a Mato Grosso e a segunda-feira (08) amanheceu com clima ameno, na maioria das...


Dona Eulália responde ao Censo 2022 no 1º dia da coleta em Cuiabá
A Unidade Estadual do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em Mato Grosso visitou Eulália da Silva Soares, conhecida...


Obras do primeiro empreendimento Smart Home de MT começam em agosto
O Moov, primeiro empreendimento smart home de Cuiabá, começou oficialmente a ser construído na última segunda-feira (1). O modelo de...
POLÍCIA


Ouro é apreendido no município de Poconé
Na manhã de ontem (07), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 300g de ouro. A ocorrência aconteceu na BR...


Veículo do Rio de Janeiro é recuperado em Rondonópolis/MT
Na noite de ontem (04), na BR 364, no município de Rondonópolis/MT, a Polícia Rodoviária Federal abordou um veículo que...


Lula tem rejeição de 37,2% do eleitorado de MT
O candidato à presidência da República, Luis Inácio Lula da Silva (PT) é rejeitado por 37,2% do eleitorado mato-grossense, conforme...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Política MT4 dias atrás
Senador afirma que a prioridade do PL é reeleger Jair Bolsonaro
-
Política MT5 dias atrás
Coronel Fernanda participa de encontro com Bolsonaro, prefeitos e líderes do agro de MT
-
Política MT4 dias atrás
Coronel Fernanda tem candidatura à deputada federal oficializada durante convenção do PL
-
Política MT5 dias atrás
Paccola pede licença parlamentar