CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Cidades Destaques

Presidente do Crea-MT participa da abertura do 11º Encontro de Líderes em Brasília

Redação
Redação fev 16

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Eng. civil Juares Samaniego está participando   do 11º Encontro de Líderes (EL) em Brasília. O 1° dia do evento, realizado terça-feira, 15 de fevereiro reuniu parlamentares e lideranças do Sistema Confea/Crea.

“ Com relação ás ações parlamentares, um dos assuntos destacados no encontro foi a atuação dos conselheiros federais e dos presidentes dos regionais na defesa do salário mínimo profissional e na manutenção da ART para obras de engenharia elétrica até 140 kVA”, disse Juares, explanando que o tema é uma luta árdua à frente do Congresso Nacional, debatidos com senadores, em prol do fortalecimento da Engenharia, da Agronomia e das Geociências.

O presidente do Crea Mato Grosso ressaltou a participação de representantes do Regional Mato-grossense no Encontro. “ Temos representantes em várias Coordenadorias de Câmaras Nacionais, como Engenharias:  Civil, Agronomia, Elétrica Florestal, de Engenharia Industrial, de Segurança do Trabalho, Engenharia Cartografia e Geografia e Câmara Especializada de Geo, Minas e Industrial, além das Comissões de Ensino e Atribuição Profissional e Crea Mulher”, disse Juares.

Realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), capital federal, o evento encerra nesta quinta-feira, 17 de fevereiro. Durante os três dias, o encontro reunirá cerca de 900 participantes, com uso obrigatório de máscara e apresentação de cartão de vacina.

O primeiro dia contou com a participação do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF); do senador Eduardo Braga (MDB/AM) e do governador do Paraná, Carlos Massa Júnior (PSD-PR), entre outras autoridades.

O presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, aproveitou o momento para fazer o que chamou de “prestação de contas” sobre 2021. Entre os destaques da atuação, estiveram o Programa Mulher, a ação parlamentar, a atuação internacional e as eleições pela internet. Em comum às quatro pautas, esteve a palavra “articulação”. “O Programa Mulher foi instituído nos 27 Creas, temos uma articulação em nível nacional”, celebrou. “O lugar de mulher é onde ela quiser, e na Engenharia também”, pontuou, depois de registrar publicamente repúdio a vídeo que ridicularizou profissionais mulheres que estavam à frente do projeto do metrô de São Paulo.

Outra vitória mencionada foi a aprovação do Marco Regulatório da Energia Solar. “Agora quero aprovar o projeto da Engenharia como carreira de Estado, da inspeção predial, e regulamentar em lei o repasse de recursos de ART para as entidades. A base do nosso sistema profissional são as entidades de classe”, ressaltou Joel.

Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)  com informações e fotos da comunicação do Confea

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *