POLÍTICA NACIONAL
Preocupados com aumento de doenças, debatedores apoiam Dia Nacional da Saúde Única
Publicado em
24 de junho de 2022por
Da Redação
Interligadas e dependes, a saúde humana, animal e ambiental precisam ser pensadas juntas para evitar o aumento recorrente de desequilíbrios e doenças. Nessa direção, a Comissão de Educação promoveu nesta sexta-feira (24) audiência pública para debater a criação do Dia Nacional da Saúde Única, a ser celebrado em 3 de novembro. A data, proposta no PL 1.837/2021, do senador Flávio Arns (Podemos-PR), foi reconhecida como de extrema importância pelos debatedores.
Presidindo a audiência, o senador Paulo Paim (PT-RS) disse que o termo em inglês one health vem assumindo, cada vez mais, maior importância dentro das discussões científicas que tratam de questões ligadas à saúde e à epidemiologia.
— O conceito de saúde única, que ainda é bastante desconhecido fora do meio científico, cuida da incorporação, em uma abordagem única e integrada, da saúde humana, animal, vegetal e ambiental, reconhecendo suas profundas interconexões e dependências umas das outras.
Paim alertou para o fato de cientistas ligados a várias especialidades constatarem similaridade nos processos infecciosos causados por doenças em seres humanos e animais.
— No entanto, infelizmente, a medicina humana, a medicina veterinária, além de outros ramos científicos importantes, como agronomia, botânica e zoologia, seguiram trajetórias independentes e bastante apartadas umas das outras, sem qualquer comunicação epistemológica relevante entre elas. Somente nos últimos anos é que se observou um esforço de aproximação e diálogo nos estudos entre essas áreas — afirmou.
Doenças zoonóticas
As doenças zoonóticas (causada por patógenos que se originaram de animais) representam aproximadamente 75% das doenças emergentes em humanos. Atualmente, dois terços das doenças infecciosas existentes são consideradas zoonoses. Essas doenças afetam um bilhão de doentes e causam milhões de óbitos por ano em todo o mundo, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
“A vida selvagem é apontada como um importante pool zoonótico de novos patógenos”, segundo Francisco Edilson Ferreira de Lima Júnior, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.
— As zoonoses originadas da vida selvagem têm sido a ameaça mais global de todas as doenças infecciosas emergentes — afirmou Júnior.
O representante do Ministério da Saúde lembrou que várias doenças zoonóticas causaram numerosas mortes, como a gripe espanhola, em 1918/1919; a influenza em aves (SARS), em 2003; H1N1 em 2009; suínos (MERS), em 2012 e a própria Covid-19, que tem como principal hipótese a ser esclarecida o envolvimento de morcegos e pangolins. Em todo o mundo, 6,33 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus desde 2019.
— O Ministério da Saúde formou em 2019 Grupo Técnico de Saúde Pública que tem como objetivo estruturar e consolidar oficialmente a abordagem de saúde única no contexto da vigilância epidemiológica das doenças infecciosas zoonóticas e agravos de relevância para a saúde pública causados por animais.
Entre os principais desafios, está a institucionalização da abordagem da saúde única, com reconhecimento de cada setor sobre a importância e prática da saúde nas diversas áreas, integrando profissionais e outros órgãos, segundo Júnior.
Fatores
Aumento gradativo da população, maior longevidade da espécie humana, saneamento básico insuficiente, convívio com animais domésticos e selvagens, mudanças climáticas, desmatamentos e queimadas, perda de habitat, fome, situações de guerra, grande produção de lixo, contaminação dos oceanos são alguns dos problemas que acentuam a ocorrência de doenças, de acordo com os debatedores.
— Obviamente, a gente não pode se esquecer de falar das contaminações e da resistência antimicrobiana. A resistência antimicrobiana é uma área em que a gente tem que atuar muito ativamente. O excesso de uso de antibióticos e biocidas na agricultura e na pecuária, com impacto em polinização e contaminação em geral, tem que ser visto de uma maneira muito séria, com o desenvolvimento de políticas públicas que possam diminuir o uso de biocidas para evitar qualquer tipo de evolução de resistência — ponderou o vice-presidente de Pesquisas e Coleções Biológicas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rodrigo Correa de Oliveira.
Conselheira do Conselho Federal de Medicina, Tatiana Bragança de Azevedo Della Giustina destacou que cinco doenças novas surgem no homem por ano, sendo três de origem animal, incluindo epidemias e pandemias.
— Nós, aqui, no Rio Grande do Sul, por exemplo, não tínhamos febre amarela até pouco tempo atrás, mas passamos a ter, e isso se dá, provavelmente, em relação ao desmatamento. Deve ter acontecido o aumento de certas culturas, o que mudou o hábitat dos macacos, as florestas, enfim, e isso aconteceu — disse a conselheira, que classificou como “maravilhosa” a iniciativa de uma data nacional destinada à saúde única.
Interconexão
Membro-fundadora da One Health Brasil, Christina Pettan-Brewer observou que a pandemia trouxe “a oportunidade de evoluirmos em décadas”. Ela lembrou que Hipócrates, conhecido como o pai da Medicina, já falava que o meio ambiente, os seres humanos, a água, o solo, a terra estão todos interconectados.
— Uma das importâncias é a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade dos nossos times de profissionais. Então, é essa conexão. E não somente dos profissionais, mas a conexão direta com as comunidades. Então, envolver diretamente os líderes comunitários, trabalharmos juntos. Geralmente, como professores universitários, pesquisadores, nós temos essa ideia de chegar e já vamos direto com a pesquisa ao invés de ouvirmos primeiro as comunidades — expôs Christina.
Representante do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Rodrigo Távora Mira também destacou o envolvimento de multiprofissionais na preocupação com a saúde única. Ao apoiar a iniciativa da data nacional, o debatedor afirmou a importância de os conselhos serem ouvidos e consultados frequentemente quando da proposição de projetos de leis relacionados ao tema.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
POLÍTICA NACIONAL
CDH promove audiência pública para debater situação das comunidades quilombolas
Published
30 minutos atráson
9 de agosto de 2022By
Da Redação
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) promove nesta quarta-feira (10), a partir de10h, uma audiência pública interativa para debater a situação das comunidades quilombolas no Brasil. A reunião semipresencial faz parte do ciclo de encontros que vão abordar o tema democracia e direitos humanos.
O senador Paulo Paim (PT-RS) é o autor do requerimento (RQS 44/2022). No documento, o senador enumera uma série de necessidades das comunidades quilombolas no Brasil, nas áreas de saúde, agricultura, acessibilidade, cultura, educação e defesa social.
Como exemplo, Paim destaca a urgência de garantir atendimento especializado aos portadores de anemia falciforme nos hospitais federais; instalar poços artesianos; melhorar as estradas de acesso às comunidades quilombolas; criar a rota turística das comunidades quilombolas; subsidiar a formação dos profissionais da educação quilombola e implantar as Secretarias de Igualdade Racial em todos os entes federativos.
Foram convidados para a reunião os seguintes coordenadores estaduais da Coordenação Nacional de Articulação da Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq):
- Márcia Angico;
- Celia Cristina da Silva Pinto;
- Katia Penha;
- Maria Rosalina dos Santos;
- Ronaldo dos Santos;
- Roberto Potácio Rosa;
- Antonio Mendes.
Por Mateus Souza, sob supervisão de Sheyla Assunção
Como participarO evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis. |
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado

Avaliamos o aplicador de selantes da Alcance Profissional

Ômicron: BioNTech anuncia nova vacina contra a variante para outubro

Abertas inscrições para curso sobre argumentação no Direito Tributário

CDH promove audiência pública para debater situação das comunidades quilombolas

Xiaomi vai lançar smartphone dobrável nesta semana
CIDADES


Sugestão de Pauta: Prefeitura de Cuiabá lança Programa ‘Cuiabá Sem Queimadas’ nesta quarta-feira (10)
Luiz Alves Clique para ampliar A Prefeitura de Cuiabá realiza o lançamento da Brigada de Incêndio e do Programa de...


Gestão Municipal avança no revestimento asfáltico nas avenidas Goiás e Mato Grosso
Consideradas eixos estruturantes da cidade, com grande concentração do comércio e circulação de veículos, as avenidas Goiás e Mato Grosso...


Prefeitura de Cuiabá realiza treinamento de líderes comunitários para prevenção e combate a incêndios urbanos
Jose Ferreira Clique para ampliar A Prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano...
POLÍTICA MT


Prefeitos do MDB decidem apoiar reeleição de Wellington Fagundes
A maioria dos prefeitos do MDB vão apoiar a reeleição do senador Wellington Fagundes (PL) pelo perfil municipalista e pelo...


Jarbas se aproveitou do cargo para atrapalhar o rumo das investigações
A Polícia Civil concluiu, o inquérito policial que apura o caso de escutas ilegais no Estado de Mato Grosso, conhecido...


Fagundes elogia Mauro dizendo que ele resgatou a esperança do povo de MT
Com o apoio definido ao senador Wellington Fagundes (PL), o governador Mauro Mendes (UB) foi elogiado pelo senandor que disse...
MATO GROSSO


Tempo vira com chuva, frente fria e temperaturas têm queda brusca
Uma surpreendente frente fria trouxe chuva a Mato Grosso e a segunda-feira (08) amanheceu com clima ameno, na maioria das...


Dona Eulália responde ao Censo 2022 no 1º dia da coleta em Cuiabá
A Unidade Estadual do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em Mato Grosso visitou Eulália da Silva Soares, conhecida...


Obras do primeiro empreendimento Smart Home de MT começam em agosto
O Moov, primeiro empreendimento smart home de Cuiabá, começou oficialmente a ser construído na última segunda-feira (1). O modelo de...
POLÍCIA


Ouro é apreendido no município de Poconé
Na manhã de ontem (07), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 300g de ouro. A ocorrência aconteceu na BR...


Veículo do Rio de Janeiro é recuperado em Rondonópolis/MT
Na noite de ontem (04), na BR 364, no município de Rondonópolis/MT, a Polícia Rodoviária Federal abordou um veículo que...


Lula tem rejeição de 37,2% do eleitorado de MT
O candidato à presidência da República, Luis Inácio Lula da Silva (PT) é rejeitado por 37,2% do eleitorado mato-grossense, conforme...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Política MT4 dias atrás
Senador afirma que a prioridade do PL é reeleger Jair Bolsonaro
-
Política MT5 dias atrás
Coronel Fernanda participa de encontro com Bolsonaro, prefeitos e líderes do agro de MT
-
Política MT4 dias atrás
Coronel Fernanda tem candidatura à deputada federal oficializada durante convenção do PL
-
Política MT5 dias atrás
Paccola pede licença parlamentar