POLÍTICA NACIONAL
MEC: empresário que denunciou esquema diz como eram as abordagens
Publicado em
27 de junho de 2022por
Da Redação

O empresário e radialista Edvaldo Brito afirmou que o pastor Arilton Moura, apontado como lobista do Ministério da Educação (MEC) e preso na última semana ao lado de Milton Ribeiro e o também pastor Gilmar Santos, pediu R$ 100 mil como ‘doação’ após acertar um encontro com o ex-ministro ainda durante sua gestão.
Brito conta que soube que havia um “gabinete itinerante” do ex-ministro, onde um evento era agendado para um município, e outros locais também eram atendidos ali. Depois, um culto era realizado pelos pastores Gilmar e Arilton, onde Ribeiro também pregava.
“Eu descobri que o ministro tinha um gabinete itinerante. Os técnicos do FNDE iam para um determinado município, organizavam um evento em parceria com os municípios, e aí todos os outros municípios eram atendidos”, contou, em entrevista ao Fantástico.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o responsável pela distribuição dos recursos do MEC. Edvaldo então procurou os pastores para tentar levar o ex-ministro para o interior paulista.
“O ministro pregava nesse culto. Acabei descobrindo o contato do Gilmar através da própria igreja dele. Liguei para ele, que marcou para me atender em Brasília, num hotel. Eu fui até lá”, conta. O encontro teria acontecido em maio do ano passado.
“Eu vi que realmente tinha uma mesa lá em que ele atendia, conversava. Depois, chamava o outro na mesa”. Eram os pastores que aprovavam a ida do gabinete para as cidades, e Nova Odessa, cidade de Edvaldo, foi aprovada. “Naquele momento, eu estava falando com um pastor, um pastor que ajudava as pessoas. Porque o que eu conheço é isso. O que eu conheço do cristão é se doar”.
Dias depois, eles pediram que Edvaldo e o prefeito do Município fossem à Brasília para gravar um vídeo com Milton Ribeiro. Foi nessa conversa que houve o pedido de dinheiro.
“O próprio Arilton disse: ‘Olha, eu preciso que você faça uma doação. É para uma obra missionária’. Eu falei: ‘Tudo bem. E de quanto é essa doação?’, aí ele falou: ‘Ah, por volta de R$ 100 mil reais é a doação’. Eu falei: ‘É muito. Eu não tenho. Eu não tenho condição. Mas eu tenho amigos, pessoas, empresários que costumam investir na obra e que eu vou pedir a doação’”.
Milton Ribeiro foi preso na quarta-feira (22), ao lado de pastores apontados como lobistas que influenciavam nas decisões e distribuições de discursos dentro do MEC. As investigações apuram um suposto esquema de liberação de verbas do MEC para projetos em cidades pequenas em troca de propina.
Tanto Ribeiro quanto os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura foram soltos na quinta-feira (23), por decisão judicial.
POLÍTICA NACIONAL
TSE responde aos questionamentos técnicos das Forças Armadas
Published
7 horas atráson
8 de agosto de 2022By
Da Redação
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, enviou hoje (8) ao ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, um ofício com as respostas técnicas sobre os questionamentos feitos pela equipe das Forças Armadas que foi designada para acompanhar a fiscalização do processo eleitoral.
No documento, Fachin afirmou que não há previsão normativa para registro escrito de algumas informações solicitadas pela equipe, como a lista de serviços utilizados no recebimento do boletim de urna, de bibliotecas instaladas no servidor e resumos criptográficos e de interpretadores (Java, PPytohon, PHP).
“Nessa ordem de ideias, para garantir o fiel cumprimento da norma, o TSE franqueou o acesso às suas dependências para inspeção do código-fonte dos programas a serem utilizados nas eleições 2022, desde o mês de outubro do ano de 2021, fazendo ampla divulgação das suas reiteradas iniciativas de transparência”, diz o ofício.
Sobre o acesso à informações das eleições anteriores, o presidente disse que o prazo para solicitação dos dados já terminou, conforme as regras válidas a partir do ano passado.
“As entidades fiscalizadoras do processo eleitoral, nos termos da Resolução nº. 23.673, de 2021, não possuem poderes de análise e fiscalização de eleições passadas, não lhes cumprindo papel de controle externo do TSE”, afirmou o tribunal.
Edição: Fábio Massalli
Fonte: EBC Política Nacional

Santos vence Coritiba no Couto Pereira nos acréscimos

Maus-tratos levam polícia do Rio a fechar asilo em Guaratiba

Ciro Gomes registra candidatura à presidência no TSE

Viagra e próteses penianas: Bolsonaro minimiza aquisições do Exército

TSE responde aos questionamentos técnicos das Forças Armadas
CIDADES


O JARDINEIRO QUE PODE SE TORNAR DEPUTADO EM MATO GROSSO
Considerado a grande revelação da política em Rondonópolis, emergindo das urnas de 2020 com votação expressiva, o paisagista Claudio Ferreira...


Abertura oficial da 48º Exposul de Rondonópolis ocorre logo mais, às 19h
O Parque de Exposições de Rondonópolis (MT) terá umas das maiores festas já realizadas em seu espaço, com o retorno...


Moto Clube Sorriso realizou a 6ª etapa do Campeonato Mato-gro…
No final de semana (6 e 7 de agosto), a pista do Motódromo Vale do Teles Pires sediou a 6ª...
POLÍTICA MT


Fagundes elogia Mauro dizendo que ele resgatou a esperança do povo de MT
Com o apoio definido ao senador Wellington Fagundes (PL), o governador Mauro Mendes (UB) foi elogiado pelo senandor que disse...


Mauro Mendes: “Vamos fazer muito mais com a certeza de continuar no rumo certo para MT”
Mauro Mendes e Otaviano Pivetta foram confirmados nesta sexta-feira (05.08) candidatos à reeleição ao Governo de Mato Grosso na chapa...


Paccola tem candidatura oficializada
Mesmo sem comparecer á convenção do Republicanos hoje, o vereador Tenente Coronel Paccola, teve sua candidatura a deputado estadual...
MATO GROSSO


Tempo vira com chuva, frente fria e temperaturas têm queda brusca
Uma surpreendente frente fria trouxe chuva a Mato Grosso e a segunda-feira (08) amanheceu com clima ameno, na maioria das...


Dona Eulália responde ao Censo 2022 no 1º dia da coleta em Cuiabá
A Unidade Estadual do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em Mato Grosso visitou Eulália da Silva Soares, conhecida...


Obras do primeiro empreendimento Smart Home de MT começam em agosto
O Moov, primeiro empreendimento smart home de Cuiabá, começou oficialmente a ser construído na última segunda-feira (1). O modelo de...
POLÍCIA


Ouro é apreendido no município de Poconé
Na manhã de ontem (07), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 300g de ouro. A ocorrência aconteceu na BR...


Veículo do Rio de Janeiro é recuperado em Rondonópolis/MT
Na noite de ontem (04), na BR 364, no município de Rondonópolis/MT, a Polícia Rodoviária Federal abordou um veículo que...


Lula tem rejeição de 37,2% do eleitorado de MT
O candidato à presidência da República, Luis Inácio Lula da Silva (PT) é rejeitado por 37,2% do eleitorado mato-grossense, conforme...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
CULTURA7 dias atrás
A prof. Rubia Naspolini Yatsugafu convida todos para um super concerto do UFMT
-
Política MT4 dias atrás
Senador afirma que a prioridade do PL é reeleger Jair Bolsonaro
-
Política MT5 dias atrás
Coronel Fernanda participa de encontro com Bolsonaro, prefeitos e líderes do agro de MT
-
Política MT3 dias atrás
Coronel Fernanda tem candidatura à deputada federal oficializada durante convenção do PL