POLÍTICA NACIONAL
Comissão aprova venda antecipada de veículos apreendidos em operações contra lavagem de dinheiro
Publicado em
24 de junho de 2022por
Da Redação

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que regulamenta a venda antecipada de automóveis apreendidos em ações de combate à lavagem de dinheiro. A proposta autoriza a polícia a vender esses automóveis em leilão, preferencialmente eletrônico, 180 dias após a apreensão.
Pelo texto, o comprador do veículo ficará isento do pagamento de multas e tributos existentes no nome do bem, sem prejuízo da execução fiscal do antigo proprietário.
Relator da matéria, o deputado Sargento Fahur (PSD-PR) optou por fazer alterações no texto original (PL 1411/21), por meio de um substitutivo. Uma delas para definir que o preço final de venda do automóvel não poderá ser inferior a 75% do valor da avaliação pericial. Antes, esse valor era fixado em 80%.
Para ele, a iniciativa é importante ao evitar o desperdício de dinheiro
público para guarda e manutenção de automóveis por período indeterminado.
Além disso, Fahur argumenta que o projeto deve “permitir que agentes públicos responsáveis pelo depósito e a administração desses bens sejam mais efetivos em suas atividades com a desburocratização do procedimento de venda antecipada”.
Fahur também optou por deixar claro no texto a necessidade de dar publicidade aos leilões.
Regra atual
Atualmente, a Lei de Lavagem de Dinheiro já permite a alienação antecipada de bens apreendidos em ações de combate à lavagem de dinheiro e corrupção. Ou seja, o juiz pode determinar a venda antes do final do processo judicial. A medida visa garantir a preservação do valor do bem. Os valores arrecadados ficam em uma conta aguardando a conclusão do julgamento.
O autor do projeto, deputado Delegado Pablo (União-AM), defende que os veículos apreendidos tenham uma regra específica de alienação antecipada. O objetivo é diminuir a ocupação dos depósitos policiais onde os carros são guardados, que traz prejuízo aos cofres públicos.
Tramitação
A proposta que tramita em caráter conclusivo será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Rachel Librelon
POLÍTICA NACIONAL
Câmara do Rio cassa mandato de Gabriel Monteiro
Published
4 horas atráson
18 de agosto de 2022By
Da Redação
O vereador Gabriel Monteiro (PL) teve o seu mandato cassado pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A sessão foi realizada nesta quinta-feira (18) e durou seis horas e meia. O placar final foi de 48 votos favoráveis à cassação e 2 votos contrários. Era necessário um mínimo de 34 votos, do total de 50 parlamentares presentes.
Monteiro foi julgado por quebra do decoro parlamentar, por três motivos: encenação com uma menor de idade em um shopping, agressão contra um morador de rua convidado para a encenação de um roubo na Lapa e relação sexual gravada em vídeo com uma menor de idade, que posteriormente teve as imagens vazadas na internet.
Também houve, durante os trabalhos da Comissão de Ética, denúncias de assessores do vereador por importunação sexual e estupro, mas esses crimes, como não faziam parte da denúncia inicial, não foram inseridos no relatório final.
A defesa de Monteiro sustentou que a encenação com a adolescente no shopping foi consentida pela mãe da jovem, que a gravação com o morador de rua era um experimento social e que ele teria sido agressivo, e que o vereador não sabia que a menina com quem se relacionava era menor de idade.
O advogado Sandro Figueredo também argumentou que Monteiro estava sendo vítima de uma conspiração da chamada máfia do reboque, empresa que teria sido denunciada por ele.
A quase totalidade dos vereadores que ocuparam a tribuna criticou Monteiro, famoso em seu canal de YouTube por fiscalizações em hospitais, abrigos e escolas públicas, além de supostas ações contra criminosos, por ter sido contra os princípios que devem nortear a conduta parlamentar.
Monteiro foi o último a falar. Ele disse que havia errado por não aprender com os colegas mais velhos e que era muito jovem. Monteiro disse que não havia cometido crimes nos fatos narrados e pediu para não ser jogado na cova dos leões.
Paralelo ao processo de cassação, os supostos crimes de Monteiro correm na justiça criminal. O vereador deve concorrer a deputado federal, quando esses crimes migrarão, caso ele seja eleito, para instância superior, pelo foro especial por prerrogativa de função. Com isso, poderá levar ainda alguns anos até que ele perca o mandato, caso condenado.
Edição: Fábio Massalli
Fonte: EBC Política Nacional

Italo Ferreira vive dia de fortes emoções na etapa de Teahupo’o

Com um a menos, São Paulo segura América-MG e avança na Copa do Brasil

São Paulo sofre mais se classifica para a semifinal da Copa do Brasil

Vasco tropeça e perde chance de dormir vice-líder da Série B

Covid-19: Brasil registra 22.167 casos e 206 mortes em 24 horas
CIDADES


UBS Parque Ohara funcionará até 18h nesta quinta-feira (18)
Luiz Alves Clique para ampliar A Secretaria Municipal de Saúde informa: – A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque...


Prefeitura de Lucas do Rio Verde avança na pavimentação da Linha 13
Com o objetivo de melhorar o escoamento da produção luverdense e garantir mais segurança para quem utiliza as estradas rurais,...


Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 acontece neste sábado (20)
Luiz Alves Clique para ampliar Neste sábado (20), acontece o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite...
POLÍTICA MT


Wellington foi fundamental para investirmos em obras”, diz Mauro Mendes
A experiência, o trânsito em Brasília e o perfil trabalhador do senador Wellington Fagundes (PL) o credenciam para mais um...


Wellington ouve demanda e estuda propor projeto que remunera alunos monitores das escolas militares
O senador Wellington Fagundes (PL) recebeu a sugestão e estudar propor um projeto de lei para remunerar os alunos monitores...


Leo Bertolin garante apoio de prefeitos do MDB a Wellington Fagundes
O prefeito de Primavera do Leste, Léo Bertolin (MDB), garantiu que após a oficialização da aliança da sigla na coligação...
MATO GROSSO


Beto Dois a Um inicia campanha em live com mais de 500 participantes
O candidato a deputado estadual, Beto Dois a Um (PSB), iniciou a campanha eleitoral deste ano com uma live no...


Na busca pelo primeiro mandato na AL, Juca do Guaraná quer ‘levar o povo’ para a Casa de Leis
Para o candidato a deputado estadual pelo MDB em Mato Grosso, Juca do Guaraná Filho, a presença do agente político...


Sorrisenses conquistam 34 medalhas no Campeonato Estadual Adulto de Atletismo e Etapa Sub16
Os medalhistas competiram em dois Campeonatos Estaduais Caixa de Atletismo No final de semana (13 e 14), a delegação composta...
POLÍCIA


Veículo produto de roubo/furto é recuperado em Barra do Garças-MT
Na tarde de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal deteve um homem por receptação, uso de documento falso e adulteração...


Dois homens com mandado de prisão em aberto são detidos na BR 364
No dia de ontem (11), a Polícia Rodoviária Federal realizou a detenção de dois indivíduos foragidos da justiça. A primeira...


Operação ‘Guardiões do Bioma’ impede degradação de área em MT
Em mais uma ação, desta vez, a ‘Guardiões do Bioma’, o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), impediu...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
CUIABÁ3 dias atrás
Comitê irá fortalecer a criação e implantação de políticas públicas voltadas à população em situação de rua
-
CUIABÁ3 dias atrás
Van do Sine leva atendimento aos moradores do bairro Quilombo e região
-
CUIABÁ3 dias atrás
Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados nos cargos de Professor e ASG
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Workshop Lifestyle Cristão será dia 20 e traz novo modelo de estilo de vida