CUIABÁ

POLÍTICA

Proposta segue para apreciação da Câmara dos Deputados

Publicado em

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (30) o Projeto de Lei 5/2022, que proíbe a fabricação, o armazenamento, a comercialização e o uso de fogos de artifício que produzam barulho acima de 70 decibéis. A matéria foi aprovada em caráter terminativo e seguirá diretamente para votação na Câmara dos Deputados. 

O parecer do relator, senador Castellar Neto (PP-MG), propôs mudanças em relação ao texto original, do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP). A primeira versão proibia fogos de artifício que produzissem estampidos de qualquer nível sonoro.

No entanto, Castellar argumentou que qualquer artefato pirotécnico acabaria produzindo ruído e, assim, optou pela imposição de um limite de 70 decibéis, que representa o nível de decibéis suportado por pessoas com hipersensibilidade sensorial.

“Não é possível simplesmente proibir fogos de artifício ou outro qualquer artefato pirotécnico que provoque ‘estampidos’, pois qualquer produto dessa natureza provoca, ainda que mínimo, algum ruído”, argumentou o relator em seu parecer.

Leia Também:  Produtor de Água Mirim: estudantes plantam mudas de espécies nativas do Cerrado

Na justificativa do projeto de lei, o senador Randolfe Rodrigues argumenta que os fogos de artifício barulhentos prejudicam a saúde de crianças, idosos e pessoas com deficiência. “Destaca-se, ainda, o impacto negativo junto às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que possuem uma hipersensibilidade sensorial ao barulho provocado por esses artefatos”, complementa.

De acordo com o projeto, quem utilizar os artefatos proibidos será multado em valor entre R$ 2,5 mil e R$ 50 mil. Para empresas que fabricarem ou comercializarem os fogos de estampido, a multa vai de 5% até 20% do faturamento bruto, além de apreensão do material. Ficam excluídos da regra os fogos destinados à exportação.

Fonte: Agência Brasil

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Programação de Natal segue durante a semana no Sesc Arsenal 

Published

on

A programação de Natal segue a todo vapor no Sesc Arsenal na semana do dia 10 a 15 de dezembro, com jogos, brincadeiras para as crianças todos os dias, apresentações musicais, teatrais e de circo, além da iluminação da fachada da unidade.
No dia 10 (terça-feira), além da já tradicional Feira do Arsenal, de produtos da agricultura familiar, e da promoção Chopp em Dobro, os visitantes poderão desfrutar da apresentação de Ton Leonel e banda, no jardim do Arsenal, a partir das 18 horas.
Às 19 horas sobe ao palco Fernanda Munhão para contar histórias natalinas como “O Natal de Elza”, “A Lenda do Pinheiro” e histórias autorais da narradora sobre a temática. Além disso, o espetáculo possui um repertório de músicas natalinas autorais, trava-línguas, parlendas e brincadeiras da cultura popular, apresentando um Natal brasileiro, recheado de encantamento, empatia e afeto.
Já no dia 11 (quarta-feira), além dos jogos e brincadeiras, o jardim do Arsenal recebe as apresentações musicais de Carol Brandalise, a partir das 17h30, e do Instituto Flauta Mágica, às 18h30, com o coral acompanhado da Orquestra de Flautas e apresentação das bailarinas do Instituto Flauta Mágica, na temática natalina.
No dia 12 (quinta-feira), os visitantes poderão aproveitar as delícias da Feira Gastronômica e Cultural do Arsenal, mais conhecida como Bulixo,  e também apreciar música ao vivo a partir das 18h.
No Teatro do Arsenal, a partir das 18h30, será realizado o espetáculo “Um sonho de Natal”, com a Associação Cultural Faces, de Primavera do Leste (MT). A peça conta a história de uma menina, que não gosta do Natal, acha a pior data do ano e se sente muito triste. Mas, em uma noite muito especial, aparecem anjos desastrados que, com muita coragem, gentileza e fé, irão mostrar a menina que é possível sarar as feridas e ser feliz.
Os ingressos serão disponibilizados na porta do Teatro, uma hora antes da peça, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, exceto sal, por pessoa.
E, das 19h às 20h30, será a vez do grupo Bananeiras Brass Band, um coletivo de sopros e percussão do Paraná, animar os visitantes com seu repertório musical de Natal, que mistura os temas mais conhecidos como Noite Feliz, Papai Noel, entre outros. Com ritmos dançantes, a banda traz uma apresentação no jardim do Arsenal.
A narradora de histórias, Alicce Oliveira, e o músico Ricardo Porto, convidam todos para se reunirem no jardim do Arsenal a partir das 18h30, no dia 13 (sexta-feira), para cantar, ouvir histórias e compartilhar o verdadeiro espírito natalino. Serão narradas histórias como a “Pequena vendedora de fósforos” e o “Atraso do Papai Noel” entre outros contos inspiradores.
Os visitantes do Arsenal também poderão aproveitar a música ao vivo ao som de Thiago Maia, no Espaço Alimentação.
Para encerrar a noite, a Cia Sinfônica se apresenta a partir das 20h no jardim do Arsenal, interpretando grandes sucessos de filmes e um repertório natalino de tirar o fôlego.
No sábado (14) pela manhã, os visitantes do Arsenal poderão aproveitar o Café no Jardim, curtindo o espetáculo circense Fuzuê dos Palhaços, pela Associação Cultural em Cena Escola de Artes de Cuiabá (Aceceac), em forma de cortejo, a partir das 9h. São números da palhaçaria clássica com músicas e cantigas populares no qual os palhaços, comandados pelo mestre de cerimônia palhaço Zabilim Plim Plim, irão encantar o público.
Já a partir das 19h, haverá apresentação da Orquestra Jovem Sesc MT, como encerramento das atividades de 2024. O projeto tem como objetivo promover o talento dos jovens músicos e a inclusão social por meio da música. Em seguida, as apresentações de músicas natalinas continuam animando a noite de sábado, com o grupo Tocatta.
Sábado (14) será o último dia de atividades do Sesc Arsenal em 2024, retornando no dia 7 de janeiro (terça-feira) para atendimento ao público.
Sobre o Sesc-MT            
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso. Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.
O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Violência extrema e presença de facções criminosas são os maiores problemas da Amazônia Legal, aponta estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA