CUIABÁ

R$ 93 bilhões

Medeiros quer convocar o Ministro Haddad para explicar denúncia sobre precatórios

Publicado em

O deputado federal José Medeiros (PL) apresentou um requerimento de convocação ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para prestar esclarecimentos sobre possíveis irregularidades na negociação de precatórios por bancos.

Medeiros quer explicações sobre a suspeita de que instituições financeiras teriam recebido informações privilegiadas do Governo sobre o pagamento de precatórios, conseguindo comprar esses ativos com desconto, lucrando com a antecipação dos valores pelo governo federal.

“Essa denúncia é muito forte. Se fala em um calote de R$ 93 bilhões, montante que não se viu nos dois maiores casos de corrupção do Brasil, que foi o mensalão e petrolão. Queremos saber a verdade. Não podemos aceitar que banqueiros lucrem milhões à custa de pessoas que, muitas vezes, esperam por anos para receber seus direitos”, afirmou o deputado.

O parlamentar explica que a demora do governo federal em efetivar o pagamento dos precatórios, tornou comum a venda desses ativos para os bancos. Desta forma, a venda realizada, beneficia diretamente os bancos detentores de possíveis informações privilegiadas.

Leia Também:  CCBB Educativo - Lugares de Culturas organiza Encontro com Educadores sobre exposição Luiz Zerbini- Paisagens Ruminadas neste sábado, dia 22 de junho

“Se os bancos sabiam antecipadamente quando os precatórios seriam pagos, não resta dúvidas de que exploraram essa informação em benefício próprio. Isso é imoral, ilegal e precisa ser investigado com rigor. Os responsáveis precisam ser penalizados”, finaliza Medeiros.

No pedido de convocação, o parlamentar busca esclarecimentos, como: quantos precatórios foram pagos em contas diferentes dos autores originais, quais os valores envolvidos, quantos bancos e fundos de investimento atuam na compra desses ativos, qual o desconto aplicado nessas transações e qual a margem de lucro obtida.

Ainda busca saber se existem normas de compliance para evitar o vazamento de informações privilegiadas sobre esses pagamentos e se a União adota medidas para garantir que as datas de pagamento não sejam divulgadas de forma seletiva.

O pedido de convocação aguarda a deliberação na Câmara dos Deputados.

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

21º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu celebra gerações da música raiz na Concha Acústica 

Published

on

O 21º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu começa no próximo dia 2 de maio (sexta-feira), com muita música e uma programação especial que celebra a tradição e destaca a importância da viola caipira como expressão autêntica da cultura brasileira. A Concha Acústica do Parque de Exposições da cidade será ocupada por nomes tradicionais e jovens talentos, a partir das 17h30. A entrada é solidária e opcional, sendo 1 kg de alimento não perecível.
O evento é realizado pela Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT), por meio do Sesc-MT, em parceria com a Prefeitura de Poxoréu, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, com apoio do Sindicato Rural de Poxoréu e Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secel-MT (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer).
Do alto de seus mais de 50 anos de carreira e com presença confirmada em todas as edições do Encontro, a dupla Zé Mulato & Cassiano carrega consigo a essência da viola raiz. “Onde tem um encontro de violeiros, onde a música é realmente caipira, já é uma vitória. Estar no meio cultural, defendendo o que é brasileiro, é muito importante”, afirma Zé Mulato. Para eles, o evento é mais que um show, é reencontro de irmãos, uma grande comunhão em torno de um mesmo ideal.
Com olhar carinhoso para as novas gerações, a dupla destaca a importância dos jovens que escolhem o caminho da viola. “Meus parabéns para os jovens que escolheram ser violeiros. Eles são a continuação dessa grande tradição. Nossa mensagem aos jovens que estão lutando pela cantoria e a viola, é que procurem ser o mais brasileiro possível dentro daquilo que gostam e respeitam”, completa Cassiano.
É exatamente essa continuidade que Clara Viola, a artista solo mais jovem da edição, representa. Natural de São José do Povo (MT) e com apenas 14 anos, ela se apaixonou pelo instrumento musical em 2019, quando ouviu pela primeira vez o som da viola durante uma apresentação da Folia de Reis na casa do avô.
“O som da viola me chamou muita atenção e percebi que era um instrumento diferente dos outros. Pedi uma para minha mãe, e um amigo da família que estava lá escutou, e no dia do meu aniversário me presenteou com uma viola. E, desde então, a viola não sai da minha vida. Ela entrou e ficou, e pretendo levar até onde eu conseguir”, conta Clara.
A violeira chegou ao Encontro de Poxoréu como competidora, tendo conquistado o tricampeonato mirim no ano passado, e agora sobe ao palco como artista convidada. “É incrível pensar que há três anos eu estava competindo e agora, pensar que vou poder me apresentar juntamente aos artistas mais experientes, é algo que só de falar, arrepia, acelera o coração. Porque a gente que é violeira ou que está começando agora, sempre sonha com isso. E poder mostrar a beleza da viola, é algo muito incrível, é algo fantástico para mim”, diz, emocionada.
Com uma apresentação que promete surpresas, Clara deseja que mais famílias levem seus filhos e netos ao evento. “A cada violeiro que nasce, nasce com ele uma nova raiz. E isso mostra que a tradição nunca vai morrer”, completa.
O primeiro dia do 21º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu contará com as seguintes atrações:
Concha Acústica:
17h30 – Vinicius e Venâncio
18h20 – Trio Viola Raiz
18h50 – Os Diamantes do Catira
19h10 – Clara Viola
20h – Zé Mulato e Cassiano
20h50 – Divino e Donizetti
21h40 – Abertura do evento
22h – Os Altaneiros
22h50 – Juliana Andrade e Cleiton Torres
23h40 – Goiano e Paranaense
Palco central
00h30 – Pâmella Viola e Karoline
01h00 – Abertura do Show com queima de fogos
01h30 – Felipe Araújo
Sobre o Sesc-MT   
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso. Atualmente, o Sesc-MT administra 24 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.
O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  SEST SENAT inaugura primeira unidade em Primavera do Leste (MT) plara atender trabalhadores do transporte e comunidade loca
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA