CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Destaques Notícias Saúde

Odontologia do Hospital de Câncer de MT é destaque em revistas internacionais

Redação
Redação fev 07

O Departamento de Odontologia do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) teve três artigos científicos publicados em periódicos internacionais em janeiro de 2022. As publicações foram destaque na revista americana referência na área de medicina Cureus, no Journal of Clinical and Experimental Dentistry, uma revista espanhola referência na área de cirurgia oral, e na revista americana/canadense referência na área de odontologia geral General Dentistry.

O artigo publicado na Cureus relata a transformação histológica de uma lesão em outra, que é algo muito raro de se documentar, mas que foi possível porque a paciente, já com o primeiro diagnóstico, evadiu e retornou após vários anos. Nesse tempo ocorreu a transformação da lesão. A paciente teve a lesão tratada e depois foi reabilitada no Departamento. Os autores do artigo são o Cirurgião Bucomaxilofacial e Coordenador da Residência do HCanMT, Everton Silva, o Cirurgião Bucomaxilofacial, na época Preceptor da Residência do HCanMT, Bruno Noronha, o Preceptor da Residência do HCanMT, Dr. Luiz Volpato, a Patologista Cristhiane Silva e a Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais do HCanMT, Géssica Godinho.

Já o artigo publicado na revista espanhola se refere a uma pesquisa de mestrado em Ciências Odontológicas Integradas da Universidade de Cuiabá (Unic) conduzida no Departamento de Odontologia do HCanMT pela cirurgiã-dentista Cristiane Garcia. Na pesquisa, ela faz o levantamento e a caracterização de todos os tratamentos de reabilitação com prótese dentária ou prótese bucomaxilofacial em pacientes com câncer realizados no Departamento, além de levantar as razões que levam alguns pacientes a não concluírem o tratamento.

Os autores desse trabalho foram o Preceptor da Residência do HCanMT Dr. Luiz Volpato, a Protesióloga Bucomaxilofacial do HCanMT Maria Carmen Volpato, o Professor Ivan Gialain e a Cirurgiã-Dentista Cristiane L. Garcia.

A pesquisa publicada na revista General Dentistry relata o tratamento de uma criança no HCanMT com um cisto epidermoide cujo aspecto clínico e radiográfico davam a impressão de ser uma outra lesão, no caso um cisto do ducto tireoglosso. Ou seja, um caso raro de uma lesão que se parecia com outra. O diagnóstico final foi conseguido após a análise histopatológica da lesão. Os autores são o Cirurgião Bucomaxilofacial e Coordenador da Residência do HCanMT, Everton Silva, o Preceptor da Residência do HCanMT, Dr. Luiz Volpato, a Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais do HCanMT, Géssica Godinho, e a Patologista Cristhiane Silva.

Confira as publicações em nosso site: https://www.hcancer.com.br/app/noticias.php?ID=4825.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *