MUNDO
TV estatal russa publica vídeos de americanos desaparecidos na Ucrânia
Publicado em
18 de junho de 2022por
Da Redação

Um canal de TV estatal russo divulgou vídeos de Alexander Drueke, de 39 anos, e de Andy Tai Ngoc Huynh, de 27, que são dois de três americanos reportados como desaparecidos na semana passada, enquanto combatiam ao lado do Exército ucraniano contra a invasão da Rússia.
Parentes e congressistas americanos dizem que Drueke e Huynh perderam contato com a família em 9 de junho, enquanto combatiam nos arredores da cidade de Izbytske, região de Kharkiv, perto da fronteira russa. Segundo a mídia americana, os dois militares veteranos viajaram do Alabama para se unir a outros estrangeiros e voluntários para apoiar Kiev.
Uma foto que mostra Drueke e Huynh supostamente capturados e feitos prisioneiros em um caminhão russo circulou em contas pró-Moscou no Telegram. Segundo a BBC, um grupo de ex-oficiais americanos e franceses tuitaram na quarta-feira que dois americanos haviam sido capturados há uma semana. Se a informação for confirmada, seriam os primeiros americanos lutando na Ucrânia a ser presos desde o início da invasão russa, em fevereiro.
Na quinta-feira, o Departamento de Estado afirmou que procurava informações sobre os supostos desaparecimentos, incluindo de Grady Kurpasi, de 49 anos, ex-capitão dos marines (fuzileiros navais) americanos, com uma experiência de 20 anos.
Segundo seus familiares, o último contato feito por Kurpasi foi em abril. Ele havia chegado à Ucrânia em março e foi designado para um posto de observação na região de Kherson, onde uma retirada da população civil estava em andamento.
Na noite desta sexta-feira, o jornalista do canal russo RT Roman Cossarev publicou um vídeo no aplicativo de mensagens Telegram em que Drueke está sentado no que parece ser um escritório, vestindo roupas de uso militar, e diz: “Mãe, só quero que você saiba que estou vivo e espero voltar para casa o mais rapidamente possível.” O canal oficial do RT no Telegram também publicou uma entrevista com Huynh, na qual ele diz que os dois estiveram “em combate contra as tropas russas” perto da área estratégica ucraniana de Kharkiv.
“As tropas russas invadiram nossas posições. Tivemos que retroceder, e um dos meus companheiros e eu esperamos por cerca de três horas em uma trincheira para termos certeza de que a área estava livre”, diz Huynh. “Acabamos caminhando por cinco horas pela floresta e chegamos a um caminho onde nos rendemos às forças russas.”
Não se sabe se os dois veteranos foram obrigados a falar, nem as circunstâncias em que os vídeos foram gravados. Um porta-voz do Departamento de Estado confirmou que autoridades americanas viram as fotos e os vídeos. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reiterou os pedidos para que cidadãos americanos não viajem à Ucrânia.
“Fui informado [sobre os desaparecimentos]. Não sabemos onde estão”, disse Biden a jornalistas na Casa Branca, na sexta-feira. “Por isso que reitero: os americanos não devem ir para a Ucrânia. Repito, os americanos não devem ir para a Ucrânia agora”, afirmou.
Até agora, a Casa Branca vem mantendo discrição sobre os cidadãos americanos desaparecidos, cujo destino poderia se converter em um tema politicamente delicado em meio à crise com a Rússia. A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, descartou fazer comentários sobre os três cidadãos, afirmando apenas que o governo estava “trabalhando muito duro para conhecer seu paradeiro”.
No início do mês, uma corte da república separatista da República Popular de Donetsk, região no Leste do país controlada por separatistas pró-Moscou, condenou à morte por fuzilamento dois britânicos e um marroquino que haviam sido capturados lutando junto aos ucranianos.
Em nota, o Departamento de Estados dos EUA disse que a Rússia tem a obrigação, conforme o Direito Internacional, de dar tratamento humano aos prisioneiros de guerra. A Rússia considera todos os estrangeiros lutando com a Ucrânia como mercenários e diz que não estão protegidos como combatentes sob a Convenção de Genebra.
“De acordo com a lei internacional, mercenários não são reconhecidos como combatentes”, disse o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em uma rara entrevista à BBC.
Em um tuíte, o congressista de Illinois Adam Kinzinger argumento que os homens “se alistaram no Exército ucraniano e, portanto, ganharam proteções legais como combatentes”.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
MUNDO
Vídeo: Explosão deixa 17 desaparecidos e 67 feridos em Cuba
Published
19 horas atráson
6 de agosto de 2022By
Da Redação

Um incêndio em dois tanques de petróleo deixou 17 desaparecidos e 67 feridos em uma área industrial da cidade de Matanzas, na região oeste de Cuba. Segundo o Hospital Faustino Pérez, dos 67 feridos atendidos até agora pelo incêndio, cerca de 18 estão em estado grave. Autoridades do país informaram que os desaparecidos seriam bombeiros que estavam na área mais próxima ao fogo.
O fogo começou na tarde de sexta-feira depois que um raio atingiu um dos tanques do depósito localizado nos arredores de Matanzas, cerca de 90 quilômetros a leste de Havana. Às 5h deste sábado, o fogo atingiu um segundo tonel. Segundo o jornal oficial Granma, o primeiro tanque “continha cerca de 26.000 metros cúbicos de petróleo bruto nacional, cerca de 50% da sua capacidade máxima, quando o raio atingiu a cúpula da instalação”.
Mario Sabines Lorenzo, governador de Matanzas, informou que há cerca de 800 pessoas removidas da área. O incêndio ocorre em meio a dificuldades enfrentadas desde maio na ilha para atender ao aumento da demanda por energia devido ao calor do verão.
A obsolescência de suas oito usinas termelétricas, danos, manutenções programadas e falta de combustível dificultam a geração de energia. Desde maio, as autoridades programam apagões de até 12 horas por dia em algumas regiões do país. Desde então, já houve 20 protestos em cidades do interior da ilha.
Veja o vídeo:
🇨🇺 #AHORA – En medio de una grave crisis energética, un rayo impactó sobre un tanque de petróleo en Matanzas, Cuba. pic.twitter.com/QAm0HGSViA
— DATOWORLD (@Datoworld) August 6, 2022
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Mundo

Em conversa com fãs, MC Loma revela medo do parto: “Entrou vai ter que sair, né?!”

Vera Lúcia, do PSTU, registra de candidatura à Presidência no TSE

Entenda os prejuízos da suspensão do uso do Carbedazim pela Anvisa

Simone Tebet registra candidatura à Presidência no TSE

Ministério da Saúde lança Campanha Nacional de Vacinação
CIDADES


Gestão Miguel Vaz resgata a história do município ao homenagear família de Francisco Lucas
Além de completar 34 anos de emancipação político-administrativa em 2022, a cidade de Lucas do Rio Verde comemora também os...


Mutirão Fiscal ultrapassa a marca de 2 mil acordos formalizados e R$ 9 milhões negociados
Gustavo Duarte Clique para ampliar Lançada há um mês, a edição do Mutirão da Conciliação Fiscal de 2022 alcançou nesta...


Vereadores aprovam PL que cria programa voltado para garis em VG
A Câmara Municipal de Várzea Grande aprovou o Projeto de Lei n° 122/2022 que dispõe sobre a criação e implantação...
POLÍTICA MT


Paccola tem candidatura oficializada
Mesmo sem comparecer á convenção do Republicanos hoje, o vereador Tenente Coronel Paccola, teve sua candidatura a deputado estadual...


Coronel Fernanda tem candidatura à deputada federal oficializada durante convenção do PL
A candidatura à deputada federal da Coronel Fernanda foi homologada nesta sexta-feira (05.08), durante a convenção estadual do Partido Liberal...


Senador afirma que a prioridade do PL é reeleger Jair Bolsonaro
Em convenção realizada na manhã desta sexta-feira (5), o Partido Liberal (PL) homologou a candidatura do senador Wellington Fagundes à...
MATO GROSSO


Dona Eulália responde ao Censo 2022 no 1º dia da coleta em Cuiabá
A Unidade Estadual do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em Mato Grosso visitou Eulália da Silva Soares, conhecida...


Obras do primeiro empreendimento Smart Home de MT começam em agosto
O Moov, primeiro empreendimento smart home de Cuiabá, começou oficialmente a ser construído na última segunda-feira (1). O modelo de...


Pacote de R$ 180 milhões lançado por Dorner em Sinop, tem escola tempo integral; Obras começam na próxima semana
O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) lança, na próxima semana, mais uma grande obra que compõe a 1ª etapa do amplo...
POLÍCIA


Lula tem rejeição de 37,2% do eleitorado de MT
O candidato à presidência da República, Luis Inácio Lula da Silva (PT) é rejeitado por 37,2% do eleitorado mato-grossense, conforme...


Passageira de ônibus é presa novamente transportando drogas
Na tarde de ontem (04), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 2 kg de pasta base de cocaína na BR 070,...


Veículo do Rio de Janeiro é recuperado em Rondonópolis/MT
Na noite de ontem (04), na BR 364, no município de Rondonópolis/MT, a Polícia Rodoviária Federal abordou um veículo que...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
CULTURA5 dias atrás
A prof. Rubia Naspolini Yatsugafu convida todos para um super concerto do UFMT
-
Política MT3 dias atrás
Coronel Fernanda participa de encontro com Bolsonaro, prefeitos e líderes do agro de MT
-
SAÚDE6 dias atrás
Planos de saúde: acaba hoje limite de sessões para quatro categorias
-
Política MT5 dias atrás
Mauro Mendes confirma apoio a WF para o Senado