MUNDO
Trump pressionou funcionários para alegar fraude eleitoral sem provas
Publicado em
24 de junho de 2022por
Da Redação

Na quinta reunião do painel da Câmara que investiga a invasão do Capitólio dos Estados Unidos, os parlamentares destacaram a pressão de Donald Trump, ex-presidente do país, para que os funcionários empenhados na campanha alegassem – sem provas – que sofreu fraude eleitoral no processo que elegeu Joe Biden.
Segundo agências internacionais, os políticos analisaram os esforços “descarados” o empresário para que o Departamento de Justiça se transformasse em uma espécie de escritório de advocacia “pessoal” para que a eleição fosse anulada.
Beennie Thompson, presidente do Comitê, afirmou que “Donald Trump não só queria que o Departamento de Justiça investigasse, ele queria ajuda para legitimar suas mentiras, para chamar a eleição de fraude sem fundamento”.
Uma semana antes da invasão do Capitólio, Trump tentou colocar um de seus homens de confiança à frente do órgão, o que sia “uma tentativa descarada de usar o Departamento de Justiça para promover a agenda política pessoal do presidente”, completou Thompson.
Depoimento procurador-geral
Jeffrey Rosen, que assumiu como procurador-geral após a renúncia de Bill Barr, disse que era acionado quase que diariamente por Trump de dezembro de 2020 a janeiro de 2021.
“Em uma ocasião, ele levantou a possibilidade de ter um advogado especial para fraude eleitoral. Em outras ocasiões, ele sugeriu que eu me encontrasse com seu gerente de campanha, Sr. (Rudy) Giuliani”, disse.
“Em outro momento, ele levantou se o Departamento de Justiça iria processar a Suprema Corte. Em alguns momentos, houve dúvidas sobre fazer declarações públicas ou realizar entrevistas coletivas”, acrescentou.
Apesar das inúmeras denúncias de Fraude, ele afirma que não recebeu provas de que algo estava errado com as eleições. Foi nesse momento que Jeffrey Clark, um funcionário até então desconhecido e de nível médio do departamento, ficou em evidência.
Jeffrey Clark
Clark abraçou as teorias de Trump e enviou uma carta para a Assembleia do Estado da Georgia contrariando o que havia sido apurado, e informando que haviam evidências de fraude generalizada. Outros funcionários, o entando, teriam se recusado a assiná-la. Eric Herschmann, advogado de Trump na Casa Branca, chegou a dizer em depoimento que o plano equivaleria “cometer um crime”.
O funcionário poderia ter sido nomeado procurador-geral, não fosse a discordância dos membros do partido em uma reunião na Casa Branca.
Sean Penn
Trazendo ainda mais holofotes para a audiência, o ator Sean Penn esteve na Câmara durante os depoimentos. Ele foi ao local a convite de Michael Fanone, ex-policial ferido no ataque ao Capitólio. “Estou aqui apenas para observar, como qualquer outro cidadão”, disse.
Mudança de calendário
Em razão do aparecimento de novas evidências – imagens do documentarista Alex Holder, que esteve com Trump e sua família antes e depois do ataque, Thompson afirmou que deve haver uma mudança no cronograma da investigação, “incluindo a possibilidade de audiências adicionais”.
MUNDO
FBI executa mandado de busca na residência de Trump, na Flórida
Published
8 horas atráson
8 de agosto de 2022By
Da Redação

O FBI desempenhou um mandado de busca nesta segunda-feira (08) no resort Mar-a-Lago de Donald Trump em Palm Beach, na Flórida. A informação foi confirmada pelo ex-presidente à CNN Internacional.
“Minha linda casa, Mar-A-Lago, em Palm Beach, Flórida, está atualmente sitiada, invadida e ocupada por um grande grupo de agentes do FBI”, disse o ex-mandatário em comunicado.
Trump não disse a razão dos agentes do FBI estarem em Mar-a-Lago, mas o ex-presidente relatou que a operação não foi anunciada e “eles até arrombaram meu cofre”.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Mundo

Santos vence Coritiba no Couto Pereira nos acréscimos

Maus-tratos levam polícia do Rio a fechar asilo em Guaratiba

Ciro Gomes registra candidatura à presidência no TSE

Viagra e próteses penianas: Bolsonaro minimiza aquisições do Exército

TSE responde aos questionamentos técnicos das Forças Armadas
CIDADES


O JARDINEIRO QUE PODE SE TORNAR DEPUTADO EM MATO GROSSO
Considerado a grande revelação da política em Rondonópolis, emergindo das urnas de 2020 com votação expressiva, o paisagista Claudio Ferreira...


Abertura oficial da 48º Exposul de Rondonópolis ocorre logo mais, às 19h
O Parque de Exposições de Rondonópolis (MT) terá umas das maiores festas já realizadas em seu espaço, com o retorno...


Moto Clube Sorriso realizou a 6ª etapa do Campeonato Mato-gro…
No final de semana (6 e 7 de agosto), a pista do Motódromo Vale do Teles Pires sediou a 6ª...
POLÍTICA MT


Fagundes elogia Mauro dizendo que ele resgatou a esperança do povo de MT
Com o apoio definido ao senador Wellington Fagundes (PL), o governador Mauro Mendes (UB) foi elogiado pelo senandor que disse...


Mauro Mendes: “Vamos fazer muito mais com a certeza de continuar no rumo certo para MT”
Mauro Mendes e Otaviano Pivetta foram confirmados nesta sexta-feira (05.08) candidatos à reeleição ao Governo de Mato Grosso na chapa...


Paccola tem candidatura oficializada
Mesmo sem comparecer á convenção do Republicanos hoje, o vereador Tenente Coronel Paccola, teve sua candidatura a deputado estadual...
MATO GROSSO


Tempo vira com chuva, frente fria e temperaturas têm queda brusca
Uma surpreendente frente fria trouxe chuva a Mato Grosso e a segunda-feira (08) amanheceu com clima ameno, na maioria das...


Dona Eulália responde ao Censo 2022 no 1º dia da coleta em Cuiabá
A Unidade Estadual do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em Mato Grosso visitou Eulália da Silva Soares, conhecida...


Obras do primeiro empreendimento Smart Home de MT começam em agosto
O Moov, primeiro empreendimento smart home de Cuiabá, começou oficialmente a ser construído na última segunda-feira (1). O modelo de...
POLÍCIA


Ouro é apreendido no município de Poconé
Na manhã de ontem (07), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 300g de ouro. A ocorrência aconteceu na BR...


Veículo do Rio de Janeiro é recuperado em Rondonópolis/MT
Na noite de ontem (04), na BR 364, no município de Rondonópolis/MT, a Polícia Rodoviária Federal abordou um veículo que...


Lula tem rejeição de 37,2% do eleitorado de MT
O candidato à presidência da República, Luis Inácio Lula da Silva (PT) é rejeitado por 37,2% do eleitorado mato-grossense, conforme...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
CULTURA7 dias atrás
A prof. Rubia Naspolini Yatsugafu convida todos para um super concerto do UFMT
-
Política MT4 dias atrás
Senador afirma que a prioridade do PL é reeleger Jair Bolsonaro
-
Política MT5 dias atrás
Coronel Fernanda participa de encontro com Bolsonaro, prefeitos e líderes do agro de MT
-
Política MT3 dias atrás
Coronel Fernanda tem candidatura à deputada federal oficializada durante convenção do PL