MUNDO
Líderes do G7 fazem piada com Putin: ‘Vamos mostrar peitorais’
Publicado em
26 de junho de 2022por
Da Redação

Os líderes do G7, reunidos em uma cúpula na Alemanha, ironizaram neste domingo (26) as fotografias do presidente da Rússia, Vladimir Putin, sem camisa divulgadas ao longo dos anos.
Durante a reunião na qual a invasão russa à Ucrânia é a pauta principal, os líderes fizeram uma piada sobre as poses que podem garantir a eles uma postura de “mais durões” que a de Putin.
Em tom de brincadeira, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, questionou seus parceiros se deveria ficar com o terno ou não, ao chegar à mesa de trabalho.
“Casacos? Jaquetas? Vamos tirar nossos casacos?”, brincou o premiê britânico, que disse ainda: “Temos de mostrar que somos mais durões que Putin”.
Na sequência, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, acrescentou: “Teremos uma exposição de montar a cavalo com o peito nu”, fazendo referência à foto pitoresca do líder russo de 2009 andando à cavalo sem camisa.
Johnson, por sua vez, deu outra sugestão: “Vamos mostrar nossos peitorais”, sugeriu ele, entre risos dos presentes.
Segundo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, “andar a cavalo é a melhor coisa”.
Por fim, os líderes posaram – com seus casacos – para fotos, antes que os repórteres fossem convidados a deixar a sala.
MUNDO
Fortes explosões são registradas em base militar russa na Crimeia
Published
3 minutos atráson
9 de agosto de 2022By
Da Redação

Pelo menos dez explosões foram registradas em uma base aérea russa na Crimeia , península anexada da Ucrânia em 2014, e analistas especulam se foi um acidente ou se tratou do maior ataque ucraniano à região desde o início do conflito. Até o momento, as autoridades em Kiev não se pronunciaram, enquanto Moscou tentou minimizar o incidente.
Vídeos publicados nas redes sociais mostram uma coluna de fumaça nos arredores da base aérea de Novofedorivka, na região Leste da Crimeia, que é usada em algumas das operações de combate na guerra.
Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, citado pela RIA, as explosões ocorreram em um depósito de munições que estava fechado — o representante do governo disse que não há informações sobre mortos, feridos ou danos às aeronaves do local ou outras estruturas.
Video of the explosions at Saki Airbase in Crimea. https://t.co/zLUtyx4PI7 pic.twitter.com/wvBAboSPmC
— Rob Lee (@RALee85) August 9, 2022
Autoridades da Crimeia também evitaram dar versões sobre as explosões.
“Até agora, só posso confirmar o fato de várias explosões na área de Novofedorovka. Peço a todos que aguardem relatórios oficiais e não produzam versões”, escreveu Oleg Kryuchkov, conselheiro do governo local, no Telegram .
O chefe da administração regional, Sergei Aksyonov, disse que não há relatos de vítimas, corroborando o que disse o Ministério da Defesa.
“É muito cedo para falar sobre vítimas. Entre a população civil, ninguém ainda recorreu a instituições médicas para obter ajuda. Peço sinceramente que confiem apenas em informações oficiais”, escreveu Aksyonov no Telegram.
Ele afirmou ainda que foi introduzido um bloqueio de 5 km ao redor da base aérea.
“O Ministério de Situações de Emergência monitora os incêndios. Há um aeródromo militar logo atrás. Equipes de ambulâncias e da aviação médica estão trabalhando no local, são suficientes”, disse Aksenov no Telegram.
Até o momento, não há informações do lado ucraniano sobre o incidente: os principais veículos de imprensa do país sugerem, mesmo que indiretamente, que esse foi um ataque direto contra uma base militar russa usada para atacar a Ucrânia e que, caso seja confirmado, seria um dos maiores contra posições de Moscou desde o início do conflito.
Nas redes sociais, analistas especulam que, caso não tenha sido um acidente, esse também seria um sinal de que as armas fornecidas pelo Ocidente estão fazendo a diferença no campo de batalha. Contudo, eles reconhecem que um ataque do tipo poderia provocar uma reação de alto impacto por parte da Rússia, potencialmente contra áreas como Kiev.
No dia 31 de julho, um drone ucraniano deixou cinco pessoas feridas na base da Esquadra do Mar Negro russa, em Sebastopol, levando ao cancelamento dos festejos do Dia da Marinha.
“Na manhã de hoje [31 de julho], nacionalistas ucranianos decidiram atrapalhar o Dia da Marinha da Rússia”, escreveu Mikhail Razvozhayev, prefeito de Sebastopol, no Twitter.
Anexada em 2014, a Crimeia é uma das prioridades do governo de Vladimir Putin , e por vezes apontada como símbolo da “Rússia forte” no mundo. Desde a anexação, a área passou a ser inundada por bilionários investimentos em infraestrutura e pela intensificação da presença do Estado russo, que passou a controlar bases militares anteriormente comandadas por Kiev e a moldar a administração local, de modo a refletir as posições do Kremlin.
Contudo, mais de oito anos depois, o governo ucraniano ainda busca retornar a península ao seu território — em declarações recorrentes, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou que seu objetivo é fazer com que o país tenha as mesmas fronteiras de 1991, ano da independência em relação à União Soviética, o que inclui a Crimeia .
— Com informações de agências internacionais
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Mundo

Juju Salimeni se despede de Miami em grande estilo: “Estilosa e arrasadora!”

Fortes explosões são registradas em base militar russa na Crimeia

STF vota quarta-feir reajuste de salários de ministros e juízes

WhatsApp: promoção falsa promete 5 mil passagens aéreas de graça

Ministro vistoria embarque por biometria em Congonhas
CIDADES


Projeto de implantação do campus da UFMT é apresentado para a Gestão Miguel Vaz
O prefeito Miguel Vaz e a secretária de Educação, Elaine Lovatel, receberam em reunião os professores doutores Adelmo Carvalho, pró-reitor...


BMX de Lucas do Rio Verde conquista medalhas em etapa do Estadual
Equipes de Lucas do Rio Verde de BMX participaram, no último final de semana, de etapa do Campeonato Estadual, realizado...


Sugestão de Pauta: Prefeitura de Cuiabá lança Programa ‘Cuiabá Sem Queimadas’ nesta quarta-feira (10)
Luiz Alves Clique para ampliar A Prefeitura de Cuiabá realiza o lançamento da Brigada de Incêndio e do Programa de...
POLÍTICA MT


Prefeitos do MDB decidem apoiar reeleição de Wellington Fagundes
A maioria dos prefeitos do MDB vão apoiar a reeleição do senador Wellington Fagundes (PL) pelo perfil municipalista e pelo...


Jarbas se aproveitou do cargo para atrapalhar o rumo das investigações
A Polícia Civil concluiu, o inquérito policial que apura o caso de escutas ilegais no Estado de Mato Grosso, conhecido...


Fagundes elogia Mauro dizendo que ele resgatou a esperança do povo de MT
Com o apoio definido ao senador Wellington Fagundes (PL), o governador Mauro Mendes (UB) foi elogiado pelo senandor que disse...
MATO GROSSO


Tempo vira com chuva, frente fria e temperaturas têm queda brusca
Uma surpreendente frente fria trouxe chuva a Mato Grosso e a segunda-feira (08) amanheceu com clima ameno, na maioria das...


Dona Eulália responde ao Censo 2022 no 1º dia da coleta em Cuiabá
A Unidade Estadual do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em Mato Grosso visitou Eulália da Silva Soares, conhecida...


Obras do primeiro empreendimento Smart Home de MT começam em agosto
O Moov, primeiro empreendimento smart home de Cuiabá, começou oficialmente a ser construído na última segunda-feira (1). O modelo de...
POLÍCIA


Ouro é apreendido no município de Poconé
Na manhã de ontem (07), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 300g de ouro. A ocorrência aconteceu na BR...


Veículo do Rio de Janeiro é recuperado em Rondonópolis/MT
Na noite de ontem (04), na BR 364, no município de Rondonópolis/MT, a Polícia Rodoviária Federal abordou um veículo que...


Lula tem rejeição de 37,2% do eleitorado de MT
O candidato à presidência da República, Luis Inácio Lula da Silva (PT) é rejeitado por 37,2% do eleitorado mato-grossense, conforme...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Política MT4 dias atrás
Senador afirma que a prioridade do PL é reeleger Jair Bolsonaro
-
Política MT5 dias atrás
Coronel Fernanda participa de encontro com Bolsonaro, prefeitos e líderes do agro de MT
-
Política MT4 dias atrás
Coronel Fernanda tem candidatura à deputada federal oficializada durante convenção do PL
-
Política MT5 dias atrás
Paccola pede licença parlamentar