MUNDO
Afeganistão: sobreviventes de terremoto estão sem acesso à comida
Publicado em
24 de junho de 2022por
Da Redação

Sobreviventes do terremoto no Afeganistão , o mais letal das últimas duas décadas, estão sem acesso à comida ou centros de acolhimento nas cidades, devastadas e isoladas com a destruição. Com as chuvas dos últimos dias, a ajuda prometida aos moradores está atrasada, o que reforça a vulnerabilidade da região.
Até agora, mais de mil pessoas foram encontradas mortas e mais de 3 mil estão feridos. O terremoto, de 5,9 de magnitude, aconteceu na quarta-feira no Leste do Afeganistão, que faz fronteira com o Paquistão.
Em alguns dos distritos mais afetados, aldeias inteiras foram destruídas e muitos sobreviventes afirmam não encontrar nem o material necessário para enterrar seus mortos.
“Não há cobertores, nem tendas de acampamento, nem refúgio. Todo nosso sistema de distribuição de água está destruído. Todo está devastado, as casas estão destruídas. Não há nada para comer”, contou Zaitullah Ghurziwal, de 21 años, à AFP, que vivia em uma aldeia da província de Paktika.
Desde quarta, vários tremores vem acontecendo na cidade. Cinco pessoas morreram nesta sexta pela manhã, segundo Maqbool Luqmanzai, diretor de Saúde do distrito de Gayan, muito afetado.
A localização remota da região e o clima complicaram as missões de resgate. As chuvas causaram deslizamentos de terra, o que retardou a chegada de ajuda. As comunicações também foram afetadas, já que o terremoto derrubou torres de telecomunicações e linhas de energia.
Ainda assim, pelo menos sete caminhões do Programa Mundial de Alimentos da ONU (PAM) carregados com barracas e alimentos chegaram à vila de Wuchkai de Gayan na manhã de sexta-feira, após um dia de viagem de Cabul, notaram jornalistas da AFP.
Outros, com alimentos básicos, como óleo ou arroz, tiveram que chegar mais tarde, disse um membro da organização. A ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF) também esteve presente na área, com dois caminhões carregados com barracas e medicamentos.
Ajuda Exterior O desastre representa um desafio logístico para o novo governo Talibã do Afeganistão, isolado internacionalmente por seu regime radical islâmico que discrimina mulheres e meninas em particular.
O país perdeu a ajuda externa da qual dependia quando o Talibã chegou ao poder em agosto e mesmo antes do desastre de quarta-feira, a ONU alertou para uma crise humanitária que paira sobre toda a população.
O terremoto gerou uma onda de solidariedade do exterior, mas crescem as preocupações sobre como essa ajuda será usada. “A distribuição da ajuda será transparente”, disse à AFP um porta-voz do governo, Bilal Karimi.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que a organização está “totalmente mobilizada” e que irá mobilizar equipas de saúde e fornecer medicamentos e alimentos na zona do sismo.
A agência da ONU para refugiados, ACNUR, despachou barracas, cobertores e lençóis plásticos e o PMA entregou cerca de 14 mil rações e a Organização Mundial da Saúde enviou 10 toneladas de suprimentos médicos, o suficiente para realizar 5.400 cirurgias.
A União Europeia (UE) estimou que 270 mil pessoas que vivem nas áreas afetadas pelo terremoto precisariam de assistência e liberou uma ajuda inicial de um milhão de euros.
Paquistão, Irã e Catar também enviaram ajuda. E os Estados Unidos, que se retiraram do Afeganistão no final de agosto após 20 anos de guerra, disseram que estão trabalhando com agências humanitárias para enviar equipes médicas.
Quase 120 mil menores afetados As autoridades estimam que cerca de 10 mil casas foram destruídas, um número muito alarmante em uma área onde o domicílio médio abriga 20 pessoas.
Em Wuchkai, onze sepulturas foram cavadas para membros da mesma família que morreram no terremoto, incluindo crianças. A organização Save the Children estima que mais de 118 mil menores são afetados pelo desastre.
“Muitas crianças estão provavelmente sem água potável para beber, sem comida e sem lugar para dormir”, explicou a organização.
O Afeganistão sofre frequentemente terremotos, especialmente na cordilheira Hindu Kush, localizada na junção das placas tectônicas da Eurásia e da Índia.
O terremoto mais mortal na história recente do Afeganistão, 5 mil mortos, ocorreu em maio de 1998 nas províncias do nordeste de Takhar e Badakhshan.
* Com informações de agências internacionais
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
MUNDO
FBI executa mandado de busca na residência de Trump, na Flórida
Published
8 horas atráson
8 de agosto de 2022By
Da Redação

O FBI desempenhou um mandado de busca nesta segunda-feira (08) no resort Mar-a-Lago de Donald Trump em Palm Beach, na Flórida. A informação foi confirmada pelo ex-presidente à CNN Internacional.
“Minha linda casa, Mar-A-Lago, em Palm Beach, Flórida, está atualmente sitiada, invadida e ocupada por um grande grupo de agentes do FBI”, disse o ex-mandatário em comunicado.
Trump não disse a razão dos agentes do FBI estarem em Mar-a-Lago, mas o ex-presidente relatou que a operação não foi anunciada e “eles até arrombaram meu cofre”.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Mundo

Santos vence Coritiba no Couto Pereira nos acréscimos

Maus-tratos levam polícia do Rio a fechar asilo em Guaratiba

Ciro Gomes registra candidatura à presidência no TSE

Viagra e próteses penianas: Bolsonaro minimiza aquisições do Exército

TSE responde aos questionamentos técnicos das Forças Armadas
CIDADES


O JARDINEIRO QUE PODE SE TORNAR DEPUTADO EM MATO GROSSO
Considerado a grande revelação da política em Rondonópolis, emergindo das urnas de 2020 com votação expressiva, o paisagista Claudio Ferreira...


Abertura oficial da 48º Exposul de Rondonópolis ocorre logo mais, às 19h
O Parque de Exposições de Rondonópolis (MT) terá umas das maiores festas já realizadas em seu espaço, com o retorno...


Moto Clube Sorriso realizou a 6ª etapa do Campeonato Mato-gro…
No final de semana (6 e 7 de agosto), a pista do Motódromo Vale do Teles Pires sediou a 6ª...
POLÍTICA MT


Fagundes elogia Mauro dizendo que ele resgatou a esperança do povo de MT
Com o apoio definido ao senador Wellington Fagundes (PL), o governador Mauro Mendes (UB) foi elogiado pelo senandor que disse...


Mauro Mendes: “Vamos fazer muito mais com a certeza de continuar no rumo certo para MT”
Mauro Mendes e Otaviano Pivetta foram confirmados nesta sexta-feira (05.08) candidatos à reeleição ao Governo de Mato Grosso na chapa...


Paccola tem candidatura oficializada
Mesmo sem comparecer á convenção do Republicanos hoje, o vereador Tenente Coronel Paccola, teve sua candidatura a deputado estadual...
MATO GROSSO


Tempo vira com chuva, frente fria e temperaturas têm queda brusca
Uma surpreendente frente fria trouxe chuva a Mato Grosso e a segunda-feira (08) amanheceu com clima ameno, na maioria das...


Dona Eulália responde ao Censo 2022 no 1º dia da coleta em Cuiabá
A Unidade Estadual do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em Mato Grosso visitou Eulália da Silva Soares, conhecida...


Obras do primeiro empreendimento Smart Home de MT começam em agosto
O Moov, primeiro empreendimento smart home de Cuiabá, começou oficialmente a ser construído na última segunda-feira (1). O modelo de...
POLÍCIA


Ouro é apreendido no município de Poconé
Na manhã de ontem (07), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 300g de ouro. A ocorrência aconteceu na BR...


Veículo do Rio de Janeiro é recuperado em Rondonópolis/MT
Na noite de ontem (04), na BR 364, no município de Rondonópolis/MT, a Polícia Rodoviária Federal abordou um veículo que...


Lula tem rejeição de 37,2% do eleitorado de MT
O candidato à presidência da República, Luis Inácio Lula da Silva (PT) é rejeitado por 37,2% do eleitorado mato-grossense, conforme...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
CULTURA7 dias atrás
A prof. Rubia Naspolini Yatsugafu convida todos para um super concerto do UFMT
-
Política MT4 dias atrás
Senador afirma que a prioridade do PL é reeleger Jair Bolsonaro
-
Política MT5 dias atrás
Coronel Fernanda participa de encontro com Bolsonaro, prefeitos e líderes do agro de MT
-
Política MT3 dias atrás
Coronel Fernanda tem candidatura à deputada federal oficializada durante convenção do PL