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Mitos e verdades sobre produtos para cabelos e seus ativos

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Especialista fala sobre mitos e verdades sobre os ativos de shampoos
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Especialista fala sobre mitos e verdades sobre os ativos de shampoos


Você já comprou um produto para cabelo que não cumpriu o que prometia? Quando o resultado não sai como o esperado, existem duas opções possíveis, como explica o engenheiro químico, CSO e fundador da JustForYou, Alex Eduardo Domingos: “Ou você escolheu um produto inadequado para as necessidades do seu cabelo ou, de fato, a fórmula não entrega o efeito desejado”.

O especialista explica ainda que algumas vezes ocorrer uma falta de clareza sobre qual de fato será o efeito do produto no cabelo.


“Existem cosméticos que prometem hidratação quando, na verdade, apenas formam uma película de silicones ou petrolatos que mascaram esse efeito, como uma maquiagem, sem agir na estrutura interna do fio, repondo a água ou qualquer nutriente. Por isso é tão importante entender o que tá escrito no rótulo das embalagens”, explica o executivo.

Mais difícil que compreender a ação real do produto em cada tipo de cabelo é decifrar todas as substâncias presentes na composição, o empresário explica que a função de determinados ingredientes nem sempre está clara ao consumidor.

“Alguns ingredientes muito comuns que costumam ser incompressíveis para boa parte das pessoas são o Cethyl Alcohol (Álcool Cetílico), que controla a viscosidade do creme, e o Citric Acid (Ácido Cítrico), que é um estabilizador de pH, entre muitos outros”, indica.

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A ordem dos componentes altera o produto?

A composição de toda fórmula normalmente aparece em ordem decrescente no rótulo, ou seja, o componente presente em maior quantidade tende a estar em primeiro lugar e assim por diante.

“Na prática, isso quer dizer que, se você procura um produto para nutrir o cabelo, a fórmula deve ter maior concentração de óleos e vitaminas, ativos que devem estar no começo da lista. Se a relação contém vários ingredientes e, apenas no final, o princípio ativo, provavelmente trata-se de um produto pouco concentrado que vai entregar muito pouco ou nenhum dos resultados esperados para aquele ingrediente”, sugere Domingos.

Especialista explica que produtos veganos e naturais são distintos
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Especialista explica que produtos veganos e naturais são distintos


Shampoo com sulfato faz mal?

O sulfato – ou Lauril Sulfato de Sódio / Lauril Éter Sulfato de Sódio – nada mais é do que um agente de limpeza que serve para remover o excesso de oleosidade e as impurezas do fio.

Segundo o especialista, cosméticos com sulfato fazem mais espuma e limpam de forma mais agressiva, retirando, inclusive, a oleosidade necessária para o cabelo.

“Justamente por esse efeito, ele pode ressecar o cabelo, mas não causa riscos à saúde. Hoje temos alternativas sem sulfato, que mantêm a hidratação e higienizam os fios de uma forma muito mais saudável”, diz.

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Como os ativos agem no cabelo?

Os cabelos necessitam, basicamente, de três tipos diferentes de ativos que cumprem o papel de hidratar, nutrir e reconstruir os fios.

“Fórmulas com alta concentração de ingredientes naturais podem ser a pedida ideal para oferecer ao cabelo o que ele precisa para ficar forte e bonito sem deixar de lado a saúde dos fios”, explica Domingos, que completa dando exemplos de químicos e suas funções.

“O propanediol, por exemplo, tem propriedades muito hidratantes, ajuda a repor a água e deixar o cabelo mais brilhante e macio. Já o óleo de girassol e a manteiga de manga são indicados para a nutrição dos fios, devolvendo as vitaminas e nutrientes essenciais para a saúde do cabelo. As proteínas, como a de trigo, ajudam a reconstruir a estrutura do cabelo, aumentando a força e diminuindo as chances de quebra e queda dos fios”, diz.

Fórmulas veganas são naturais?

Sobre a relação entre produtos com base vegana e produtos naturas, o executivo explica que estes são temas distintos.

“Uma fórmula natural utiliza ingredientes naturais no lugar de ativos sintetizados em laboratório. Já para ser vegana, é preciso não utilizar ingredientes de origem animal e também garantir essa comprovação por parte de todos os fornecedores de matérias-primas. Existem também as fórmulas cruelty free, que são livres de testes ou qualquer tipo de crueldade animal em seu processo de fabricação ou desenvolvimento”, finaliza.

Fonte: IG Mulher

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Gusttavo Lima lança GL Embaixador, perfume inspirado em sua trajetória

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Gusttavo Lima agora tem linha de perfume
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Gusttavo Lima agora tem linha de perfume

Gusttavo Lima não faz sucesso apenas como cantor sertanejo. Ele também é empreendedor e  participa ativamente da gestão de sua carreira. Desde o início,  sempre teve o desejo de traduzir sua história em produtos. Após o lançamento bem-sucedido de sua primeira bebida, no início deste ano, Gusttavo agora aposta no mercado de cuidados masculinos e lança GL Embaixador, perfume marcante e sofisticado, que conecta a ancestralidade, a força e o poder conquistados nas últimas décadas, com o selo de qualidade da suíça Givaudan, maior casa de perfumaria do mundo.

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É neste cenário nostálgico que é possível adentrar ao sentir a essência do GL Embaixador: “Eu queria que esse cheiro lembrasse a terra molhada do interior, a lenha queimada e todas as especiarias que sempre fizeram parte da nossa rotina”, explica o cantor. Hernan Figoli, perfumista da Givaudan responsável por essa alquimia ainda completa: “A jornada sensorial deste produto passa por um amadeirado oriental, quente e sofisticado, que traduz a virilidade do artista, uma de suas principais características. As notas doces de âmbar refletem elegância e sedução”.

Gusttavo já tinha em seu imaginário qual seria o resultado ideal para esse produto, não só na escolha de ingredientes que conseguissem traduzir todas suas memórias, mas também na definição de uma empresa ambientalmente responsável, que imprimisse a qualidade e a elegância esperada por ele. 

A pesquisa e desenvolvimento do perfume se deu por diversas etapas até chegar na combinação perfeita do GL Embaixador. A escolha do segmento também não foi acidental: como homem de negócios, Gusttavo apostou na crescente do mercado de beleza masculino e, também, no fato de o Brasil ser o maior mercado de perfumes do mundo, decidindo assim unir o desejo do público por fragrâncias de qualidade com seu desejo pessoal de transpor toda sua história inspiradora em produtos. 

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A expectativa é que o perfume se torne um grande sucesso de vendas, oferecendo ao público uma experiência olfativa que remeta à história desse grande ídolo nacional e dê início à uma linha de cuidados pessoais masculinos com produtos para a barba, o cabelo e o corpo. Quem quiser adquirir já pode se cadastrar no  site a partir desta quinta-feira (18), data de início da pré-venda.

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Fonte: IG Mulher

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