CUIABÁ

11.360 CÂMERAS

Equipamentos são instalados para monitorar ruas, avenidas, praças e outros espaços públicos

Publicado em

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) entregou 11.360 câmeras do programa Vigia Mais MT para fortalecer a segurança em Mato Grosso.

Até o momento, 126 dos 142 municípios do Estado aderiram ao programa, representando quase 90% de adesão. Deste total, 53 municípios concluíram 100% da instalação dos equipamentos, enquanto outros 39 estão em fase de instalação parcial.

Das câmeras disponibilizadas, 9.520 são fixas, 920 speed dome e 920 OCR’s, que permitem a leitura de placas em um raio de até 2,5 quilômetros de distância.

Criado para aliar tecnologia às ações da segurança pública, o programa previa, inicialmente, a entrega de 15 mil câmeras para os 142 municípios e outros entes públicos e privados, que manifestassem interesse de tornarem parceiros do Estado no monitoramento de ruas, avenidas, praças e outros espaços de interesse público e coletivo.

Porém, o número aumentou para mais de 20 mil câmeras com a ampliação para atendimento de escolas e de secretarias como por exemplo, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que fez aquisição e instalou 5.500 câmeras nas unidades escolares estaduais.

Leia Também:  Casal é preso no sul do estado em investigação sobre latrocínio de motorista de aplicativo

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) também se integrou ao programa e retirou 284 câmeras de videomonitoramento para serem instaladas em rodovias estaduais e nos perímetros dos postos fiscais, auxiliando em ações de fiscalização fazendária e também de segurança pública.

A partir da instalação dos equipamentos, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), os gestores e policiais têm acesso a todas as imagens captadas e podem acompanhá-las em tempo real.

O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri destacou a tecnologia como uma importante ferramenta de combate à criminalidade.

“Nosso objetivo é implantar o Vigia Mais MT em todos os municípios do Estado, unindo o efetivo humano à tecnologia. Dos 142 municípios, 126 assinaram o termo de cooperação para retirar as câmeras do programa, ou seja, temos quase 90% de adesão dos municípios de Mato Grosso. Além, é claro, dos grandes parceiros que temos, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Aprosoja, Distrito Industrial de Cuiabá e Várzea Grande, e entidades de classe. Vamos criar uma muralha digital em Mato Grosso para reprimir as ações criminosas e trazer mais sensação de segurança à população”, disse.

Leia Também:  Camionete furtada é recuperada e suspeito preso por receptação e adulteração de sinal veicular

Fonte: SESP

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRO & NEGÓCIOS

Curso de Equitador para Terapia com Equinos forma novos profissionais em Jaciara

Published

on

Nos dias 03 e 04 de dezembro, o Sindicato Rural de Jaciara, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), realizou o curso de “Equitador para Terapia com Equinos”, na Fazenda Escola Flor de Lótus da Faculdade Eduvale. O objetivo da capacitação foi qualificar profissionais para o trabalho com equoterapia, prática terapêutica que utiliza os cavalos para ajudar no tratamento de pessoas com deficiências físicas e/ou mentais.


O curso reuniu profissionais de diversas áreas, como psicologia, fisioterapia e educação física, interessados em integrar a equoterapia às suas práticas de atendimento. O instrutor André Luis Nascimento, responsável pela formação, destacou a importância da profissionalização dos equitadores para garantir a eficácia da terapia.
“Esse curso de equitador é um trabalho específico para a equoterapia, que envolve o atendimento de crianças com algum tipo de deficiência. O Senar tem uma preocupação enorme em profissionalizar os equitadores, assim como é feito com outros profissionais da área da saúde, como os psicólogos. O cavalo precisa estar apto para esse tipo de trabalho, e o equitador tem a responsabilidade não só de conduzir, mas também de treinar, habituar e sensibilizar o animal para que a equipe de terapia desenvolva um trabalho eficaz”, explicou André Luis.
Entre os participantes, estava Cristiane Gonçalves, estudante do sexto semestre de Psicologia da Universidade Federal de Rondonópolis, que já tem experiência com equoterapia em uma fazenda. Para ela, o curso foi uma oportunidade de atualização profissional. “O curso do Senar vem para capacitar e atualizar o conhecimento que temos tanto na faculdade quanto na prática da equoterapia. Além disso, tenho um filho autista e quero aplicar o que aprendi aqui tanto com ele, quanto com outras crianças, quando me formar psicóloga”, afirmou Cristiane.

Leia Também:  Polícia Militar deflagra operação e reforça policiamento ostensivo em Tangará da Serra

A fisioterapeuta Carolina Galdêncio de Souza, que integra a equipe de um Centro de Equoterapia e Zooterapia de Jaciara, também esteve presente no curso. Ela destacou a importância da capacitação para a melhoria da qualidade do atendimento. “Como fisioterapeuta, vejo a importância de estar atualizada. Esse curso nos ensina desde a morfologia do cavalo, o manejo e o preparo do animal antes, durante e após a sessão. Como profissionais da saúde, precisamos entender que o trabalho com o cavalo exige conhecimentos específicos, e a formação de equitador vem para somar. Agradeço muito a parceria com o Senar e acredito que isso nos ajudará no nosso trabalho diário”, afirmou Carolina.

A presidente do Sindicato Rural de Jaciara, Juliana Bortolini, também reforçou a importância da iniciativa, que beneficia tanto os participantes quanto a comunidade local. “Esse curso é uma grande oportunidade para quem está se formando e para a comunidade de Jaciara. Estamos investindo em profissionais qualificados que irão contribuir com o desenvolvimento de uma prática terapêutica importante para muitas famílias”, destacou Juliana.
O curso de Equitador para Terapia com Equinos proporcionou não apenas conhecimento técnico, mas também a sensibilização dos profissionais para a importância da terapia com cavalos no tratamento de crianças e adultos com deficiências. A parceria entre o Sindicato Rural de Jaciara e o Senar-MT fortalece ainda mais o compromisso com a qualificação profissional na região, visando sempre a melhoria da qualidade de vida das pessoas atendidas.

Leia Também:  Três veículos produto de roubo/furto em diferentes estados são recuperados na região de fronteira

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA