CUIABÁ

COTA ZERO

Deputado Paulo Araújo, prefeita Margareth e Mauro Mendes todos a favor do “Cota Zero”

Publicado em

Na frase: “nada é tão ruim, que não possa piorar”, surge a cidade de Barão de Melgaço, localizada a cerca de 100km de Cuiabá, onde existem várias colônias de pescadores tradicionais e a pesca é o meio de subsistência de boa parte da população, mesmo assim, a prefeita Margareth de Munil, apoiada pelo deputado estadual, Paulo Araújo, foram na contramão da população referente ao Projeto Cota Zero, do Governo do Estado de Mato Grosso.

Durante o período das discussões, através das audiências públicas realizadas, a prefeita de Barão de Melgaço, mostrou seu apoio ao governo, através da omissão, conivência e falta nos eventos, que eram para defender o direito de sobrevivência do pescador da sua região.
O deputado Paulo Araújo está bem conhecido na cidade, só não sabe, se ele terá condições de percorrer pela população, além de ter sido apoiador ferrenho do “Cota Zero”, ainda existem rumores de um suposto discurso na tribuna do Plenário Rene Barbour, informando que Barão de Melgaço é pobre, e que devido as dificuldades, está aumentando o índice de pessoas dependentes químicas.
Na época, vários moradores ficaram indignadas com a suposta afirmação do deputado, que foi eleito apoiado por mais de 800 eleitores do município.
A parceria do deputado com a prefeita, já gerava indignação no povo, mas agora depois que a dupla se transformou no trio, com a confirmação da filiação de Margareth no União Brasil, para sair candidata a reeleição com apoio do governador, Mauro Mendes, o homem do “Cota Zero”, os eleitores demonstraram total repúdio na manobra.
Para muito moradores, a mudança de partido da prefeita, foi com esperança de reverter a situação de inelegível que ela se encontra, porque na atualidade, a maioria dos vereadores da Câmara Municipal, reprovou as contas da chefe do executivo, que de momento não pode concorrer a reeleição, cabe ingressar na justiça, para tentar disputar sub judice, ato que geralmente é negativo, devido à falta de credibilidade do candidato com eleitor, ou seja, caso venha vencer, o risco de não assumir o mandato é grande.
Segundo informações da população local, a filiação no União Brasil gerou resultados negativos, muitos não podem falar porque prestam serviços na Prefeitura, mas abraçar quem está gerando a maior crise econômica, cultural e psicológica que Barão já viu, terá resposta nas urnas, próximo mês de outubro.

Leia Também:  Lei Seca fiscaliza 113 veículos e prende nove pessoas por embriaguez ao volante

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

21º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu celebra gerações da música raiz na Concha Acústica 

Published

on

O 21º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu começa no próximo dia 2 de maio (sexta-feira), com muita música e uma programação especial que celebra a tradição e destaca a importância da viola caipira como expressão autêntica da cultura brasileira. A Concha Acústica do Parque de Exposições da cidade será ocupada por nomes tradicionais e jovens talentos, a partir das 17h30. A entrada é solidária e opcional, sendo 1 kg de alimento não perecível.
O evento é realizado pela Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT), por meio do Sesc-MT, em parceria com a Prefeitura de Poxoréu, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, com apoio do Sindicato Rural de Poxoréu e Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secel-MT (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer).
Do alto de seus mais de 50 anos de carreira e com presença confirmada em todas as edições do Encontro, a dupla Zé Mulato & Cassiano carrega consigo a essência da viola raiz. “Onde tem um encontro de violeiros, onde a música é realmente caipira, já é uma vitória. Estar no meio cultural, defendendo o que é brasileiro, é muito importante”, afirma Zé Mulato. Para eles, o evento é mais que um show, é reencontro de irmãos, uma grande comunhão em torno de um mesmo ideal.
Com olhar carinhoso para as novas gerações, a dupla destaca a importância dos jovens que escolhem o caminho da viola. “Meus parabéns para os jovens que escolheram ser violeiros. Eles são a continuação dessa grande tradição. Nossa mensagem aos jovens que estão lutando pela cantoria e a viola, é que procurem ser o mais brasileiro possível dentro daquilo que gostam e respeitam”, completa Cassiano.
É exatamente essa continuidade que Clara Viola, a artista solo mais jovem da edição, representa. Natural de São José do Povo (MT) e com apenas 14 anos, ela se apaixonou pelo instrumento musical em 2019, quando ouviu pela primeira vez o som da viola durante uma apresentação da Folia de Reis na casa do avô.
“O som da viola me chamou muita atenção e percebi que era um instrumento diferente dos outros. Pedi uma para minha mãe, e um amigo da família que estava lá escutou, e no dia do meu aniversário me presenteou com uma viola. E, desde então, a viola não sai da minha vida. Ela entrou e ficou, e pretendo levar até onde eu conseguir”, conta Clara.
A violeira chegou ao Encontro de Poxoréu como competidora, tendo conquistado o tricampeonato mirim no ano passado, e agora sobe ao palco como artista convidada. “É incrível pensar que há três anos eu estava competindo e agora, pensar que vou poder me apresentar juntamente aos artistas mais experientes, é algo que só de falar, arrepia, acelera o coração. Porque a gente que é violeira ou que está começando agora, sempre sonha com isso. E poder mostrar a beleza da viola, é algo muito incrível, é algo fantástico para mim”, diz, emocionada.
Com uma apresentação que promete surpresas, Clara deseja que mais famílias levem seus filhos e netos ao evento. “A cada violeiro que nasce, nasce com ele uma nova raiz. E isso mostra que a tradição nunca vai morrer”, completa.
O primeiro dia do 21º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu contará com as seguintes atrações:
Concha Acústica:
17h30 – Vinicius e Venâncio
18h20 – Trio Viola Raiz
18h50 – Os Diamantes do Catira
19h10 – Clara Viola
20h – Zé Mulato e Cassiano
20h50 – Divino e Donizetti
21h40 – Abertura do evento
22h – Os Altaneiros
22h50 – Juliana Andrade e Cleiton Torres
23h40 – Goiano e Paranaense
Palco central
00h30 – Pâmella Viola e Karoline
01h00 – Abertura do Show com queima de fogos
01h30 – Felipe Araújo
Sobre o Sesc-MT   
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso. Atualmente, o Sesc-MT administra 24 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.
O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mato Grosso enfrenta alta nos casos de chikungunya e lidera índice de dor crônica no Brasil
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA