CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Cidades Curiosidades Destaques Economia Notícias

“MÁQUINA DE GUERRA”… PRIMEIRA ARMA NUCLEAR DO EMISFÉRIO SUL SERÁ BRASILEIRA.

Redação
Redação out 17

Projeto vem sendo desenvolvido ao longo das últimas décadas e o Brasil pode ser o primeiro país do hemisfério sul a ter uma embarcação do tipo até 2030. A informação foi divulgada pela revista americana “The Economist” e publicada inicialmente pelo Estado de S.Paulo.

O complexo naval de Itaguaí, município do Rio de Janeiro pode abrigar, o primeiro submarino nuclear do Brasil.

Segundo a reportagem, centenas de engenheiros estão projetando o submarino, batizado de Álvaro Alberto, ex-vice-almirante pioneiro no programa nuclear do país.

A inauguração já está prevista para ser na Ilha da Madeira, em Itaguaí, no início da década de 2030, tornando o Brasil o primeiro país “que não possui armas atômicas” a ter seu próprio submarino nuclear.

O projeto é ambicioso, o Brasil terá sua própria “máquina de guerra” antes de países como a Austrália, que recebe, através do pacto Aukus, aporte financeiro e tecnológico de potências como os Estados Unidos e o Reino Unido. “Nenhum do hemisfério sul jamais possuiu nem operou um submarino nuclear”. Brasil e Austrália estão numa espécie de corrida para ser o primeiro.

Em maio, o jornalista Robson Bonin publicou em sua coluna na Revista Veja, que a Nuclep, estatal de equipamentos pesados ligada ao ministério de Minas e Energia, estaria investindo algo em torno de R$ 200 milhões de reais para a produção do casco externo do submarino de propulsão nuclear da Marinha.

O contrato, entre a Marinha e o estaleiro ICN, que constrói a embarcação, seria o início dos trabalhos na estrutura. fruto de acordo de transferência de tecnologia firmado em 2012 com a França, na iniciativa chamada de Prosub.

Fonte: The Economist

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *