CUIABÁ

SAÚDE DO HOMEM

Mato Grosso deve ter 1.000 novos casos de câncer de próstata no ano, alerta urologista

Publicado em

O diagnóstico precoce é o maior aliado do homem em relação à cura do câncer de próstata, de acordo com o médico urologista do Hospital São Mateus de Cuiabá, Dalvani Dorn. O especialista relata que as consultas regulares são de extrema relevância para a detecção da neoplasia maligna que irá registrar 1.000 novos casos este ano, em Mato Grosso, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

“O número chama atenção, assusta, porém o preconceito em torno dos exames ainda é grande, entretanto é preciso lembrar que se o tumor for identificado em fase inicial a probabilidade de cura é de 90%. Esta informação mostra o quanto é importante que o homem faça acompanhamento médico periódico com um urologista, a partir dos 45 anos”, argumenta ele.

O médico explica que realizar exames de toque retal e PSA (exame de sangue), pelo menos uma vez ao ano, reduz para menos de 5% a chance de um câncer passar despercebido. Lembrando que, no início, a doença é assintomática.

Dorn alega que o motivo da intensificação da Campanha Novembro Azul é conscientizar sobre o câncer de próstata, um dos tipos mais comuns entre os homens e causa da morte de 28,6% da população masculina que é acometida pela doença. Dados recentes do Inca destacam que no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.

Leia Também:  Produção industrial tem queda de 0,1% em novembro

Em 2024, mais de 71 mil brasileiros vão ter confirmação do tumor de próstata, conforme projeções do Instituto Nacional.

Um estudo da revista científica The Lancet estima que o número de óbitos por câncer de próstata no mundo passe de 375 mil em 2020 para quase 700 mil, em 2040, um acréscimo de 85%, em 20 anos. O estudo também prevê que o volume de casos da doença dobre, passando de 1,4 milhão por ano em 2020 para 2,9 milhões ao ano até 2040.

*Fatores de risco*

A Biblioteca virtual do Ministério da Saúde aponta como maiores fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata – Idade, histórico familiar de câncer de próstata, obesidade, tabagismo e a exposição a produtos químicos.

*Sintomas*

Em geral, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que diminui a possibilidade de cura. Na fase avançada, os sintomas mais frequentes são: dor óssea, ardência ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

*Tratamento*

“Quando o paciente tem a confirmação do câncer de próstata é muito importante procurar um profissional qualificado e experiente. Quem trata o câncer de próstata é o urologista e não o oncologista como a maioria pensa, isso porque essa é uma doença cirurgicamente muito complexa”, informa o especialista.

Leia Também:  Polícia Militar Ambiental flagra extração ilegal de madeira em Nova Santa Helena (MT)

Após ser diagnosticado o tumor de próstata é necessário realizar o estadiamento para identificar se o câncer se espalhou ou está localizado apenas na próstata, isso é feito por meio de exames complementares como a cintilografia óssea, tomografia de tórax e de abdômen. Ao ser confirmado que a neoplasia é localizada é decidido o tratamento, sendo a cirurgia a primeira opção para este tipo de paciente. Quando a doença já atingiu outros órgãos não há mais a indicação de cirurgia, apenas de tratamento paliativo com medicamentos.

Em fase inicial, é recomendado para a grande maioria dos pacientes a cirurgia de laparoscopia, cirurgia aberta ou cirurgia robótica, uma das mais eficazes e seguras, atualmente. Também podem ser necessárias sessões de radioterapia.

“Se o paciente quer prevenir o câncer o ideal é evitar o cigarro e outros fatores de risco, mas acima de tudo adotar uma dieta baixa em calorias e a prática de atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana. Essas medidas protegem a saúde masculina de diversos tipos de tumores malignos”, aconselha o médico.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Domani inaugura nova loja da marca Leapmotor em Cuiabá e aposta na mobilidade elétrica com respaldo global da Stellantis

Published

on

O grupo Grupo Domani, com atuação sólida no setor automotivo de Mato Grosso por quase três décadas, inaugurou neste sábado(08), sua nova loja na Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, com um coquetel de lançamento para convidados.


O destaque da ocasião foi a chegada da marca Leapmotor ao portfólio da Domani, com o importante apoio da Stellantis, conglomerado internacional que reúne marcas como Fiat, Jeep e Ram, e que hoje detém o controle majoritário da Leapmotor — mantendo a empresa chinesa apenas como sócia minoritária.

Domani: história, credibilidade e novo ritmo elétrico


Em entrevista, o proprietário do grupo, Armando Martins de Oliveira, destacou o momento:


“A Domani está fechando ano que vem, trinta anos. Vamos completar vinte e nove anos e pouco. Aqui no grupo Domani temos, não tenho o número exato hoje, mas cerca de seiscentos e pouco colaboradores no total.

Hoje estamos lançando aqui a marca Leapmotor, que agora pertence majoritariamente ao grupo Stellantis — dono da Fiat, da Jeep e da Ram. Essa união trouxe uma marca moderna, com tecnologia de altíssimo nível e suporte global.”

Armando ressaltou que a entrada da Leapmotor representa mais do que adicionar um rótulo novo:


“A nossa esperança com essa marca é que ela seja moderna, extremamente tecnológica, e com o suporte forte da Stellantis. Para mim, isso muda a percepção da garantia de um produto novo.”
Tecnologia, autonomia e nova geração de veículos

No evento, foram apresentados dois modelos da Leapmotor — o totalmente elétrico e o híbrido / “range-extender” — e Armando explicou os diferenciais tecnológicos:

Leia Também:  OMS confirma primeira morte por gripe aviária no mundo


“O carro tem um motor elétrico de tração e um pequeno motor a combustão que funciona apenas para gerar energia, recarregando a bateria, e isso dá uma autonomia de até mil quilômetros. Ou seja: você tanqueia um pouco, carrega na energia, e vai mil km. Isso muda completamente a visão do primeiro carro elétrico que andava cinquenta quilômetros e você tinha que ligar na tomada todo tempo.”


“É um carro de altíssimo nível de tecnologia, muito forte. Você não tem chave: você tem um cartão, você aproxima do retrovisor, ele abre; dentro o sistema é todo touch screen, você não escuta nada; você está ‘pronto para andar’. O motor elétrico tem aceleração muito forte porque já parte elétrico. Então eu vejo uma boa história para o carro elétrico: o mundo inteiro diz que ele vai começar cada vez mais a substituir o carro à combustão.”

Sustentabilidade e os desafios da bateria

Armando também abordou a questão — cada vez mais relevante — do descarte e da durabilidade das baterias dos veículos elétricos:


“O mundo inteiro ainda não tem uma solução que eu ache resolvida para isso. A vida útil das baterias de carro gira em torno de oito a dez anos. O mercado aqui no Brasil ainda é muito incipiente porque são marcas recentes e acho que não há ainda um descarte bem definido. Já se estuda, já se pensa; mas esse é um tema que será tratado.” Ele admitiu que esse ponto exige atenção, mas que isso faz parte da transição energética global. A força da Stellantis e o modelo Leapmotor

“Não é simplesmente trazer uma marca elétrica qualquer. Você ter a Stellantis por trás, com toda a estrutura, manutenção, suporte técnico — isso conta muito. É diferente de começar a vender sem uma marca forte para te atender.”


“Nós vemos hoje que a procura está aumentando. Por exemplo, nós já passamos de 5% em vendas de carros elétricos no nosso mix, e essa tendência é crescente.”

Leia Também:  Profissionais de Canarana conhecem atuação da Secretaria de Assistência Social

Mobilidade elétrica em Mato Grosso e o futuro da Domani

O gestor administrativo do grupo, Fortunato Moraes de Souza, reforçou a estratégia da Domani:


“Hoje estamos inaugurando mais uma loja do grupo Domani, trazendo a marca Leapmotor — uma marca do grupo Stellantis — para Cuiabá. Já somos tradicionais no Estado, com quase trinta anos de atuação nas concessionárias Fiat, Jeep e Ram, além de lojas em Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Rondonópolis e Nova Mutum. Agora, damos esse passo importante ao apostar na mobilidade elétrica.”Com a chegada da loja da Leapmotor em Cuiabá, o Grupo Domani sinaliza sua intenção de liderar também no segmento elétrico no Estado — alinhando-se às tendências de inovação, sustentabilidade e consumo consciente.


O coquetel de inauguração, realizado no sábado, marcou a abertura ao público: os interessados puderam visitar o showroom, conhecer os novos modelos, conversar com consultores e agendar test-drives para sentir a tecnologia de perto. A abertura desta nova unidade reforça o compromisso da Domani de oferecer mobilidade de vanguarda aos clientes cuiabanos.

colaborou Luiz Henrique Menezes

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA