CUIABÁ

GERAL

Hoje é Dia: junho termina com Dia do Orgulho LGBTQIA+ e bumba meu boi

Publicado em

O mês de junho é o Mês do Orgulho LGBTQIA+, dedicado a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgênero, queer, intersexo, assexuais e todas os membros da comunidade. E o marco desse período de celebrações e luta por direitos é o Dia Internacional do Orgulho LGBT, comemorado na terça-feira (28). A data rememora a Revolta de Stonewall, em 1969. 

No contexto da revolta, frequentadores do bar Stonewall Inn, em Greenwich Village, resistiram a uma abordagem policial no estabelecimento. As operações policiais eram frequentes e motivadas pelo preconceito. Sem alternativas, os LGBTs haviam se acomodado a não lutar contra a opressão por parte da polícia, mas não naquele 28 de junho de 1969. 

A revolta de Stonewall deu origem a outras manifestações pelos Estados Unidos e pelo mundo, tornando- se um divisor de águas na luta por direitos. Mas a luta continua. Embora oito em cada dez pessoas LGBTQIA+ se sintam confortáveis em falar sobre sua orientação sexual e identidade de gênero no ambiente de trabalho, 43% delas afirmam que já sofreram preconceito no local. É o que revela esta pesquisa, repercutida em matéria da Agência Brasil.

O programa Viva Maria falou sobre a luta e as conquistas da comunidade LGBTQIA+. Também na rádio, em 2016, o Ponto Com Ponto Br mergulhou no universo com música, conversa com ativistas e criadores de conteúdo . Ouça no player abaixo:

No cenário mundial, outro instrumento importante para os direitos humanos completa 25 anos. A Corte Penal Internacional, sediada em Haia, na Holanda, julga genocídios, crimes contra a humanidade, crimes de guerra e outras violações aos direitos humanos. Saiba mais sobre o tribunal em matéria do Repórter Brasil, da TV Brasil:

Festa da cultura popular

Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o Dia Nacional do Bumba Meu Boi, celebração cultural do estado do Maranhão, é celebrado em 30 de junho.

O espetáculo, que mistura dança, folclore, música, religião e teatro, é um dos destaques das festas juninas de São Luís. A Radioagência Nacional conta mais sobre a preparação das festividades. Segundo a matéria, os grupos de Bumba Meu Boi são divididos em Boi de Matraca, Orquestra, Zabumba, Baixada e Costa de Mão:

Leia Também:  PF apreende grande quantidade de dólares do Zimbábue, no Paraná

Em 2012, o programa Expedições, da TV Brasil, fez uma viagem pela manifestação cultural maranhense que começa logo após o carnaval e vai até outubro. Confira:

Vinte anos do penta

O último dia de junho marca 20 anos da conquista do pentacampeonato mundial de futebol masculino pela Seleção brasileira. Em 30 de junho de 2002, o Brasil ganhou da Alemanha por 2 a 0 e levou a taça da Copa do Mundo para casa. A seleção ainda teve o artilheiro do campeonato: o camisa 9 Ronaldo. O programa De Lá Pra Cá, da TV Brasil, conta a história dessa conquista:

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

26 de junho a 2 de julho
26

Nascimento do cantor e compositor baiano Gilberto Gil (80 anos)

Nascimento do compositor paulista Antenor Serra, o Serrinha (105 anos) – compositor de Chitãozinho e Xororó, Bom Jesus de Pirapora e Do mundo nada se leva, dentre outras

J.K. Rowling lança o primeiro livro da série Harry Potter (25 anos)

Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas – data instituída pela Assembleia Geral da ONU, na sua Resolução nº 42/112, de 7 de dezembro de 1987, e que está oficializada no Brasil pelo Decreto 8.091, de 28 de maio de 1999, através do qual se criou a Semana Nacional Antidrogas

Dia Internacional das Nações Unidas em apoio às Vítimas de Tortura – data instituída pela ONU, na sua Resolução nº 52/149, de 12 de dezembro de 1997, para marcar a data de 26 de junho de 1987, em que entrou em vigor nos países-membros signatários a”Convenção Contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanas ou Degradantes

27

Nascimento do jornalista naturalizado brasileiro Vladimir Herzog (85 anos) – símbolo na luta pela democratização do Brasil

Leia Também:  Após dois anos de pandemia, 27ª Parada do Orgulho LGBTI ocorre no Rio

Morte da pintora e professora franco-brasileira Bertha Worms (85 anos)

Nascimento da soprano italiana Anna Moffo (90 anos)

28

Nascimento o filósofo suiço Jean-Jacques Rousseau (310 anos)

Nascimento do regente e compositor cearense Elezar de Carvalho (110 anos)

Nascimento do compositor norte-americano Richard Rodgers (120 anos)

Dia Internacional do Orgulho LGBTI – comemoração para marcar a data do Incidente de Stonewall, de 28 de junho de 1969, quando frequentadores do bar Stonewall Inn, em Greenwich Village, na cidade norte-americana de Nova York, reagiram pela primeira vez contra as constantes ações policiais ali ocorridas para prender travestis e todos os que vestissem mais de três peças do sexo oposto

29

Morte do poeta cordelista e repentista cearense Cego Aderaldo (55 anos)

Dia de São Pedro

A Apple Inc. lança, nos Estados Unidos, a primeira geração do iPhone (15 anos)

30

Morte do engenheiro e músico baiano Osmar Macedo (25 anos) – um dos criadores do trio elétrico

Nascimento da cantora e compositora mineira Maria Helena Toledo (85 anos) – gravou os LPs Maria Toledo sings Bonfá, em 1962, Jazz, samba, encore, em 1963, cantando em português e acompanhada por Stan Getz, e Braziliana, em 1965, com Luiz Bonfá e Bob Scott; em 1966, participou como compositora do I Festival Internacional da Canção, na TV Rio, com Dia das rosas, com Luiz Bonfá, interpretada por Maysa e classificada em terceiro lugar

Morte do médium e escritor mineiro Chico Xavier (20 anos)

Nascimento da monja zen budista paulista Cláudia Dias Baptista de Sousa, a Monja Coen Roshi (75 anos)

Reino Unido transfere soberania de Hong Kong para China (25 anos)

Seleção brasileira de futebol masculino conquista o quinto título mundial (20 anos)

Dia Nacional do Bumba meu Boi

Edição: Nathália Mendes

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

GERAL

Núcleo Ambiental conclui instalação de comissões de mérito na ALMT

Published

on

Nesta quarta-feira (17), o Núcleo Ambiental de Desenvolvimento Econômico concluiu a instalação de suas comissões permanentes, assim como a eleição de presidentes e vice-presidentes. A instauração foi de três colegiados: Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário; Comissão de Revisão Territorial, dos Municípios e das Cidades e Regularização Fundiária; e Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transportes.

Na Comissão de Agropecuária, o deputado estadual Nininho (PSD) ficou com a presidência e Gilberto Cattani (PL) como vice-presidente. Também foram designados como membros titulares Fabinho Tardin (PSB), Dr. João (MDB) e Júlio Campos (União). Os suplentes são Valmir Moretto (Republicanos), Thiago Silva (MDB), Valdir Barranco (PT), Dilmar Dal Bosco (União) e Carlos Avallone (PSDB).

Nininho também estará, nesta sessão legislativa, à frente da Comissão de Revisão Territorial, com Thiago Silva na vice-presidência. Ainda compõem a comissão como titulares os parlamentares Valmir Moretto, Valdir Barranco e Sebastião Rezende (União). Na suplência estão Fabinho Tardin, Dr. João, Júlio Campos, Diego Guimarães (Republicanos) e Paulo Araújo (Progressistas).

Leia Também:  PF apreende grande quantidade de dólares do Zimbábue, no Paraná

Para a presidência da Comissão de Infraestrutura foi eleito o deputado Valmir Moretto. Já a vice-presidência será ocupada por Nininho. Eles estão acompanhados por Janaina Riva (MDB), Wilson Santos (PSD), Dilmar Dal Bosco na titularidade do colegiado. Os membros suplentes são Max Russi (PSB), Juca do Guaraná (MDB), Júlio Campos, Paulo Araújo e Sebastião Rezende.

Também fazem parte do Núcleo Ambiental a Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais e a Comissão de Indústria, Comércio e Turismo. Ambas foram instaladas na semana passada. Carlos Avallone foi eleito presidente da Comissão de Meio Ambiente e Wilson Santos ficou com a vice-presidência. Na Comissão de Indústria os escolhidos foram Diego Guimarães, como presidente, e Beto Dois a Um (PSB), como vice.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA