CUIABÁ

GERAL

Foi assinada ordem de serviço de R$ 92 milhões para a instalação de poços no RN

Publicado em

Em mais uma ação da Força-tarefa das Águas, foi assinada uma ordem de serviços de R$ 92 milhões, para a construção de poços artesianos e dessalinizadores no Rio Grande do Norte (RN). Serão construídos 1.873 poços e 197 dessalinizadores, em 2022, alcançando 2.070 comunidades. Até o momento, já foram construídos 572 poços apenas nos últimos seis meses.

Cerca de 420 mil pessoas das regiões mais remotas do estado vão passar a ter acesso à água diariamente. Este é mais um esforço da Força-tarefa das Águas, que já garantiu água para mais de 960 mil brasileiros.

 Com a formalização do documento, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) poderá proporcionar a saúde pública e a inclusão social por meio do saneamento e saúde ambiental, garantindo mais dignidade à população e aumentando a qualidade de vida das pessoas atendidas. 

“Já alcançamos 85 mil famílias e, por meio da Força-Tarefa das Águas, estaremos presentes em todos os estados que compõem o semiárido brasileiro. Além disso, destaco, ainda, que a fundação já entregou, nos últimos 12 meses, 364 banheiros, 85 casas, duas cisternas de abastecimento de água, 271 cisternas, 26 projetos de sistemas de abastecimento de água, 20 projetos de sistemas de esgotamento sanitário e 56 planos municipais de saneamento básico”, ressaltou o presidente da Funasa, Miguel Marques, sobre a atuação da instituição na Força-Tarefa das Águas.

Leia Também:  Mulher vítima de estupro por anestesista presta depoimento à polícia

Com informações da Funasa

Fonte: Brasil.gov

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

GERAL

Frente fria traz chuva e ondas de até 3 metros no fim de semana do Rio

Published

on

Frio, chuva e ondas de até 3 metros de altura. Essa é a previsão do tempo para o fim de semana da capital Rio de Janeiro. Segundo o Alerta Rio, a aproximação de uma frente fria a partir da noite de hoje (18) deve fazer as temperaturas entrarem em declínio acentuado. De hoje para amanhã, a previsão é de queda de 12 graus na temperatura máxima. 

Amanhã, a máxima não deve passar de 22 graus, com mínima prevista de 14 graus. O céu estará encoberto, com chuva fraca a moderada a partir da manhã e ventos moderados a fortes ao longo do dia. 

No sábado (20), após a passagem da frente fria, os ventos úmidos vindos do oceano manterão o tempo instável. A previsão é de céu nublado a encoberto, com chuva fraca a moderada em qualquer momento. Vai ficar mais frio, com os termômetros marcando entre 12 graus e 20 graus. 

No domingo, a previsão é que a temperatura fique entre 11 graus e 21 graus. O céu deve ficar mais limpo, de nublado a parcialmente nublado, mas ainda há previsão de chuva isolada durante a madrugada. 

Leia Também:  EBC ganha prêmio dedicado à imprensa do agronegócio

Na segunda-feira (22), haverá redução de nebulosidade e não há previsão de chuva. A máxima deve atingir os 23 graus e a mínima 10 graus. 

Aviso de ressaca

Mar toma faixa de areia na praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro Mar toma faixa de areia na praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro

Mar toma faixa de areia na praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro – Tomaz Silva/Agência Brasil

A Marinha do Brasil antecipou o alerta de ressaca para o litoral carioca, previsto inicialmente para ocorrer a partir das 21h de hoje, para esta tarde. Desde as 15h estão previstas ondas que podem atingir até 3 metros de altura.  Mesmo na parte da manhã, já era possível ver as ondas quebrando próximas ao calçadão da Praia de Copacabana, em alguns trechos da orla. A ressaca deve durar até as 21h de sábado. 

Durante o período, a prefeitura do Rio recomenda que a população evite tomar banho de mar em áreas que estejam em condição de ressaca, a prática de esportes no mar, trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia e permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar. Pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca. Em caso de acidentes, a recomendação é não entrar no mar para resgatar as vítimas e acionar imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Mar toma faixa de areia na praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro Mar toma faixa de areia na praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro

Mar toma faixa de areia na praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro – Agência Brasil/ Tomaz Silva

Ventos fortes

Está previsto para amanhã a ocorrência de ventos moderados a fortes no Rio. Hoje, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já foram registradas rajadas de vento forte na cidade, com velocidade de até 67 quilômetros por hora (km/h). 

Segundo o Alerta Rio, os ventos moderados são aqueles com intensidade entre 18,5 km/h e 51,9 km/h e podem levantar poeira e pequenos papéis, mover galhos de árvores e o guarda-chuva começa a ser usado com dificuldade. Os ventos fortes têm intensidade entre 52 km/h e 76 km/h e são capazes de balançar grandes árvores e quebrar galhos. 

*Estagiária sob supervisão de Vitor Abdala

Edição: Aline Leal

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA