Fila no Bradesco hoje é pra comer carne assada. Manifestações do AGRO


O Banco Bradesco da Barão de Melgaço está movimentado hoje. O Agro resolveu se manifestar contra uma publicidade veiculada nas redes sociais.

O vídeo divulgado pelo banco Bradesco que desincentiva o consumo de carne continua rendendo. Pecuaristas de todo o país reagiram à campanha da instituição financeira, que sugeria uma “segunda-feira vegana” para minimizar a emissão de gases prejudiciais ao meio-ambiente. Em protesto, os produtores de gado organizam churrasco em frente a agências do banco em diferentes cidades do país, inclusive em Cuiabá.
No vídeo, influencers digitais convidam o espectador a aderir à “segunda-feira sem carne” como forma de ajudar no controle das mudanças climáticas. Contudo, estudo realizado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) aponta que o manejo adequado de bovinos, na verdade, reduz a emissão de gases prejudiciais ao meio-ambiente e contradiz o que diz a campanha da instituição financeira.
Veja vídeo.
A campanha do banco Bradesco tinha como intenção a divulgação de um aplicativo para calcular a sua “pegada de carbono”. Para isso, a instituição financeira reuniu três influenciadoras digitais para dar duas dicas para que cada um faça sua parte na redução da emissão de gás carbônico. A primeira foi a “segunda sem carne” e a segunda indica o uso de uma composteira para o lixo doméstico. Na sequência, o trio fala sobre o aplicativo do banco para ajudar quem quer trabalhar a compensação da emissão de gases a saber o quanto deve ser compensado.
Mas a campanha acabou entrando na máxima do “quem lacra não lucra” e o Bradesco precisou se desculpar publicamente após ser “cancelado” na internet. Ainda na véspera do Natal o banco tentou se desvincular do conteúdo e determinou a remoção do material de suas redes, afirmando que apoia o setor de “forma plena” e que tomaria ações administrativas internas severas por conta do ocorrido. A campanha foi retirada do ar ainda antes do Natal. Não foi suficiente e a reação ligada ao Agronegócio ficou ainda maior. Em resposta, as entidades do agro de mato grosso repudiaram campanha pedindo respeito à pecuária nacional e ao trabalho realizado pelos pecuaristas do estado.
A agência central do Bradesco em Cuiabá está assim…
Produtores rurais de Cáceres também se manifestaram, veja vídeo.
Galeria de fotos
Fotos Raphael Henrique