CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Destaques Economia Notícias

Evento da soja reunirá especialistas para debater desafios e inovações no campo

Redação
Redação abr 10

Os desafios, os gargalos e as oportunidades para a sojicultura serão debatidos no evento técnico que ocorrerá na capital mato-grossense. Produção sustentável, geopolítica, tendências macros e microeconômicas, e atualidades no manejo fitossanitário serão alguns dos assuntos a serem tratados por especialistas de renomes internacionais. Além desses, serão apresentados resultados de pesquisas de fatores restritivos de produção na safra 2021/22, como por exemplo, a quebra de hastes de soja e as anomalias em vagem, temas que causaram prejuízos significativos na região médio norte do Estado.

Depois de dois anos de evento virtual, o Master Meeting Soja 2022 será realizado de forma presencial em Cuiabá, entre os dias 12 e 14 de abril. Considerado um dos principais eventos da cadeia da soja, trará palestrantes nacionais e internacionais para um grande debate sobre a sojicultura, entre eles Alexandre Mendonça de Barros, da MB Agro, Geraldo Chavarria, da UPF, Claúdia Dias Arieira, da UEM, Prof° Dr. Geraldo Papa, da Unesp; Tatiane Zambiasi, da Agromax, Anderson Luis Cavenaghi, da Univag, Geni Schenkel, da Agroligadas, o Prof° Ulisses Antuniassi, da Unesp e Carlos Pellicer, COO da UPL.

Além dos temas técnicos, que abordarão fisiologia e doenças da oleaginosa, pragas e plantas daninhas, o público acompanhará painéis sobre Economia, Sustentabilidade, Liderança Feminina e Agricultura Digital. Também vão conhecer, em primeira mão, os resultados de pesquisas realizadas na última safra – em Mato Grosso – dados que poderão ser usados estrategicamente para o planejamento da próxima temporada.

Direcionado a empresários do agronegócio, produtores rurais, profissionais que exercem funções com poder de decisão na propriedade rural e engenheiros agrônomos, o Master Meeting Soja 2022 estima um público de aproximadamente 350 pessoas. Também é possível participar de forma online. As inscrições podem ser feitas no site https://www.proteplan.com.br/. 

“Serão três dias de evento com painéis especiais para tratar dos desafios e das inovações no campo, com palestrantes renomados e com profunda experiência na área. Nosso objetivo é munir os produtores de informações para ajudá-los a planejar seus próximos passos e a safra 2022/23”, comenta Ivan Pedro, fitopatologista e sócio proprietário da Proteplan, empresa que promove o evento.

PROGRAMAÇÃO – No primeiro dia do evento, no período da tarde, o Painel de Economia será comandado por Alexandre Mendonça de Barros, da MB Agro, com a palestra “Cenário Econômico do Brasil e Impactos na Cadeia da Soja”. Alexandre é especialista em Economia Agrícola e foi eleito ‘engenheiro agrônomo do ano’ pela AEASP em 2020. Após, terá a palestra “Supply Chain” com o COO da UPL, Carlos Pellicer, um dos mais renomados profissionais em estratégia e inovação no agronegócio.

Na sequência ocorrerão dois painéis de Fisiologia. Um deles, intitulado “Quebramento de haste: causas e estratégias de mitigação do problema”, terá a participação de Geraldo Chavarria, da UPF, consultor em fisiologia e manejo de soja, e do professor Evandro Binotto Fagan, doutor da Unipam e do fisiologista Gabriel Schaich, da Physioatac. O outro painel será “Anomalias em vagens” que contará com a participação de Solange Bonaldo, professora da UFMT, e Luana Belufi, pesquisadora da Fundação Rio Verde. Os painéis serão moderados pela pesquisadora da Proteplan, Alana Tomem.

No segundo dia do evento, o Painel de Sustentabilidade abrirá a programação, com a palestra “Sustentabilidade da cadeia da soja. Desafios e oportunidades”, pelo professor da USP, FGV, Doutor Agro, Marcos Fava Neves, especialista em planejamento estratégico voltado para o agronegócio.

Ainda pela manhã o Painel Pragas será outro foco do debate. Um dos palestrantes será o professor Geraldo Papa, especialista no manejo integrado de pragas e professor no departamento de Fitossanidade da Unesp. Ele vai proferir a palestra “Manejo de lagartas de difícil controle e percevejos”. Outro especialista em pragas, com mais de 30 anos de carreira, o professor Paulo Degrande, da UFGD, falará sobre cascudinho-da-soja. O pesquisador da área de manejo de resistência de insetos, do Irac, Fábio Santos, abordará sobre manejo de resistência de pragas da soja no Brasil. E o entomologista Clérison Perini, da Proteplan, vai apresentar resultados da safra quanto ao manejo de pragas iniciais e sugadores.

Na sequência, o Painel Nematóides terá como um dos especialistas a nematologista e sócia-proprietária da Agromax, Tatiane Zambiasi, com a palestra “Controle químico e biológico”.  Esse painel terá a participação dos especialistas Fernando Godinho da IFG e de Claúdia Dias Arieira, da UEM. À tarde, o Painel Doenças terá o pesquisador da Proteplan, Ivan Pedro, como palestrante. Ele falará sobre “Manchas foliares”. Fabiano Siqueri, também pesquisador da Proteplan irá apresentar resultados de pesquisa sobre manchas e ferrugem da soja. Nesse mesmo painel, Luís Henrique Carregal, abordará pesquisas sobre antracnose, septoriose e cercosporiose na última safra.

A programação do Master Meeting Soja 2022 terá também no segundo dia, à tarde, palestra sobre lideranças femininas no agronegócio com a participação de Camila Telles, digital influencer e produtora, e Geni Schenkel, idealizadora do movimento Agroligadas e produtora rural.

No terceiro e último dia de evento, os temas abordados nos painéis serão Plantas Daninhas e Tecnologia de Aplicação e Agricultura Digital. Do primeiro painel, um dos convidados é o pesquisador em plantas daninhas e professor do Univag, Anderson Luis Cavenaghi, responsável pela palestra “Amaranthus: estratégias para o manejo em soja”. O manejo do capim amargoso e capim pé de galinha resistentes à herbicidas será exposto pelo pesquisador Rubem Silveiro, da UEM, com mais de 30 anos de experiência com trabalhos sobre manejo integrado e controle químico. A pesquisadora da Proteplan, Aline Deon, abordará sobre as alternativas para a dessecação pré-colheita da soja.

O segundo painel terá o professor da Unesp, Ulisses Antuniassi, à frente da palestra “Uso de Drones”. Ele é especialista em tecnologia da aplicação de defensivos, adjuvantes e aviação agrícola. Em seguida, haverá a apresentação e debate sobre agricultura digital, com os especialistas Christian Bredemeier, da UFRGS, e Leonardo Luvezuti, da Perfect Fly. Eles irão abordar sobre os desafios da pulverização aérea e a inserção de novas tecnologias no campo.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *