CUIABÁ

EDUCAÇÃO

Segunda edição de 2022 do Sisu oferecerá mais de 65,9 mil vagas

Publicado em

O Ministério da Educação informou que a segunda edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferecerá 65.932 vagas para ingresso em 73 instituições públicas de ensino superior. São mais de 2 mil cursos de graduação. As inscrições serão abertas em 28 de junho e podem ser realizadas até as 23h59 do dia 1º de julho.

Os 10 cursos com as maiores ofertas de vagas são, nesta ordem: pedagogia, administração, matemática, ciências biológicas, química, direito, física, medicina, engenharia civil e engenharia elétrica. O total de cursos de graduação com oferta de vagas é de 2.043. Só para medicina são ofertadas 1.583 vagas.

No portal Acesso Único já é possível consultar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Os estados que mais oferecem vagas são o Rio de Janeiro, com 13.249; Minas Gerais, com 8.655; Paraná, com 6.692; e Bahia, com 5.968.

Entre as instituições com mais vagas ofertadas estão Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a Universidade Federal Fluminense, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade Federal do Maranhão e a Universidade Estadual da Paraíba.

Leia Também:  Sine MT oferta 3 mil vagas de emprego em 27 municípios

O Sisu é o processo seletivo pelo qual estudantes concorrem a vagas de instituições públicas de ensino superior a partir da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar desta edição do Sisu, o estudante precisa ter feito o Enem de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação, e não ter participado do Enem na condição de treineiro.

Edição: Kelly Oliveira

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

EDUCAÇÃO

Em busca de novas oportunidades, estudantes retomam estudos pela EJA do Sesi MT

Published

on

O sentimento foi de entusiasmo para aproximadamente 650 alunos que iniciaram a segunda turma de 2022 da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social da Indústria (Sesi MT) nos polos de Cáceres, Rondonópolis, Várzea Grande e Sinop. Entre eles, está o casal de Cáceres, Joana Campos, 59 anos, e Wilson Marques, 43 anos. Ela é a presidente da Comunidade Quilombola Pita Canudos, ele é jardineiro e, juntos, decidiram realizar o sonho de concluírem o ensino médio.

“É muito gratificante voltar a estudar, está sendo a realização de um sonho! Estou muito feliz por estar na EJA do Sesi aqui de Cáceres. Eu e meu esposo decidimos voltar a estudar e estamos juntos nessa caminhada. Com o cargo que tenho, sentia a necessidade de voltar aos estudos e aprender cada vez mais. A educação é a nossa única solução”.

Para Wilson, a elevação dos estudos abrirá muitas portas em sua vida, entre elas a concretização de uma meta: ter uma formação de ensino superior. “Com esse projeto, eu vejo uma grande oportunidade na minha vida, um salto na carreira e poder cursar a faculdade de arquitetura”, declara.

O jardineiro ressalta o sentimento de acolhimento pela equipe do Sesi. “Por sermos quilombolas, sofremos descriminação em muitas situações, e na EJA fomos muito bem acolhidos. Nesses primeiros dias de aulas, já aprendemos muito, recebemos ótimas orientações dos professores e vamos nos dedicar muito aos estudos”.

Leia Também:  Segunda turma da Guarda Civil de Lucas do Rio Verde inicia capacitação de armamento em Cotia

A aula inaugural ocorreu simultaneamente nas unidades do Sesi, na última segunda-feira, 1º de agosto. Na oportunidade, os estudantes participaram de dinâmicas, sorteios e puderam dar seus relatos de vida, para se conhecerem melhor e também incentivarem uns aos outros. Em Sinop, a aula inaugural aconteceu de forma remota, e na terça-feira presencialmente.

A METODOLOGIA – O curso é totalmente gratuito com 80% das aulas a distância e 20% presencial. Sabe-se que a maioria desses alunos são trabalhadores e chefes de família, por isso, os encontros presenciais são realizados uma vez por semana e nos outros quatro dias, eles podem acessar a plataforma de estudos de onde estiverem e no melhor horário.

A gerente de Educação do Sesi MT, Simone Cruz, explica que o diferencial da EJA ofertada pela instituição é a metodologia do Reconhecimento de Saberes, que avalia as experiências dos alunos a partir das suas vivências, eliminando assim algumas matérias que seriam cursadas e acelerando o tempo de estudo.

“Avaliamos no aluno todas as competências que ele adquiriu ao longo da vida, seja na parte escolar, profissional, social ou pessoal. Ele é avaliado nos dois primeiros meses e a partir dessa avaliação ele pode eliminar várias competências a serem cursadas”, aponta Simone, ressaltando que sempre surgem gratas surpresas, já que muitos estudantes, no decorrer desse período, já conseguem a certificação do ensino médio.

Segundo a gerente, são alunos que não conseguiram concluir os estudos na idade regular, mas que mantiveram o desejo e a esperança de voltar de estudar, e hoje, mais amadurecidos buscam novos horizontes para suas vidas e não veem a idade como um empecilho para alcançar seus novos projetos. “Esse é o grande diferencial que o Sesi traz especialmente aos trabalhadores, para que possamos juntos apoiá-los nessa transformação cognitiva e na conquista de novos sonhos e voos, seja nos estudos ou na vida profissional”.

Leia Também:  Após recesso, tribunais superiores retomam sessões nesta segunda-feira

MATRÍCULAS – A unidade Sesi de Várzea Grande está com 150 vagas abertas para nova turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As vagas são gratuitas para trabalhadores da indústria e comunidade. Podem se matricular maiores de 18 anos para a conclusão do ensino médio, até o dia 19 de agosto.

Para realizar a matrícula na EJA, os trabalhadores da indústria e dependentes precisam apresentar os seguintes documentos nas unidades do Sesi: cópia Carteira de Identidade e da Carteira de Trabalho (página da foto, qualificação civil e contrato de trabalho), além do Histórico Escolar original. Para dependentes, é necessário apresentar também a Certidão de Nascimento ou Casamento.

Os demais interessados precisam apresentar a cópia da Carteira de Identidade, CPF, cópia do comprovante de residência e Histórico Escolar Original.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone das unidades do Sesi em Várzea Grande pelo (65) 3685-2311.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA