EDUCAÇÃO
MEC fecha acordo com Google para oferta de ferramentas educacionais
Publicado em
20 de junho de 2022por
Da Redação
O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira (20) um acordo de cooperação com a gigante norte-americana Google para o acesso a ferramentas de apoio acadêmico para professores e estudantes. A parceria foi fechada durante cerimônia, no Palácio do Planalto, que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro e de ministros. A iniciativa faz parte da Política Nacional de Recuperação da Aprendizagem, lançada por meio de decreto no mês passado, e que pretende reduzir a evasão escolar e melhorar o desempenho dos alunos, duas das principais consequências da pandemia de covid-19, que manteve as escolas da rede pública fechadas entre março de 2020 e agosto de 2021.
Segundo o MEC, serão quatro serviços disponibilizados a partir do acordo.
– Google Workspace for Education Fundamentals: pacote gratuito de ferramentas que oferece uma base flexível e segura para aprendizagem, colaboração e comunicação. A adesão pelas redes educacionais se dará mediante assinatura de termo de adesão simplificado, de forma voluntária e não onerosa para a rede, seja municipal, estadual ou federal;
– Seja Incrível na Internet: programa de cidadania digital com trilhas de capacitação para educadores, planos de aulas e atividades;
– Grasshopper: aplicativo de programação para iniciantes, com ensino de pensamento computacional;
– Google Cloud Capacita+: programa com treinamentos gratuitos, online, para formação de profissionais em tecnologias de nuvem


Ministro da Educação, Victor Godoy na da Solenidade alusiva à Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica e ao MECPlace – Wilson Dias/Agência Brasil
Desempenho
Segundo o ministro da Educação, Victor Godoy, uma avaliação feita pelo MEC nos últimos meses está traçando um diagnóstico da situação da educação básica no país. Entre os dados apresentados, o levantamento feito por meio de uma plataforma criada pela pasta mostra que 30% dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental estão no estágio de desenvolvimento esperado.
“Quando a gente olha para matemática, 98% dos estudantes do 6º ano não estão com nível adequado, só 2% deles estão. Cerca de 45% dos 98% não dominam as quatro operações básicas da matemática, ou seja, estão no primeiro marco de desenvolvimento esperado”, disse. A evasão escolar também mais que dobrou no ensino médio, passando de 2,3% para 5%, disse Godoy.
Esses resultados foram mapeados por uma plataforma de avaliação e desempenho disponível não só para a rede pública, mas também para a rede privada, de forma gratuita. De acordo com o ministro, ela permite a realização de mais de 600 testes avaliativos em matemática, ciências e proficiência em línguas. A partir disso, faz um reagrupamento de estudantes de acordo com o nível em cada uma dessas disciplinas. Até agora, cerca de 5 milhões de alunos em mais de 2 mil municípios foram cadastrados no sistema de avaliação.
Outra ferramenta que está sendo apresentada pela pasta é a MECPlace, uma plataforma integrada em ambiente aberto e colaborativo que oferece soluções em tecnologia da informação para apoio às redes educacionais. O sistema foi desenvolvido por meio de parcerias com as universidades federais do Ceará (UFC), de Juiz de Fora (UFJF) e de Alagoas (UFAL).
Questionado sobre a dificuldade de acesso à tecnologia e dispositivos digitais, por parte dos estudantes da rede pública, especialmente os mais vulneráveis, o ministro informou que é preciso enfrentar o problema em parceria com os estados e municípios. “Qualquer desafio de infraestrutura, de conectividade, passa, necessariamente, por uma articulação União, estados e municípios. O que estamos fazendo nessa perspectiva é fortalecer a colaboração, levando aos entes processos estruturados de implantação de tecnologia”, disse Godoy.
O presidente Jair Bolsonaro reclamou do tempo em que as escolas permaneceram fechadas e elogiou a iniciativa do MEC. “Passamos dois anos de pandemia, onde praticamente tudo fechou, 99% das escolas fechadas. No que dependesse de mim, teríamos aula. E nós, agora, estamos na recuperação e na busca do tempo perdido. Esse método, essa disciplina adotada pelo MEC, é reconhecida já por outros países”, afirmou.
Parcerias
Além da Google, o MEC fechou, em abril, uma parceria de recuperação das aprendizagens com a Microsoft. A parceria permite a disponibilização gratuita do Office 365 Educacional A1 (versão nuvem), concedendo acesso a aplicativos da marca, como Excel, Word, Power Point e outras ferramentas.
Edição: Fábio Massalli
EDUCAÇÃO
Em busca de novas oportunidades, estudantes retomam estudos pela EJA do Sesi MT
Published
2 dias atráson
7 de agosto de 2022
O sentimento foi de entusiasmo para aproximadamente 650 alunos que iniciaram a segunda turma de 2022 da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social da Indústria (Sesi MT) nos polos de Cáceres, Rondonópolis, Várzea Grande e Sinop. Entre eles, está o casal de Cáceres, Joana Campos, 59 anos, e Wilson Marques, 43 anos. Ela é a presidente da Comunidade Quilombola Pita Canudos, ele é jardineiro e, juntos, decidiram realizar o sonho de concluírem o ensino médio.
“É muito gratificante voltar a estudar, está sendo a realização de um sonho! Estou muito feliz por estar na EJA do Sesi aqui de Cáceres. Eu e meu esposo decidimos voltar a estudar e estamos juntos nessa caminhada. Com o cargo que tenho, sentia a necessidade de voltar aos estudos e aprender cada vez mais. A educação é a nossa única solução”.
Para Wilson, a elevação dos estudos abrirá muitas portas em sua vida, entre elas a concretização de uma meta: ter uma formação de ensino superior. “Com esse projeto, eu vejo uma grande oportunidade na minha vida, um salto na carreira e poder cursar a faculdade de arquitetura”, declara.
O jardineiro ressalta o sentimento de acolhimento pela equipe do Sesi. “Por sermos quilombolas, sofremos descriminação em muitas situações, e na EJA fomos muito bem acolhidos. Nesses primeiros dias de aulas, já aprendemos muito, recebemos ótimas orientações dos professores e vamos nos dedicar muito aos estudos”.
A aula inaugural ocorreu simultaneamente nas unidades do Sesi, na última segunda-feira, 1º de agosto. Na oportunidade, os estudantes participaram de dinâmicas, sorteios e puderam dar seus relatos de vida, para se conhecerem melhor e também incentivarem uns aos outros. Em Sinop, a aula inaugural aconteceu de forma remota, e na terça-feira presencialmente.
A METODOLOGIA – O curso é totalmente gratuito com 80% das aulas a distância e 20% presencial. Sabe-se que a maioria desses alunos são trabalhadores e chefes de família, por isso, os encontros presenciais são realizados uma vez por semana e nos outros quatro dias, eles podem acessar a plataforma de estudos de onde estiverem e no melhor horário.
A gerente de Educação do Sesi MT, Simone Cruz, explica que o diferencial da EJA ofertada pela instituição é a metodologia do Reconhecimento de Saberes, que avalia as experiências dos alunos a partir das suas vivências, eliminando assim algumas matérias que seriam cursadas e acelerando o tempo de estudo.
“Avaliamos no aluno todas as competências que ele adquiriu ao longo da vida, seja na parte escolar, profissional, social ou pessoal. Ele é avaliado nos dois primeiros meses e a partir dessa avaliação ele pode eliminar várias competências a serem cursadas”, aponta Simone, ressaltando que sempre surgem gratas surpresas, já que muitos estudantes, no decorrer desse período, já conseguem a certificação do ensino médio.
Segundo a gerente, são alunos que não conseguiram concluir os estudos na idade regular, mas que mantiveram o desejo e a esperança de voltar de estudar, e hoje, mais amadurecidos buscam novos horizontes para suas vidas e não veem a idade como um empecilho para alcançar seus novos projetos. “Esse é o grande diferencial que o Sesi traz especialmente aos trabalhadores, para que possamos juntos apoiá-los nessa transformação cognitiva e na conquista de novos sonhos e voos, seja nos estudos ou na vida profissional”.
MATRÍCULAS – A unidade Sesi de Várzea Grande está com 150 vagas abertas para nova turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As vagas são gratuitas para trabalhadores da indústria e comunidade. Podem se matricular maiores de 18 anos para a conclusão do ensino médio, até o dia 19 de agosto.
Para realizar a matrícula na EJA, os trabalhadores da indústria e dependentes precisam apresentar os seguintes documentos nas unidades do Sesi: cópia Carteira de Identidade e da Carteira de Trabalho (página da foto, qualificação civil e contrato de trabalho), além do Histórico Escolar original. Para dependentes, é necessário apresentar também a Certidão de Nascimento ou Casamento.
Os demais interessados precisam apresentar a cópia da Carteira de Identidade, CPF, cópia do comprovante de residência e Histórico Escolar Original.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone das unidades do Sesi em Várzea Grande pelo (65) 3685-2311.

Santos vence Coritiba no Couto Pereira nos acréscimos

Maus-tratos levam polícia do Rio a fechar asilo em Guaratiba

Ciro Gomes registra candidatura à presidência no TSE

Viagra e próteses penianas: Bolsonaro minimiza aquisições do Exército

TSE responde aos questionamentos técnicos das Forças Armadas
CIDADES


O JARDINEIRO QUE PODE SE TORNAR DEPUTADO EM MATO GROSSO
Considerado a grande revelação da política em Rondonópolis, emergindo das urnas de 2020 com votação expressiva, o paisagista Claudio Ferreira...


Abertura oficial da 48º Exposul de Rondonópolis ocorre logo mais, às 19h
O Parque de Exposições de Rondonópolis (MT) terá umas das maiores festas já realizadas em seu espaço, com o retorno...


Moto Clube Sorriso realizou a 6ª etapa do Campeonato Mato-gro…
No final de semana (6 e 7 de agosto), a pista do Motódromo Vale do Teles Pires sediou a 6ª...
POLÍTICA MT


Fagundes elogia Mauro dizendo que ele resgatou a esperança do povo de MT
Com o apoio definido ao senador Wellington Fagundes (PL), o governador Mauro Mendes (UB) foi elogiado pelo senandor que disse...


Mauro Mendes: “Vamos fazer muito mais com a certeza de continuar no rumo certo para MT”
Mauro Mendes e Otaviano Pivetta foram confirmados nesta sexta-feira (05.08) candidatos à reeleição ao Governo de Mato Grosso na chapa...


Paccola tem candidatura oficializada
Mesmo sem comparecer á convenção do Republicanos hoje, o vereador Tenente Coronel Paccola, teve sua candidatura a deputado estadual...
MATO GROSSO


Tempo vira com chuva, frente fria e temperaturas têm queda brusca
Uma surpreendente frente fria trouxe chuva a Mato Grosso e a segunda-feira (08) amanheceu com clima ameno, na maioria das...


Dona Eulália responde ao Censo 2022 no 1º dia da coleta em Cuiabá
A Unidade Estadual do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em Mato Grosso visitou Eulália da Silva Soares, conhecida...


Obras do primeiro empreendimento Smart Home de MT começam em agosto
O Moov, primeiro empreendimento smart home de Cuiabá, começou oficialmente a ser construído na última segunda-feira (1). O modelo de...
POLÍCIA


Ouro é apreendido no município de Poconé
Na manhã de ontem (07), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 300g de ouro. A ocorrência aconteceu na BR...


Veículo do Rio de Janeiro é recuperado em Rondonópolis/MT
Na noite de ontem (04), na BR 364, no município de Rondonópolis/MT, a Polícia Rodoviária Federal abordou um veículo que...


Lula tem rejeição de 37,2% do eleitorado de MT
O candidato à presidência da República, Luis Inácio Lula da Silva (PT) é rejeitado por 37,2% do eleitorado mato-grossense, conforme...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
CULTURA7 dias atrás
A prof. Rubia Naspolini Yatsugafu convida todos para um super concerto do UFMT
-
Política MT4 dias atrás
Senador afirma que a prioridade do PL é reeleger Jair Bolsonaro
-
Política MT5 dias atrás
Coronel Fernanda participa de encontro com Bolsonaro, prefeitos e líderes do agro de MT
-
Política MT3 dias atrás
Coronel Fernanda tem candidatura à deputada federal oficializada durante convenção do PL