CUIABÁ

CUIABÁ

Junho registra maior nível de confiança do comerciante em Cuiabá

Publicado em

A pesquisa que monitora o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) em Cuiabá atingiu 138,2 pontos em junho, alta de 0,7% sobre o mês anterior. O resultado divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) mostra tendência de estabilidade no ano e segue em ritmo de crescimento no comparativo com igual período do ano passado, quando somava 124,2 pontos.

Para o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, os índices seguem demonstrando maior confiança do empresariado em Cuiabá e no estado. “O Icec apresentou o melhor resultado no ano e mesmo com as oscilações, o indicador mostra que os empresários da capital mato-grossenses seguem otimistas em relação ao comércio, o que acaba servindo como indicador para todo o estado”, afirmou.

Conforme análise do IPF-MT, os subíndices que se destacaram na comparação mensal são o Nível de Investimento das Empresas, com uma variação mensal de 4,1% e as Condições Atuais da Economia com 3,6% no mesmo comparativo. Para este último, o comparativo anual traz uma surpreendente variação positiva de 42,6%, saindo de 74,1 pontos para os atuais 105,7 pontos.

Leia Também:  Queiroga pode prestar esclarecimentos na Câmara sobre atuação do filho

Ainda na variação anual, outro subíndice que apresentou destaque foi para as Condições Atuais do Comércio, com alta de 21,6% sobre junho de 2021. Além dele, nenhum outro subíndice obteve variação negativa no comparativo anual.

Tais condições, ainda segundo o presidente da federação, corroboram para um futuro de maior otimismo do empresário tanto local quanto nacional. “Assim como o índice nacional, o índice da capital cuiabana também segue se demostrando animador. A alta dos índices nacional e regional para o período pode estar relacionada ao estímulo econômico recebido do saque extraordinário do FGTS e o Auxílio Brasil, que favoreceram a evolução das vendas no comércio, mesmo com a alta nos juros”, concluiu Wenceslau Júnior.

Para índice nacional, o crescimento do volume de vendas tem gerado perspectivas positivas no varejo, apresentando crescimento de 5,1% no mês e 24,4% no ano, alcançando 122,4 pontos, a maior pontuação desde março de 2020 (128,4).

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

BRASIL

TV Assembleia transmite homenagens aos 40 anos das Diretas Já

Published

on

A TV Assembleia Mato Grosso – canal 30.1 – vai transmitir na próxima sexta-feira (26), às 13 horas, em parceria com as TV Senado e TV Câmara, a sessão especial para comemorar os 40 anos das Diretas Já. As imagens vão chegar ainda pelo canal 9.2 a outros 45 municípios espalhados por todo o território mato-grossense.

A vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva (MDB), afirmou que é uma justa homenagem que o Senado Federal vai fazer a Dante de Oliveira. “Foi uma PEC apresentada por um glorioso e ilustre mato-grossense, que merece a homenagem do Senado. É oportuno que a TVAL participe da homenagem a Dante”, disse Janaina Riva.

As homenagens foram requeridas pelo senador Wellington Fagundes (PL) para comemorar os 40 anos das Diretas Já. A votação da Proposta de Emenda Constitucional nº 05/1983 aconteceu no dia 25 de abril de 1984, mas foi rejeitada pela Câmara dos Deputados.

O movimento ocorreu entre os anos de 1983 e 1984 e pedia a volta das eleições diretas para presidente da República. Com a PEC rejeitada pela Câmara dos Deputados, as eleições presidenciais de 1985 foram realizadas, de forma indireta, pelo Colégio Eleitoral. Tancredo Neves, candidato da oposição, foi eleito, enquanto Paulo Maluf representou a situação.

Leia Também:  Temas voltados à indústria e produção agrícola do setor sucroenergético serão debatidos em encontro

De acordo com o superintendente da TVALMT, Jaime Neto, a transmissão é devido ao fato de ter sido importante para Mato Grosso, marcando o mandato de Dante de Oliveira como deputado federal, ao apresentar a PEC das Diretas Já, após 11 anos de ditadura civil-militar.

“A sessão que comemora os 40 anos das Diretas Já, emenda Dante de Oliveira, reforça a parceria que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso tem com a TV Senado e a TV Câmara Federal, levando aos telespectadores eventos que têm a ver com os mato-grossenses. Fazemos parte da rede legislativa de comunicação”, disse o superintendente.

Jaime Neto informou que a TVAL vai reprisar a sessão comemorativa aos 40 anos das Diretas Já no domingo (28), às 14 horas, no canal 30.1. Mas o evento ao vivo será na sexta-feira (26), às 13 horas, horário de Mato Grosso.

Homenagem  – Com o falecimento de Dante de Oliveira, ocorrido no dia 6 de julho de 2006, aos 54 anos, no Hospital Jardim Cuiabá, na capital mato-grossense, os deputados da 15ª Legislatura (2003/2007) aprovaram projeto de resolução nominando o prédio sede da Assembleia Legislativa de “Edifício Governador Dante de Oliveira”.

Leia Também:  Produtores devem investir em prevenção para evitar incêndios rurais

Fonte ALMT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA