260 VOTOS
Votação do mérito das propostas ficou para próxima semana
Publicado em
5 de dezembro de 2024por
Da Redação
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nessa quarta-feira (4), por mais de 260 votos favoráveis, as urgências dos projetos de lei que compõe o pacote de corte de gastos anunciado pelo governo para adequar o orçamento ao arcabouço fiscal. A votação do mérito das propostas ficou para próxima semana.

Com críticas da oposição e de partidos aliados, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), justificou que a urgência é para sinalizar o compromisso com a pauta, mas que o mérito será amplamente debatido na semana que vem.
“É claro que nós vamos discutir, na hora certa, o mérito das matérias. Muitos dos senhores nos colocam, com razão, restrições com relação ao projeto, ao que está contido sobre o BPC [Benefício de Prestação Continuada], às mudanças que o governo está sugerindo; muitos levantam ponderações sobre o Bolsa Família”, ponderou.
Guimarães avisou ainda que o governo está comprometido em negociar uma solução para o pagamento das emendas parlamentares, “que são legítimas e que precisam ser executadas naquilo que os parlamentares indicaram”.
Ao liberar o pagamento das emendas, o Supremo Tribunal Federal (STF) impôs critérios para transparência e rastreabilidade dos recursos não previstos na Lei sobre as emendas aprovada pelo parlamento e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em entrevista ao portal de notícias Jota, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), reconheceu que a decisão do STF criou dificuldades para o andamento dos projetos na Câmara.
Pacote de cortes
Os projetos de lei 210/2024 e 4612/2024, que tiveram a urgência aprovada, limitam o crescimento real do salário mínimo à 2,5% acima da inflação, entre outras mudanças. Atualmente, o salário mínimo é corrigido com base no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores.
O pacote também prevê regras cadastrais mais rígidas para Bolsa Família e BCP, além de novos critérios para acesso ao BPC, que é o benefício pago às pessoas com deficiência e idosos de baixa renda que não conseguiram cumprir as exigências para acessar a aposentadoria.
Deputados e partidos que apoiam o governo apresentaram restrições a esses cortes. O deputado petista Valmir Assunção (PT-BA) pediu que a equipe econômica do governo reveja essas restrições ao BPC.
“Nós não podemos aceitar que, em nome do ajuste fiscal, em nome de corte de gastos, se dificulte o acesso das pessoas com deficiência ou idosos ao BPC, porque o BPC é um instrumento fundamental para as pessoas mais pobres que existem na sociedade”, afirmou.
O líder do PSB, partido da base do governo, deputado Gervásio Maia (PSB-PB), afirmou que o partido vota a urgência, mas pediu diálogo em relação ao mérito. “Entendemos que nós precisamos dialogar daqui para frente em relação ao mérito”, disse.
A oposição liderada pelo PL e Novo obstruiu a votação. O líder Marcel van Hatten (Novo-RS) pediu um corte de gastos maior. “É imperioso que este Parlamento faça as emendas necessárias para dar um verdadeiro ajuste fiscal ao Brasil e não esse projeto, que só gerou ainda piora maior no mercado”, afirmou.
O PSOL indicou o voto contrário por entender que não deve haver restrições ao salário-mínimo e ao BPC, como explicou o líder do partido, deputado Chico Alencar (PSOL-RJ).
“E essas propostas não são insuficientes porque arrocham pouco, cortam poucas despesas sobre os mais pobres; elas são equivocadas porque atingem exatamente os mais pobres. Esse é o velho jogo ultraneoliberal”, disse o parlamentar fluminense.
Fonte: Agência Brasil
AGRO & NEGÓCIOS
Girassol Agrícola eleva a régua da qualidade das sementes e cria um novo patamar no setor
Published
1 semana atráson
30 de outubro de 2025By
Da Redação
O produtor rural vive um dos ciclos mais desafiadores dos últimos anos. Margens apertadas, custos altos e preços pressionados têm exigido decisões cada vez mais precisas dentro e fora da lavoura. Nesse cenário, a qualidade das sementes ganha protagonismo como fator decisivo para eficiência e rentabilidade — um compromisso que a Girassol Agrícola transformou em prioridade. A empresa acaba de consolidar um marco no mercado sementeiro de soja ao estabelecer o quarto nível de qualidade, um conceito que une ciência, tecnologia, capricho e propósito.
Como base de comparação, o primeiro nível – exigido pela legislação -, chega a 80% de germinação. O segundo, considerado padrão técnico médio, alcança 90% de germinação. Já o terceiro nível, desempenhado em sementeiras avançadas, entrega 90% de vigor em parte da produção. E, finalmente, o quarto nível, um padrão inédito e próprio da Girassol Agrícola, onde 100% das sementes de soja comercializadas têm IRG (Índice de Recomendação Girassol) acima de 90%, e 36% superam 95% e são entregues no Bag ATI para melhor preservação deste índice de qualidade. “Não comercializamos lotes abaixo de IRG 90%, abrindo mão de cerca de 6% do volume que o mercado aceitaria. Essa decisão representa uma escolha de valores herdados do fundador e presidente do Conselho, Gilberto Goellner, priorizando a confiança e a previsibilidade de resultados no campo”, explica Jhonathan Costa, diretor de sementes da companhia.
O IRG reúne 33 análises de desempenho e é o coração da metodologia de qualidade da empresa. São dados de envelhecimento acelerado, canteiro de emergência, vigor e viabilidade pelo tetrazólio, além de testes de pré-embarque por carga específica, entre outros. As análises ponderam 70% de vigor e 30% de viabilidade, e os resultados refletem o desempenho real no campo. Cada lote é acompanhado por um QR Code com origem, fotos, dados analíticos, promovendo transparência total entre empresa e produtor. “Ele traduz a qualidade plantável de cada lote, ou seja, a probabilidade real de formação de um estande uniforme e vigoroso”, explica Jhonathan.
A decisão da empresa acompanha um movimento de revisão das políticas de qualidade no país, como a nova certificação de laboratórios em discussão pela Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS). Há também a iniciativa da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), que propõe índices mínimos de germinação de 90% em Mato Grosso. “A Girassol está indo além, com um olhar voltado à representatividade real do campo e à consistência da qualidade mesmo nos 30 dias mais críticos, entre a expedição e o plantio”, reforça o diretor.
Qualidade se faz no campo
Mesmo com capacidade de produzir 100% das suas sementes em boas altitudes e áreas próprias, estrategicamente a Girassol coloca cerca de 30% em sua base produtiva, em cooperados vizinhos e homologados para diluir risco e atender outros estados. Essa estrutura garante padronização e controle total do processo, desde o plantio até a expedição. Alguns dos fatores decisivos para a qualidade atual estão na dessecação no ponto ideal (R7.3) para preservar o embrião; no controle rigoroso de percevejos (8–10 aplicações médias); e no descarte de lotes com mais de 5% de grãos esverdeados, bem abaixo do limite de 9% aceito pela Embrapa. Cada decisão reflete o capricho técnico e a cultura de constância que tornaram a Girassol referência nacional. “Qualidade se faz no campo, é lá que nasce a semente que carrega a confiança do produtor”, reforça Jhonathan.
A nova visão da qualidade
Para a safra de soja 2025/26, a sementeira está apresentando mais uma inovação, é o Projeto WOW, onde amplia o conceito de qualidade para uma nova experiência de relacionamento com o produtor. A iniciativa inova desde a saída do insumo das unidades de beneficiamento da companhia, quando a jornada inicia e o cliente recebe um aviso por whatsapp com o rastreamento em tempo real do caminhão até a sua propriedade. Nesse mesmo informativo, inclusive, ele pode acessar com facilidade os dados de performance e rastreabilidade antes mesmo de receber o lote (Gira QR Code). Os investimentos em tecnologias também estão no Bag ATI, que preserva a qualidade da semente e sua integridade até o plantio.
No beneficiamento das sementes também há diferenciação, com IBS’s modernas, equipamentos importados e regulagens conservadoras que minimizam danos mecânicos. Na armazenagem, 100% das sementes são mantidas em câmaras frias (13 °C e 65% UR), com equalização térmica de 20 a 30 dias para preservar o vigor. Já no Tratamento de Sementes Industrial (TSI), a dosagem é precisa e validada por HPLC, garantindo fluidez no plantio e padronização perfeita.
A nova visão, acompanhada de fortes investimentos, demonstra efetivamente em que mercado a empresa deseja atuar – o mais tecnificado, com produtores que valorizam a semente de alto potencial e que buscam extrapolar suas barreiras da produtividade. “A Girassol decidiu ficar melhor, para depois ficar maior”, define o executivo. E em anos desafiadores, como a safra atual, com clima hostil e outras condições adversas, o ganho nas lavouras com sementes de alta qualidade são ainda mais importantes.
Domani inaugura nova loja da marca Leapmotor em Cuiabá e aposta na mobilidade elétrica com respaldo global da Stellantis
Summit Animal propõe hospital veterinário público e ações permanentes para enfrentar o abandono de animais em Cuiabá
COP30 e o crédito de carbono* Por Edson Mendes
Construtora Paiaguás pode ser multada em até R$ 60 mil se não consertar falhas em imóvel
Segurança e meio ambiente em sintonia: Câmara concede Moção de Aplausos ao Moto Patrulhamento Ambiental
CIDADES
Domani inaugura nova loja da marca Leapmotor em Cuiabá e aposta na mobilidade elétrica com respaldo global da Stellantis
O grupo Grupo Domani, com atuação sólida no setor automotivo de Mato Grosso por quase três décadas, inaugurou neste sábado(08),...
Summit Animal propõe hospital veterinário público e ações permanentes para enfrentar o abandono de animais em Cuiabá
O Summit Animal, realizado nesta sexta-feira(07) no Teatro Zulmira Canavarros, reuniu autoridades, especialistas, ONGs, protetores independentes e moradores de diferentes...
Construtora Paiaguás pode ser multada em até R$ 60 mil se não consertar falhas em imóvel
A construtora Paiaguás Incorporadora LTDA pode ser multada em até R$ 60 mil se não consertar falhas estruturais em uma...
POLÍTICA MT
Segurança e meio ambiente em sintonia: Câmara concede Moção de Aplausos ao Moto Patrulhamento Ambiental
Em sessão solene realizada na manhã desta terça-feira, a Câmara Municipal de Várzea Grande concedeu Moção de Aplausos aos protagonistas...
Especialistas alertam para riscos à autonomia federativa durante debate da Reforma Tributária em Cuiabá
A 8ª edição do Congresso Internacional de Direito Tributário e Financeiro, realizada nos dias 3 e 4 de novembro na...
Prefeitura de Cuiabá celebra o Dia do Servidor Público com música, dança e reconhecimento
Em homenagem ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, a prefeita em exercício, coronel Vânia Rosa, proporcionou...
MATO GROSSO
Noite de rock e nostalgia em Cuiabá: Guns N’ Roses estreia no Mato Grosso com show épico
Na noite de sexta-feira, 31 de outubro de 2025, a cidade se tornou palco de um momento histórico para o...
A Paixão por Motos que Conecta Histórias e Gera o Maior Encontro Motociclístico de Mato Grosso
Um bar de rock, uma moto renascida e uma amizade moldada pela paixão sobre duas rodas. Assim pode ser resumida...
Unidades do Sesc-MT estarão fechadas neste domingo, dia de Finados (02); exceto Salgadeira
As unidades do Serviço Social do Comércio em Mato Grosso (Sesc-MT) estarão fechadas neste domingo (02), devido ao feriado do...
POLÍCIA
Erro em intimação leva juiz a anular trânsito em julgado após pedido da defesa
O juiz Lawrence Pereira Midon, da Vara Única de Monte Verde, anulou o trânsito em um caso de tentativa de...
Operação Lei Seca fiscaliza 280 motocicletas e remove 61 veículos em Cuiabá
A 78ª edição da Operação Lei Seca, realizada nesta quarta-feira (22.10), fiscalizou 280 motocicletas, durante ação na Avenida Professora Edna...
Corpo de Bombeiros combate 6 incêndios florestais nesta quarta-feira (15)
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) mantém controlados quatro focos ativos, nas últimas 24 horas, e as...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
CIDADES5 dias atrásEspecialistas alertam para riscos à autonomia federativa durante debate da Reforma Tributária em Cuiabá
-
CIDADES5 dias atrásConstrutora Paiaguás pode ser multada em até R$ 60 mil se não consertar falhas em imóvel
-
CIDADES7 dias atrásIGC Fest leva música, talento e alegria ao palco no dia 8 de novembro
-
CIDADES2 dias atrásSummit Animal propõe hospital veterinário público e ações permanentes para enfrentar o abandono de animais em Cuiabá

