ECONOMIA
Auxílio Brasil maior e ajuda a caminhoneiro esbarram em lei eleitoral
Publicado em
24 de junho de 2022por
Da Redação

O decreto de estado de emergência que o governo quer criar com uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para ampliar o valor do Auxílio Brasil a R$ 600 , turbinar o vale-gás e criar o “Pix Caminhoneiro” de R$ 1 mil a menos de quatro meses das eleições pode criar um impasse jurídico.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
Esta é a avaliação de especialistas e ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ouvidos reservadamente pelo GLOBO. Isso porque seria uma tentativa de driblar a lei eleitoral, que veda aumento de benefícios sociais em ano de eleição.
Vitor Rhein Schirato, professor do Departamento de Direito do Estado da USP, afirma que PEC “não pode tudo”:
“Temos que entender que as cláusulas eleitorais são cláusulas pétreas, pois estão diretamente relacionadas à democracia. Existem as regras de igualdade de justiça do pleito, que tem que ser isonômico. Isso implica nas vedações da lei eleitoral, como criar e ampliar benefícios, diretamente relacionada à cláusula democrática da Constituição”, diz. “Não posso criar uma PEC que autoriza um estado de emergência inexistente para quebrar a isonomia das eleições.”
A Lei das Eleições proíbe a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da administração pública em ano eleitoral, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior.
Ou seja, segundo os especialistas, governos podem manter os programas sociais existentes, nos mesmos parâmetros legais e orçamentários, sem correção ou reajuste.
O governo já usou um estado de calamidade na pandemia e discute agora adotar um estado de emergência, e não há nenhuma legislação que indique seus critérios. Basta que o Congresso reconheça essa situação. A justificativa do governo é o impacto internacional nos preços dos combustíveis.
Mas para ministros do TSE ouvidos reservadamente, o momento é muito diferente do auge da pandemia, e partidos e Ministério Público podem judicializar a medida. Um dos riscos é a caraterização de abuso de poder econômico.
Especialista em direito eleitoral, o advogado Francisco Emerenciano diz que a iniciativa fere princípios como moralidade e impessoalidade, ainda que por meio da PEC:
“O problema do combustível não vem apenas nesse ano, o que faltou foi planejamento. A manobra para decretar uma situação excepcional pode, sim, ser considerada uma tentativa para burlar a lei eleitoral.”
O advogado Rodrigo Martiniano, membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), explica que apesar da ressalva feita ao estado de emergência pela Lei das Eleições, não existe “cheque em branco” ao presidente:
“Sua ocorrência por intermédio de uma PEC de iniciativa do próprio Poder Legislativo é uma completa excrescência e pode deixar claro o seu desvio de finalidade”, diz, indicando o uso eleitoral da medida e uso da máquina pública, comprovando abuso de poder.
Isso pode chegar a cassar o registro de candidatura ou diploma, além de declarar inelegibilidade por oito anos.
“O aumento do auxílio emergencial em patamar considerável e a concessão de outros benefícios sociais à beira da eleição, a despeito de sua importância, só podem ser feitos dentro de um cenário de manifesta anormalidade conjuntural, de modo a não se comprometer a lisura do pleito”, aponta Martiniano.
Para os advogados, é preciso que o bem ou valor distribuído durante o estado excepcional guarde relação com a necessidade imposta pela calamidade, o que não fica totalmente claro no caso.
“No limite, o ato pode gerar cassação de mandato, inelegibilidade por oito anos e multa”, diz Renato Ribeiro de Almeida, advogado especialista em Direito Eleitoral.
No TSE, há diversos casos em que prefeitos são multados e até cassados pela distribuição de cestas básicas em período eleitoral sem previsão em lei específica. Em 2013, por exemplo, o prefeito de Petrolina (PE) foi cassado por distribuir terrenos públicos durante sua candidatura à reeleição.
ECONOMIA
Brasil é 1º no ranking mundial de crescimento das compras online
Published
2 dias atráson
14 de agosto de 2022
Com a pandemia e as lojas físicas fechadas, as vendas online cresceram significativamente em todos os países do mundo.
A grande surpresa, é que especialmente no Brasil, o aumento foi ainda mais significativo. O país que lidera o ranking de crescimento das vendas online, com 22,2% no ano de 2022, e um crescimento estimado de 20,73% ao ano, entre 2022 e 2025.
É o que revela um estudo divulgado pela CupomValido.com.br, plataforma de cupons de descontos online, com dados da Statista sobre as vendas no e-commerce.
De acordo com o estudo, o Brasil possui uma expectativa de crescimento quase duas vezes maior que a média mundial (11,35%), e acima até de países como o Japão (14,7%), o Estados Unidos (14,55%) e a França (11,68%).
Por que o e-commerce no Brasil cresce tanto?
Dois fatores foram cruciais para influenciar o forte crescimento das vendas online no Brasil.
A pandemia é um dos primeiros fatores, pois com as lojas físicas fechadas, fez com que diversos brasileiros passassem a realizar sua primeira compra online. Ao encontrar facilidade na compra, métodos de pagamento instantâneos (como o PIX), e entregas rápidas (diversas lojas com entregas em 1 dia útil), muitos deles se tornaram consumidores recorrentes.
Um segundo fator, é que o índice de penetração de compras online, ainda é relativamente baixo no Brasil.
Segundo a pesquisa, no Reino Unido, 84% das pessoas realizaram pelo menos uma compra nos últimos 12 meses. Nos Estados Unidos e no Japão, em ambos os países a taxa foi de 77%. E na Alemanha, foi de 74%.
Como boa parte da população, principalmente destes países desenvolvidos, já realiza frequentemente compras online, a taxa de crescimento em potencial tende a ser menor nos próximos anos.
Em contrapartida, no caso do Brasil, apenas 49% da população realizou ao menos uma compra online no último ano. Isto explica o potencial significativo de crescimento que o Brasil ainda possui, ao comparar com os outros países.

Ivy Moraes posa com blusa aberta e mostra demais: “É muita beleza em um corpo só!”

Corpo de Bombeiros premia vencedores do concurso de redação e desenho sobre as queimadas

Na busca pelo primeiro mandato na AL, Juca do Guaraná quer ‘levar o povo’ para a Casa de Leis

Ministério da Saúde tem novo secretário-executivo

Copa do Brasil: Timão confia na virada contra Atlético-GO para avançar
CIDADES


Corpo de Bombeiros premia vencedores do concurso de redação e desenho sobre as queimadas
O comandante do 2º Comando Regional do 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Rondonópolis tenente coronel, Fabrício Gomes Costa, realizou...


PAUTA DA 80• SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 17/08/2022 – ÀS 13:30 HORAS.
PAUTA DA 80• SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 17/08/2022 – ÀS 13:30 HORAS.. CAMARA MUNICIPAL DE RONDONOPOLIS PAUTA PARA 80a SESSÃO...


Monumentos históricos de Lucas do Rio Verde passam por restaurações
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, está realizando a restauração nos...
POLÍTICA MT


Leo Bertolin garante apoio de prefeitos do MDB a Wellington Fagundes
O prefeito de Primavera do Leste, Léo Bertolin (MDB), garantiu que após a oficialização da aliança da sigla na coligação...


Juiz determina investigação de autores de disparos de fake news contra Wellington Fagundes
O juiz eleitoral Abel Sguarezi acatou o pedido do Partido Liberal e determinou que a Vivo e o Facebook forneçam...


TCE/MT fará recomendações a Estado e municípios para dar efetividade ao Mais MT Cirurgias
Depois de constatar falhas na execução do programa Mais MT Cirurgias, o Comitê Temático de Saúde do Tribunal de Contas...
MATO GROSSO


Na busca pelo primeiro mandato na AL, Juca do Guaraná quer ‘levar o povo’ para a Casa de Leis
Para o candidato a deputado estadual pelo MDB em Mato Grosso, Juca do Guaraná Filho, a presença do agente político...


Sorrisenses conquistam 34 medalhas no Campeonato Estadual Adulto de Atletismo e Etapa Sub16
Os medalhistas competiram em dois Campeonatos Estaduais Caixa de Atletismo No final de semana (13 e 14), a delegação composta...


Prefeitura de Lucas do Rio Verde alerta sobre documentos obrigatórios para inscrições do Condomínio Águas do Cerrado
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde alerta para a documentação obrigatória para efetuar inscrições do Condomínio Águas do Cerrado...
POLÍCIA


Dois homens com mandado de prisão em aberto são detidos na BR 364
No dia de ontem (11), a Polícia Rodoviária Federal realizou a detenção de dois indivíduos foragidos da justiça. A primeira...


Operação ‘Guardiões do Bioma’ impede degradação de área em MT
Em mais uma ação, desta vez, a ‘Guardiões do Bioma’, o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), impediu...


Maconha é apreendida na BR 364 em Rondonópolis
Na tarde de ontem (09), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 30 kg de maconha em um ônibus. A...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Política MT6 dias atrás
Coronel Fernanda convoca mulheres para ocupar espaço na política
-
Política MT7 dias atrás
Paccola desiste de pedir afastamento
-
Política MT6 dias atrás
Se sentindo humilhada, Tigresa Vip detona Valdir Barranco e Rosa Neide
-
Política MT5 dias atrás
Vereador por Cuiabá avisa que vai acionar justiça caso lei seja aprovada