CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Destaques Economia Notícias

Consumidor está disposto a gastar e lojistas estão otimistas

Redação
Redação maio 06

Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF/MT) revelou que 54% pretendem fazer compras para o Dia das Mães, que será celebrado no próximo domingo (8). O levantamento destacou, ainda, que o valor médio gasto no período será de R$ 341,47, com a maioria dos entrevistados (62%) optando por realizar compras à vista. Foram ouvidas 196 pessoas de Cuiabá e Várzea Grande, entre os dias 22 e 28 de abril.

Entre os valores previstos para serem gastos, 26% dos pesquisados disseram gastar até R$ 100 e 25% disseram que irão gastar R$ 200. Os valores expostos na pesquisa variaram de R$ 30 a R$ 7 mil, gerando assim uma média de gastos entre os respondentes de R$ 341,47. A preferência pela compra será à vista, com 62% dos entrevistados dizendo que utilizarão essa modalidade de pagamento, contra 38% pretendendo realizar o pagamento a prazo.

Para o presidente da Fecomércio/MT, José Wenceslau de Souza Júnior, o resultado atual confirma a recuperação das atividades econômicas na Capital e região. “A data é a segunda mais importante do calendário comercial, o que ajudará o setor a recuperar parte do que foi perdido durante o período em que o comércio ficou fechado, em razão da pandemia de Covid-19”, explicou.

Questionados na pesquisa se o valor gasto seria o mesmo no comparativo com o Dia das Mães de 2021, a maioria (54%) disse que sim, outros 26% afirmaram que irão gastar menos e apenas 20% alegaram que gastarão mais. Wenceslau Júnior afirmou que a atual situação do País não contribui de forma significativa para uma recuperação mais acentuada da economia.

“Desde que se iniciou a crise pandêmica no mundo, as famílias da Capital, do Estado e até do País sentiram a desaceleração das condições de consumo, ocasionada pela aceleração da inflação, pelo aumento dos juros e a ainda pela lenta recuperação do mercado de trabalho. Tudo isso são impeditivos para um avanço mais vertical das vendas deste ano”, disse o presidente da Fecomércio/MT.

Ainda sobre a pesquisa, os que disseram não saber se irão presentear correspondem a 15% dos entrevistados. Já os que afirmaram que não vão dar presentes estão em 31%, sendo que 37% alegaram questões financeiras. No entanto, dentre os que pretendem fazer compras no período, roupas/sapatos são a preferência de 54% dos respondentes, outros 14% disseram que comprarão perfumes e 12% buscarão outros itens, como óculos, livros, cartão presente e joias.

Ainda para este público, 47% realizarão compras no shopping center, 32% irão em lojas de rua, 8% realizarão compras pelo e-commerce, 6% em floriculturas e 4% vão buscar outros locais para realizar compras.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *