CUIABÁ

Sorriso MT

Sorriso oferta vacina contra a gripe para a população acima d…

Publicado em

Conforme o gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo, o Município deve ter em torno de 10 mil doses em estoque. “A vacina contra a gripe está à disposição em todos os 28 PSFs do Município, basta procurar as salas de vacina das 7h30 às 10h30 pela manhã e à tarde das 13h30 às 16h30”, reforça o secretário.

Sílvio pontua que a vacina deste ano já protege contra a cepa H2N3, responsável pelo surto de gripe em várias regiões brasileiras no fim de 2021/início de 2022. “Precisamos ressaltar que ela protege contra essa cepa e as passadas também”, explica.

Para o secretário, a maior preocupação é com as gestantes, crianças, e idosos que integram o público-alvo e ainda não alcançaram a cobertura vacinal prevista. “Esse é um público muito suscetível a contrair gripe e ter complicações”, alerta. “Então caso você seja familiar de alguém desse público que ainda não foi imunizado, procure uma das salas o quanto antes”, pontua.

Dados 

Nesta segunda-feira passada (27), a procura pela vacina da gripe continua baixa. No geral, somados todos os grupos, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 23.945 sorrisenses contra a gripe. Especificamente 19.373 dessas pessoas integram o público-alvo formado por crianças; gestantes, idoso, professores, puérperas e trabalhadores da saúde. Contudo, somente 13.714 pessoas do público-alvo forma imunizadas no Município.

Leia Também:  Artesãos de Sorriso recebem documento de Identificação Nacion...

Apenas um desses grupos alcançou e ultrapassou a meta inicial: são os professores que seguiram à risca o dever de casa e buscaram a imunização. Da meta inicial que era imunizar 1.205 profes, o Município já imunizou 1.373 educadores.

Já nos demais grupos, os números estão bem abaixo da média. No relatório desta segunda 5.037 crianças foram imunizadas; desse total 1.250 receberam a primeira dose. Os números estão baixos também quando trata-se de gestantes: a meta é imunizar 1.470 e até o momento apenas 1.008 procuraram atendimento. Em relação aos idosos, 4.431 foram imunizados quando a meta estabelecida era de 7.178. Já entre as puérperas – mulheres até 45 dias após o parto; os números são ainda mais baixos: apenas 151 mulheres do total estabelecido em 242 pacientes foi imunizado. E do total de 1.854 trabalhadores da saúde, 1.714 foram imunizados.

Sarampo

Vale lembrar também que a vacina contra o sarampo está disponível tanto para os trabalhadores da saúde quanto para crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos 11 meses e 29 dias). A expectativa é imunizar 7.665 crianças contra o sarampo; o mesmo número geral de pequeninos que deve ser imunizado contra a gripe e os 1.854 trabalhadores da saúde.

Leia Também:  Saúde odontológica avança e registra mais de 84 mil atendimen...

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso MT

Treinamento, reuniões e visitas fazem parte da agenda do Pref…

Published

on

No primeiro horário, o Prefeito juntamente com a Primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, que é também presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social – COEGEMAS participou da abertura do treinamento: Supervisão Técnica Gestão Estadual do SUAS/MT.

Na sequência, o Prefeito acompanhado pelo presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga seguiu até o Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso – TCE/MT, para uma consulta prévia, com o Conselheiro Sérgio Ricardo de Almeida para tratar de assuntos relativos aos processos de controle do município.

No palácio do Governo, junto a Casa Civil – órgão diretamente ligado ao governador -, destaca a importância de um alinhamento do executivo municipal com esta pasta. O encontro foi para tratar questões pertinentes a educação e segurança pública que fazem parte do desenvolvimento de Sorriso.

Ainda no Paiaguás, a convite da assessoria do Governo do Estado, Ari Lafin visitou a sala de acompanhamento das ações do executivo estadual. “Local onde são monitoradas todas as ações governamentais, em tempo real, tendo como parâmetro os índices de avanços e também ineficiências diárias. Na ocasião, agendamos uma visita da equipe técnica, da Secretaria Municipal de Fazenda (SEMFAZ) com a finalidade de adotar o mesmo modelo para implantação de uma sala de acompanhamento das ações municipais”, explica o gestor.

Leia Também:  Sorriso tem um caso suspeito de varíola dos macacos; material...

Depois do treinamento da SETASC/MT, representando a COEGEMAS, Jucélia Ferro, participou de uma audiência com a secretária adjunta de Assistência Social do Estado, Leicy Vitório. Na oportunidade, Jucélia protocolou oficio solicitando a adesão do município ao Programa Ser Família Habitação. Como o propósito de promover maior qualidade de vida e moradia digna à população sorrisense. O documento destaca que o município possui disponibilidade para infraestrutura necessária, bem como a contrapartida de mão de obra para execução das 50 casas populares, com metragem mínima dos terrenos.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA