CUIABÁ

Lucas do Rio Verde MT

Segunda turma da Guarda Civil de Lucas do Rio Verde inicia capacitação de armamento em Cotia

Publicado em

A Guarda Civil de Lucas do Rio Verde segue em treinamento intensivo em São Paulo. Os agentes municipais, que estão participando do curso de formação em segurança pública na cidade de Cotia, iniciaram nesta semana o módulo de armamento.

O curso, que está sendo realizado em parceria entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e a Prefeitura de Cotia, tem como objetivo principal capacitar os guardas municipais para um atendimento padrão a sociedade luverdense, com todos os trâmites legais.

De acordo com o coordenador da Guarda Civil Municipal, Jota Lima, o uso do armamento trará uma segurança a mais para os agentes, que atendiam diversas ocorrências de crime na cidade desarmados e também para a sociedade que poderá contar com guardas civis prontos para o atendimento em caso de emergência.

“Teremos uma Guarda bem aplicada no atendimento de ocorrências e a disposição da sociedade luverdense. Começamos o treinamento de tiro com as pistolas calibre 38 e com a 9 mm, aprendendo toda a parte técnica de montagem e desmontagem. Até o final da semana, iremos nos aperfeiçoar no uso da espingarda calibre 12, que é utilizada com antimotim para dispersar as pessoas das aglomerações em situação de risco”, explicou Jota.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre prisão contra agressor por descumprimento de medidas protetivas em Rondonópolis

O secretário municipal de Segurança Pública, coronel Cunha, ressaltou a importância de unir as forças de segurança do município. “Lucas do Rio Verde contará com 38 guardas civis habilitados para utilizar os armamentos, trabalhando dentro dos procedimentos técnicos e da legalidade. A missão é integrar todas as forças de segurança do município com a sociedade para oferecer uma segurança pública de excelência para toda a população”.

A capacitação desta segunda turma, que termina no dia 02 de julho, abordará também temas de legislação, onde será passado para a guarda toda a legislação legal para a utilização da arma, além das aulas de abordagem de pessoas e veículos, pilotagem de motos e registros de ocorrências em geral.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde MT

Gestão Miguel Vaz resgata a história do município ao homenagear família de Francisco Lucas

Published

on

Além de completar 34 anos de emancipação político-administrativa em 2022, a cidade de Lucas do Rio Verde comemora também os 40 anos de criação do núcleo urbano. Para manter viva essa história, o prefeito Miguel Vaz entregou à família de Francisco Lucas de Barros, pioneiro que deu origem ao nome do município, documentos que reconhecem a homenagem.

Lucas do Rio Verde teve o seu nome definido na data da criação do núcleo urbano, dia 05 de agosto de 1982. Na época, foi realizada uma reunião com os primeiros moradores para pensarem em um nome a ser dado ao povoado que estava surgindo.

Muitos nomes foram sugeridos, mas a história do desbravador da região, Francisco Lucas de Barros ganhou destaque. Então, surgiu o nome de Lucas do Rio Verde. “Lucas” em homenagem ao seringalista e “Rio Verde” em referência ao rio que corta o município.

Mais que um seringalista, ele era uma das figuras mais proeminentes e importantes de Mato Grosso.

Leia Também:  Cultura, Planejamento e Sebrae tratam sobre o potencial turístico de Lucas do Rio Verde

Em ato realizado no estande da Prefeitura na Expolucas, na noite da última quinta-feira (04), a família de Francisco Lucas, representanda pelo bisneto Gabriel Lucas Scardini Barros, recebeu dois documentos adquiridos pela equipe do Museu Histórico.

O primeiro foi o comunicado do Incra sobre a homenagem ao pioneiro, reconhecendo os trabalhos do desbravador na região. O segundo documento trata-se da ata da fundação do núcleo urbano, com a data de 05 de agosto de 1982.

“Esse é um momento histórico, nesses 34 anos de história, receber aqui a família do Francisco Lucas. Então reviver isso, junto a esse museu aqui em nosso estande, é motivo de muita emoção”, destaca o prefeito Miguel Vaz.

Gabriel, que veio ao município apenas para receber a homenagem, ficou surpreso com o progresso da cidade.

“Pra mim e pra toda minha família tem duas palavras que representam isso que é honra e gratidão. Honra por esse município estar em constante desenvolvimento, fruto de um tão trabalho muito bem feito, uma população muito legal, e é muito bacana levar o nome do meu bisavô. Gratidão por tudo isso, por esse trabalho que a prefeitura tá fazendo de registrar a história para as próximas gerações, que é também a história da minha família”, disse Gabriel.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre mandados contra alvos investigados por roubos em Alta Floresta

Luciana Bauer, secretária de Cultura e Turismo, destaca o trabalho desenvolvido pela equipe do Museu Municipal. “Eu estou muito feliz por luta tão jovem de reconhecer e valorizar a sua história através desse resgate tão especial promovido pelo Museu Histórico”, conclui a secretária.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA